O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 251 )

t ' t t

trar daus minatos depois da chamada, teria andado O Sr. Souza Azevedo: — A proposição do Sr. De-a de

Por esta occasião occorre-me, que ha outra expres- missão Especial de Fazenda estiver no seu Gabinete são que tão»bem Careça talvez 'de melhor redacção, com detalhes e papeis da me$ma Co m missão se esta

Camará quererá julgar, que deve larga-los para que

e* não a acho exacta', porque não posso reconhecer effeitos sem causa ; diz-se na Acta: faltou sem cauta: se, se dissesse: tem causa justificada ., ainda eu entenderia isio ; mas quem falta sempre tem causa, porque não ha effeito sem cansa (Rizadas*)

A s ca usas justificadas são por exemplo comoaquel-las de que faltou o Sr. Simas e outro illuslre Deputado. Entretanto, seftdo de inteira justiça o requerimento do Sr. Simas, também pôde com elle ser Hludida a deterei,! nação, ee tal cousa sepodessesup-pór dos i Ilustres Deputados ? por que podem os Srs. Deputados não estar na Camarn á hora da Sessão, nem na CommiÀsâo, e pelo seu privilegio não serem notados como não presentes. (Apoiado».) Portanto^ Sr. Presidente, seria melhor substituir a cise preceito corporal um convite, por assim dizer, para nos acharmos aqui á hora éa abertura da Sessão, e que nos- deixemos do nrais; por que ale-n ao sei se o que se passou apresenta cerlo ludibrio mais para esla Camará; isto recorda o quarlo de hora da Universidade, o bedel apontando, e o que lá tem um resultado, aqui hão o lern , por que afinal todos justificai» quantas faltas lêem, e não perdem o anno. (Riso; c apoiados. )t

Entretanto, Sr. Presidente, não me opponho ao requerimento do Sr. Deputado: ibto foi quasi uma declaração de voto, visto não ter assistido á Sessão em que se tomou esta decisão.

O ar. Simat: ~r O requerimento que eu fiz, não vai produzir o effeiíp doa 13 Membros, de que se compde a Co-uiomaao, faltarem todos diariamente á Sessão; hão de vir uns ou outros; hão de faltar aquelles que estando occupados nos trabalhos não poderem vir; -mas agora vir á Camará ás 11 horas tirar uma falta, e depois ir para sua casa trabalhar, ou não poder comparecer á Sessão por causa desses mesmos trabalhos, e vir no outro dia dizer: não vim, por que eíUve trabalhando naComomsao, is* to e que me parece que não é próprio.

O Sr. Gôrjâo Henrique»'. — Mas como quer o Sr. Deputado que «e possam contar os Deputados presentes sem se! saber se os MembYo» d» Cora missão ««tão ou não na» Co ru missão? Pôde ace«tecer que faltem justamente seia ou sete Deputados que estão na Cortimissão, e que não se possa abrir $ Seasão por baver esta falta; logo é preciso sujeitarem-se os Srs. Deputados a urna regra geral que e, veníVcar-»e se estão n» casa ou não, e como se ha de fazer isto? (jdpoitodos.) O Sf. Deputado que1 proponha uin meto à

O Sr. Presidente:— O Sr. Deputado inwít* no seu requer i mento t

O Sr. Simat:-~ Pergunte V. Ex.*ú Camará, se concede a ditpeiiía oooâo: «n pela minha par te iodas as vezes- que o svrviça a e*igir , hei de; âéW na

o toque do sino das 11 horas o coíba aqui, e se vier mais tarde ass>iaj mesma ha de ser apontado jpo Diário do Governo, isto é a que se reduz a proposição do Sr. Deputado: agora se o meu illustre Colega entender que deve retirar o Requerimento, eu da mi* nhã parte concordo.

O Sr. Bispo Eleito de Leiria : — Peço ao meu illustre Collega se nos dê licença para retirar o Requerimento que offerecemos, se ass m ojulgar conveniente.

(Retirou-se o Requerimento J. • O Sr. Bispo Eleito de Leiria: — Eu pedia ao Sr. Deputado que retirasse o seu Requerimento ; os Membros da Comnnsbão comparecerão ás Sessões, quando, e como poderem.

O Sr. Stmas: — Eu retiro o meu Requerirnento.^

O Sr. dgoslinho Júlio: — Mando para a Mesa uma Representação da Junta de Parochia da Fre-guezia de Santa Chrislina da Vila de Mezãofrio pedindo a sua anncxação á Fregiiezia de S Nicoiau ; roqueiro seja remettida á respectiva Commiíião para, dar o seu parecer.

Aproveito esta, occasiâo para perguntar á, Mesa se) já vierâo as informações, que se pedirão ao Governo sobre uma Representação da Camará de Mesão* frio, que aqui apresentei o anno passado, em que> a mesma pedia para obiecto d'utilidade publica o exlincto Convento de S. Francisco í e respectiva cerca, que allt existe. Desejava saber seja vieram.

O Sr. Secretario: — Respondeu que o mandaria, saber ,á Secretaria.

O Sr. Fatconcellos Matcarenhas:— Mando par* a Mesa a seguinte

DECLARAÇÃO. — A Commissão Especial nomea* da para dar o seu parecer sobre as substituições of-fe ré c ida & ao Projecto n." 19 pelos Srs. Deputados t Joaquim António Magalhães, e Marreca, e a proposta do Sr. Deputado Sá Nogueira acha-se instalada tendo nomeado para seu Presidente o Sr. Jqa-quiin António de Magalhães, para Relator o Sr. Gomes de Castro, e para Secretario o abaixo aspi-gjiado. — José Maria de Pasconceltos Mascarçnhas.