O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1814

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

4.º SESSÃO PREPARATORIA EM 8 DE AGOSTO DE 1865

PRESIDENCIA DO SR. VISCONDE DOS OLIVAES

Lourenço Antonio de Carvalho

Secretarios os srs.

J. F. de pinho Vasconcellos Soares de Albergaria

Chamada: — Presentes 88 srs. deputados.

Abertura: — Á meia hora da tarde.

Acta: — Approvada.

EXPEDIENTE

1.° Um officio do ministerio do reino, acompanhando o processo da eleição de um deputado pelo circulo n.° 139. — Á respectiva commissão de verificação de poderes.

2.º Do mesmo ministerio, acompanhando o processo da eleição de um deputado pelo circulo n.° 111. — Teve o mesmo destino.

3.° Do mesmo ministerio, remettendo os documentos que existiam n'aquella secretaria, e que foram pedidos pelo sr. José de Moraes, relativos á eleição de um deputado pelo circulo n.° 65. — Á respectiva commissão de verificação de poderes.

4.° Do ministerio das obras publicas, remettendo as copias dos officios de 17 de junho, e de 3 e 10 de julho do corrente anno, expedidos pela intendencia das obras publicas, pedidas na sessão de 4 de agosto pelo sr. Barjona de Freitas. — Para a secretaria.

5.° Do inspector da alfandega municipal de Lisboa, acompanhando exemplares da estatistica e do rendimento d'esta alfandega no anno economico de 1864-1865. — Mandaram-se distribuir.

O sr. Ricardo Guimarães: — Mando para a mesa o diploma do sr. Joaquim Januario de Sousa Torres e Almeida, deputado eleito pelo circulo n.° 15 (Villa Nova de Famalicão).

Fui incumbido pelo mesmo sr. deputado eleito de participar á junta preparatoria, que se não tem comparecido até agora ás sessões é por incommodo de saude, mas que brevemente se apresentará.

Aproveito a occasião para mandar para a mesa um parecer da 2.ª commissão de verificação de poderes.

O sr. J. A. Vianna: — Mando para a mesa o meu diploma de deputado eleito pelo circulo n.° 139 (Montemor o Novo).

O sr. Thomás Ribeiro: — Mando para a mesa o diploma do sr. Antonio Lucio Tavares Crespo, deputado eleito pelo circulo n.° 104 (Alcobaça).

O sr. Coelho de Carvalho: — Mando para a mesa um protesto de varios eleitores do concelho de Arruda, contra a eleição que ultimamente teve logar no mesmo concelho, pertencente ao circulo n.° 119 (Torres Vedras). Peço a v. ex.ª que tenha a bondade de o mandar á commissão competente, para ser considerado com o parecer que ella tiver a dar sobre a referida eleição.

O sr. Severo de Carvalho: — Fui incumbido pelo sr. Cesar de Almeida de apresentar á junta a escusa de ter faltado á sessão de hontem, e continuar a faltar a mais algumas, porque deveres imperiosos o obrigam a isso.

O sr. José Tiberio: — Mando para a mesa mais alguns pareceres da 1.ª commissão de verificação de poderes.

O sr. Presidente: — Constando que da imprensa nacional vem alguns pareceres impressos, interrompo a sessão por meia hora, para poderem ser distribuidos pelos srs. deputados eleitos.

Era uma hora da tarde.

Pouco depois continuou a sessão.

O sr. Ricardo Guimarães: — Mando para a mesa tres pareceres da 2.ª commissão de verificação de poderes.

O sr. Levy: — Por parte da 1.ª commissão de verificação de poderes, mando para a mesa um requerimento pedindo esclarecimentos ao governo.

É o seguinte:

REQUERIMENTO

Requeiro, por parte da 1.ª commissão de verificação de poderes, que, pelo ministerio do reino, seja pedido á mesa da assembléa de Villa Nova de Cerveira (circulo n.° 7) o protesto de que se faz menção na acta, e que se diz acompanhar o processo, quando o não acompanhou. = Levy Maria Jordão.

Foi enviado ao governo.

O sr. Barros e Sá: — Mando para a mesa varios pareceres da 3.ª commissão de verificação de poderes.

O sr. Gavicho: — Mando para a mesa o seguinte

REQUERIMENTO

Requeiro que, pelo ministerio do reino, sejam remettidas com urgencia á junta preparatoria copias authenticas das actas da commissão do recenseamento do concelho de Cintra no corrente anno de 1865, ou as proprias actas. = Gavicho.

Foi enviado ao governo.

O sr. Mendes Leal: — Mando para a mesa tres documentos relativos á eleição do circulo da Feira.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é apresentação de pareceres de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e dez minutos da tarde.