O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 22..

SESSÃO DE 30 DE ABRIL DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Antonio tia Comia Macedo.

chamada—presentes 58 srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Albino de Figueiredo, Azevedo e Cunha, Antonio Emilio Brandão, Girão, Barros e Sá, Fontes Pereira de Mello, Antonio de Serpa, Pinto d'Albuquerque, Veiga, Rodrigues Cordeiro, Xavier da Silva, Bartholomeu dos Martyres, Bernardo de Serpa, Cyrillo Machado, Possolo de Sousa, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Jeremias, Faustino da Gama, Rezende, Alves Vicente, Soares Franco, Pegado, Zuzarte, Almeida Pessanha, Roboredo, Sepulveda Teixeira, Pinto de Magalhães, Ferreira Pinto Basto, José Guedes, J. J. da Cunha, J. J. de Matos, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Pinto Soares, Teixeira de Queiroz, Rebello da Silva, Mendes Leite, Passos (Mannel), Paulo Romeiro, Jacome Correia, * Nogueira Soares, Thomás de Carvalho e Victorino de Barros.

Não compareceram—os srs. Thedim, Mello e Carvalho, Seabra, Breyner, Sousa e Menezes, Barão das Lages, B. F. da Costa, Vivião Pessanha, Nazareth, Dias Grande, Fonseca Coutinho, Alves de Sá, Pinto Tavares, Moraes Carneiro, Honorato Ferreira, Benevides, Delorme Collaço, J. M. Gentil, Carvajal, Mello Gouveia, Silvestre Ribeiro, Aboim, Trindade Sardinha, Tenreiro, Sousa Feio, Osorio Cabral, Placido d'Abreu e Sebastião Coelho.

Abertura,—ao meio dia. Acta — approvada.

O sr. Presidente: — A deputação encarregada de felicitar Sua Magestade pelo anniversario da outorga da carta constitucional da monarchia, cumpriu hontem a sua missão, e foi recebida por Sua Magestade com a benevolencia do costume. Eu dirigi a Sua Magestade o seguinte

Discurso,

Senhor!—Ê hoje o anniversario de um dia de jubilo nacional. Os portuguezes recordam com vivo prazer e reconhecimento o dia 29 de abril, em que o Immortal Avô de Vossa Magestade o Senhor Dom Pedro IV, se dignou de lhes outorgar a carta constitucional, que lhes restituiu a sua liberdade, firmando em bases solidas a dynastia de Vossa Magestade.

No curto periodo do seu reinado tem Vossa Magestade, seguindo o nobre exemplo de Sua Augusta Mãi a Senhora Dona Maria II, de saudosa memoria, e de seu bemquisto Pae El-Rei o Senhor Dom Fernando, dado já sobejos documentos, de que saberá manter este codigo venerando, adquirindo assim incontestaveis titulos á cordial affeição de todos os seus subditos.

Por tão grato motivo pois vem a camara dos deputados, representada por esta deputação, ante o throno de Vossa Magestade offerecer seus protestos de inabalavel fidelidade á lei fundamental do estado, e pedir a Vossa Magestade que haja de aceitar a manifestação sincera de acatamento e lealdade a Vossa Magestade, assim como os fervorosos votos que faz pela ventura de Vossa Magestade, d'EI-Rei o Senhor Dom Fernando e de toda a Real Familia.

Sua Magestade dignou-se responder do modo seguinte:

Agradeço com viva satisfação os sentimentos de lealdade e affeição que a camara dos srs. deputados da nação portugueza me significa, pela voz da sua deputação, n'este dia de verdadeira festividade nacional, que recorda o nome glorioso do Augusto Soberano, que, outorgando e restaurando a carta constitucional da monarchia, assegurou a liberdade politica, e n'ella assentou a base para o progressivo desenvolvimento moral do nosso paiz.

Não posso deixar de declarar-vos, que me é muito agradavel ver que a camara, interpretando os meus verdadeiros sentimentos, me faz a justiça de acreditar, que seguindo os nobres exemplos de meus Augustos Progenitores, hei de empenhar as minhas fôrças em sustentar e manter illesas as nossas instituições politicas.

Proponho que sejam impressos os dois discursos na acta, (Apoiados.) e que se declare que a resposta de Sua Magestade foi recebida com especial agrado e vivo reconhecimento. (Muitos apoiados.) Eu consulto a camara.

A camara assim o resolveu.

Declarações.

1.ª—Do sr. Mamede, de que o sr. Thedim não póde comparecer á sessão de hoje e a mais algumas por falta de saude;

A camara ficou inteirada.

2.ª—Do sr. conde de Samodães, de que o sr. Mello Breyner falta hoje á sessão por motivo de molestia.

A camara ficou inteirada.

3.ª—Do sr. Moraes Carvalho, de que o sr. barão das Lages?, por motivo justificado não póde comparecer á sessão de hoje,.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.º—Do ministerio da guerra, devolvendo, com as infor-

Vol. IV. — Abril—1857.

22