O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 249 )

Iodos os Membros da Comniissão a melhor e amais decidida vontade em acertar, simplesmente com o fim do bem do seu Paiz (Apoiados) • igualmente lhes dou os meus agradecimentos porque metem escutado e ouvido com a maior deferência , e com uma attenção que eu certamente lhe nào merecia: mas, Sr. Presidente, não obstante os trabalhos serem im-menáos, e'certo que na maior parte dos pontos graves eu tenho emitlido a minha opinião, ed'ella lêem .conhecimento todos os meus Collegas da Commis-são, e porcon^equencia não posso lá fazer falta no sentido de dar mais ide'as que aquellas que tenho dado"; e para collaborar e coordenar esses trabalhos, com quanto seja um trabalho o mais árduo possível, ha 12 digníssimos Membros na Commissão, seguramente poderão supprir com muito mai« proveito o fraco contingente que eu para esse trabalho poderia prestar. Logo na Commissâo eu faço uiuito pouca, íalta ; ora vamos é discussão.

Sr. Presidente, eu poderia provar por documentos que tenho, em que os pri/icipiaes facultativos desta Cidade me prescrevem o.uso das Caldas, e o uso d'oulros remédios subsequentes a esse das Caldas; mas'eu, Sr.. Presidente, tenho coragem suficiente para resistir íi ensinuação dos facultativos, que me assistem, e que me prescrevem o uso destes remédios , para poder fazer o sacrifício que de mim se exigir em beneficio do Paiz; pore'm daqui a pouco tempo ha devir uma occorrencia, que me ha de obrigar a pedir poralgum tempo licença á Camará, e que e» espero1 que ella me conceda. Esta occorrencia e' ter d'acompahbar meus filhos a Coimbra para os seus primeiros exames; eu pedirei licença a esta Camará para os acampanhar, porque são duas crianças, e forçoso é que os acompanhe. Esse tempo virá naturalmente a ser aquelle em que a discussão ba doestar aberta; por consequência concedendo-me a Camará a licença como eu espero, não posso assistir á discussão: logo nada perde a Camará em conceder a escusa que eu pedi, e que e' da maio» justiça que rne conceda.

O Sr. Silva Carvalho: — Eu ouvi com muita attenção o meu nobre amigo eillustre Deputado, que 'acabou de fallar, e pareccu-me que elle quiz fazer uma queixa da maioria, porque ella hon tom votou que se prescrevesse áCou.missão o trabalho que devia primeiro apresentar: eu declaro, que votei con-\ tra isto, e disse aqui a alguns dos uieus Collegas e visinhos, que eu entendia que á Commissâo se não deviam dar regras, (dpniados)e que na sua mão estava o apresentar primeiramente aquelies trabalhos que entendesse; entretanto parece-me que o meu amigo não tem rasão para fazer a queixa que acaba de fazer; porque fatiando eu com alguns Srs.da maioria disseram-me , que votaram assim, simplesmente pela declaração que o Sr. Deputado fez de que a intensào da Commissâo era apresentar primeiramente essa questão; e então votaram desta maneira mais por comprazer com a sua vontade, que por H>e prescrever methodo de trabalho: (Apoiados)eu não votei assim , nem mesmo votarei pela escusa , porque assento que o meu nobre amigo faz certamente uma grande falta na Commissâo; quiz dfcr esta explicação, não poroe salvar, mas por salvar a maioria.

O Sr. Rebello Cabral:—-Sr. Presidente,eu tam-ben> sou Mtmbro da Côa» missão Especial, de que VOl. 5.° — JU1HO — 1841.

se tracla , e já em outra occasiâo disse , que sentia bastante o ter sido eleito Membro d*ella; mas vendo que um dos mais respeitáveis Membros da Coro-mis-ão a quer abandonar, eu não posso deixar de fallar para contrariar a pretenção do Sr. Deputado, por ver quea sua falta se torna sobre maneira sensível. Usando das mesmas expressões e lingoagein , de que o Sr. Deputado se serviu, quando outro itluslre Membro jda Commissâo, o Sr. Alheira, pediu a sua rxoneraçâo, devo dizer, que o Requerimento do Sr. Deputado não pôde ser approvado pelas mesma» razões, de que S. Ex.a «e serviu então. Se o illustre Deputado precisa acompanhar seus filhos a Coimbra, não é por certo já: se também precisa ir a ba-nhoe, S. Ex.* foi o mesmo a dizer, que não é por ora, e que mesmo poderá dispensar o uso d'elles, fazendo o sacrifício da sua própria saúde , se tanto for preciso em beneficio da Pátria ; mas ainda mesmo que tenha de fazer qualquer doestas cousas , não é por ora, como S. Ex.* niosmo disse, e no enlnn-to fará muito bons serviços á Commissâo, da mesma maneira que Ihoi faz o Sr. Deputado por Braga , a quem não foi concedida a exoneração; e para mira muito penoso ter de oppôr-me ao Requerimento do illustre Deputado, entretanto o dever me obriga a declarar por parte de todos os Membros da Commissâo, com quem tenho faltado, que a Commissâo não pôde de maneira alguma convir na exoneração, que pede o Sr. Deputado, porque realmente seria muito sensível a sua falta; nem ella pôde ter o fundamento da censura, como já reflectiu

0 illustre Deputado, que me precedeu; embora ou-Iro melhodo se devera seguir, deixando-se ao prudente arbítrio da Commissâo.

O Sr. Cardoto Cãs tell-Branco: — Peço a V. Ex.* que pergunte se a matéria está discutida, porque temos grandes negócios a tractar, e não é bem que estejamos tractando de interesses particulares.

Julgou-te ditculida, e foi rejeitada a escusa pedida pelo Sr. Souza Azevedo.

O Sr. Gorjâo Henrique* : — Sr. Presidente, a minha explicação pôde dizer-se que e sobre a mesma matéria de que se tratava. Eu fui um dos que votei para que se de'sse amplitude á Com missão, para poder dar o seu Parecer fraccionado, e para que o seu primeiro Parecer fosse a respeito do ponto ou talto. Todos observaram. Sr. Presidente, que a primeira Proposta foi feita pelo Governo em consequência dos seus convénios com,a mesma Commissâo, e que a

1 Ilustre Commissâo por essa occasiâo, declarou que não tinha cooiprehendido até que ponto se estendia o seu mandato , e que o julgava em certo modo indefinido : {Apoiados.) logo a Commissâo deu o seu assenso a que a Camará votasse se sim ou não havia de dar o seu Parecer fraccionado; (Apoiados.) e tendo-se ella compromettido, segundo a declaração do seu Relator, a principiar por esse objecto ao ponto ; parece-me que não devia tomar nem como sombra da mais leve offensa, o voto que a maioria d'esta Camará lhe deu; pela minha parte dei-lho, porque a Co m missão quasi m'o extorquio ; e bem verá el-