O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1606

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

E as escolas das casae de asylo? E as de varias irmandades e associações? Quantas não existem no Porto?

Em Lisboa, por exemplo, as sociedades Grémio popular e civilisação popular, têem dado tão proficuos resultados, que o governo transferiu o professor da escola official da freguezia de Santa Catharina para a do Soccorro, e não proveu a cadeira.

A associação civilisação popular tem escola diurna primaria (com 120 alumnos, dos quaes 80 com frequencia regular), e nocturna não só primaria, mas tambem de francez e desenho; a primaria nocturna frequentada por 100 alumnos, a de francez por 20 e por outros tantos a de desenho.

Em dez annos foram ensinados na aula diurna 4:200 creanças.

O sr. ministro prestaria bom serviço auxiliando a associação civilisação popular, com algum subsidio, a fim de construir casa propria para escola no terreno que a camara lhe deu; o sr. Rodrigues Sampaio deseja o progresso das associações populares; o seu nome, como o de Vieira da Silva, de Olympio Nicolau Ruy Fernandes, de Silva e Albuquerque, e de tantos outros, está gloriosamente escripto na historia das instituições operarias; s. ex.ª de certo quer, muito mais do que á gloria de ser ministro, a de ter contribuido para o melhoramento das classes laboriosas, por isso espero que o meu pedido, caso seja legal, será satisfeito.

N'uma parto da minha proposta peço que seja destinada uma verba para premiar em concurso varios compendios. Já na ultima sessão fallei do ensino actual da geographia e da historia; o que então disse póde servir de base á respectiva parte da minha moção; e por esta occasião peço ao sr. ministro do reino que mande publicar no Diario do governo o relatorio da benemerita sociedade de geographia de Lisboa; o sr. Rodrigues Sampaio é amigo da publicidade, comprehende a vantagem do ser conhecido aquelle trabalho, tanto me basta para confiar em que o relatorio sairá brevemente na folha official.

Pelo que respeita á gymnastica, largamente está provada a vantagem d'ella; vejam-se os fructos que tem produzido na casa pia, e no collegio militar, cujo actual director, o nosso illustrado collega o sr. José Paulino de Sá Carneiro, tem aperfeiçoado muito o ensino d'ella n'esse instituto.

Aberto o concurso para um compendio de gymnastica, augmentariam as probabilidades de que fosse bem escripto; o a importancia, que por esse facto o governo mostrava attribuir ao ensino dessa disciplina, contribuiria muito para que geralmente se comprehendesse que a gymnastica das escolas, ou a de quarto, não se confundo com os exercicios acrobáticos dos circos ou das praças. (Apoiados.) Nas mais civilisadas nações ensinam-a não só aos rapazes, mas tambem ás meninas. Recordo-me do ver, n'uma cidade da Austria, as alumnas do varias classes da escola burgueza entrar na sala de gymnastica. Com que alegria se entregaram a differentes trabalhos, ainda antes dos que lhes foram ordenados pelo mestre! É na Suissa, os exercicios feitos na propria escola primaria não fazem parte da instrucçâo militar? Introduzir aquella disciplina nas nossas escolas é vantajosíssimo; auxiliará o desenvolvimento physico, o tambem o intellectual das futuras gerações. (Apoiados.)

Do ensino de desenho, cujo compendio é incluido na minha proposta, já me occupei hoje; attenda o governo ao que tem feito principalmente a Inglaterra e a Austria.

Outro compendio é o de hygiene; quanto não é necessario que a saibam principalmente as donas do casa e as que se destinam a sel-o! O conhecimento d'ella é proveitosíssimo sempre; graças a elle, empregar-se-ha melhor o dinheiro destinado ás despezas domesticas; prevenir-se-hão muitas doenças; evitar-se-ha a compra do productos falsificados; tornar-se-ha mais salubre a habitação, o alimento

e até o proprio vestuario; effectuar-se-ha emfim uma reforma de grande alcance na administração domestica, e por isso, mesmo aperfeiçoar seria a vida na familia.

Outro compendio é de sciencias physico-naturaes; já antes de hontem fallei á camara no valor actual d'ellas; são precisas a todas as profissões, no interior da casa, no campo, na fabrica, no escriptorio, nos negocios publicos; sem a propagação do conhecimento d'ellas, falta á nossa industria uma das bases mais seguras para concorrer com as dos outros povos; hoje as condições do trabalho são muito differentes das que foram; e não basta liberdade; é precisa instrucçâo; cada ramo de industria lança raizes n'uma certa camada de saber, o expande-se em determinada atmosphera de progresso; debalde se tentará dar-lhe hoje alimento em outra camada de solo intellectual, em atmosphera de outra civilisaçào; os elementos de sciencias physico-naturaes são por isso indispensaveis ao bem estar do todas as industrias. (Apoiados.)

Nem ha educação boa que as dispense; ellas são as que podem responder á natural curiosidade da creança e do homem no exame do universo. Nas epochas do ignorancia, o ser humano tinha de resolver á custa da imaginação os problemas que a si proprio apresentava; a sciencia hoje permitte-nos dar conhecimentos positivos á infancia, habilital-a para a lucta da vida com grandes e numerosas verdades.

E até sob o ponto de vista religioso não posso deixar do preferir as sciencias physico-naturaes ao cathecismo para o ensino das creanças; que podem ellas comprehender ácerca da Trindade, da Incarnação, da Virgindade de Maria, da Divindade de Christo, e de todos os dogmas que foram objecto de longos tratados theologicos e do seculares discussões nos concilios? Qualquer que seja a religião que se siga, ha de comprehender-se que, mais do que as palavras do cathecismo, fallam de um entendimento sobre-humano as obras da natureza. E a este respeito contarei uma anedota impressiva, hoje vulgarisada por uma obra de Flammarion: um infeliz pregador estava descontente de já não ser attentamente escutado; creio que tinha fallado reiteradamente dos santos, dos anjos, e do inferno; queixou-se d'isto a um amigo que era mathematico celebre; deu-lho este de conselho que falhasse ao povo das bellezas astronomicas e disse-lhe algumas; o pregador procedeu assim; o auditorio, enthusiasmado, e esquecido de que estava no templo, prorompeu em applausos.

São grandes as obras do sentimento religioso; grando3 na vida publica e na particular; mas o cathecismo não o póde desenvolver na puericia; entendem-no os sabios da theologia; mas não o podem decifrar as creanças; algumas verdades das sciencias naturaes, positivas e claras, prestariam melhor a esse fim. Qual é o céu creado pela imaginação dos poetas ou de fundadores de religião, que iguale o creado por Deus, e descoberto pela sciencia? Que é e o primeiro a par d'este, em que existem estrellas tão afastadas de nós que a luz d'ellas gasta talvez seculos para vir até á terra? E o reino vegetal quantas maravilhas não encerra? Uma simples flor não póde dar logar a instrucçâo religiosa mais comprehensivel á infancia do que o cathecismo? Para que sobrecarregar-lhes o espirito com o que ainda não podem entender?

Perdoe-me a camara se lho tomei tanto tempo fallando-lhe especialmente da instrucçâo primaria; mas eu tenho grande affecto a este ramo de ensino; expuz singelamente algumas idéas, e sinto que o assumpto merecia quem o tratasse melhor.

Cuidemos da infancia. Attraiâmos para a instrucçâo primaria a attenção dos sabios, e o amor dos philanthropos; vão n'isto os maiores interesses da nossa patria. Vozes: — Muito bem.

(O orador foi comprimentado por muitos srs. deputados;)