O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( '35$ )

em'minhas opiniões, ou retirar as que tinha, cisto é um meio de acertar; com tudo, o que desejo sempre e' que, quando as minhas opiniões se combatam, seja exacto aquílio que se refere como dicto por mim.

O illustre Deputado, que por ultimo fallou n'esla discussão, o meu illustre amigo o Sr. Pereira dos Heis disse: que não seguia a minha opinião quanto ao augmento ou diminuição de crimes em razão do augmento ou diminuição da população, e que seguia antes a opinião do illustre Deputado o Sr. José Maria Grande. Como eu não linha fatiado nesta matéria de uma maneira tal, que assim de passagem se podesse trazer esla proposição tão absoluta como abstracta, fiquei sem poder entender o que queria significar com esla sua opinião o illustre Deputado, o qual passando por aqui, fez o favor de me fallar, e eu perguntei-lh'o; disse-me então que era para responder á minha opinião, quando eu linha avançado que nas nações em que o commercio, c as oulras fontes de riqueza se aug-mentavara, succedia haver lambem maior numero de crimes, e eu disse-lhe «o illuslre Deputado ouviu o que eu disse?»—«Não, respondeu elle mas dis9eram-rn'o. » —«Ora então tenho pena que viesse conlrariar na Camará a opinião de um Deputado pelo que lhe disseram, e não pelo que ouvisse. 55

Ha pouco tempo, que vi as notas taehygraphi-cas, vieram h-a minutos á minha mão, e vou ler dei. Ias, o que eu disse para o illustre Deputado ver se é exacto, o que poz na minha bocca. (leu) Portan-

to,' parece-me, que isto é.o que foi, e tanto o foi, que está nas notas tachygraphicas, e não e' composição nenhuma minha, e' o que eu disse exactamente nesta Camará.

Pedi, pois, a palavra para explicação, parajmostra r, que o que eu disse não e' o que me attribuiu o illuàtre Deputado: eu disse uma cousa inteiramente contraria, disse doutrina modernas, que o illuslre Deputado não pôde sem erro de princípios contrariar,

O Sr- Pereira dos Reis:—Eu estava^hontem na Coinmissão Mixta, e tive noticia, de que o illustre Deputado, nesse ponto, estava em contradição com o Sr. José Maria Grande; e a dizer a verdade, se o illustre Deputado estava em contradicção, neste ponto, com o Sr. José Maria Grande, eu optaria pela opinião do ultimo illustre Deputado, porque é opinião não só defendida, mas incontrastavel: que os crimes andam em proporção com o augmento da população ; mas, pois que o illustre Deputado acaba de ler as notas tachygraphicas, eu dou.toda a casta de satisfação a S. Ex.a, e retiro qnanto disse a esse respeito.

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para amanhã é, na primeira parte, o projecto N.° 138, sobre a extincçâo das conservatotias estrangeiras; o, na segunda, o projecto N,° 136, sobre qs pesos e medidas. Está levantada a Sessão. — Eram três horas e três quartos da. tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FHEIRE DE MACEDO.

N." 32.

em 10 toe

1844.

C

Presidência do Sr. Gorjâo Henriques.

hamada—Presentes 72 Srs. Deputados. Abertura — Meia hora depois do meio dia. ^cta — Approvada.

O Sr. Presidente:-*-Cumprindo com o dever, que á Mesa foi imposto pela votação, que a Camará tornou na Sessão de hontern, a Mesa tem nomeado para membros da Commissão especial, que deve examinar o Projecto de Lei n.° 40, segundo uma proposta feita durante a discussão, Os Srs. Agostinho Albano. Mello e Carvalho. Dias e Sousa. Carlos Bento. Ferrão. Sirnas.

Sousa Azevedo. J. M. Grande. Fonseca Magalhães.

O Orador:—-Acham-se sobre a Mesa dois au-thographos de lei, por consequência passo a nomear a Deputação, que tem de os apresentar á Sancção de Sua Magcslade : a Mesa igualmente indicará á Depulaçào o dia e hora, em que devem cumprir a sua missão, e fazem parle da Deputação Os Srs. Ferreri.

Cunha Leite. - Xavier da Silva. •

Os Srs. Carlos Bento.

Tavares de Carvalho. Vaz Prelo. Faro e Noronha.

CORRESPONDÊNCIA.

Um Officio: *— Do Presidente da Camará dos Di? gnos Pares do Reino, dando conta do ultimo resultado da Commissão mixta sobre o projecto da transmissão de propriedade,—Inteirada.

(Lou~se na Mesa a ultima redacção do Projecto de Lei n.° 89 sobre a creaçâo dos conselhos disciplinares nas relações.)

Foi opprovada sem discussão.

(Leu-se na Mesa o Parecer da Commissão de com» tjter.cio e artes sobre a representação, que a esta Çat mara dirigiu a Associação Mercantil Lisbonense, pe-i dindo a revogação de algumas disposições do Decreto de 18. de Setembro ultimo-— publicar-se~ha quando entrar em discussão,)