O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1786 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

as deviam apresentar no corrente anno, com o que, seja dito de passagem, não terei duvida de concordar, até por que taes conhecimentos não me parecem indispensaveis para o medico; entretanto, como a lei deve ser respeitada, será bom que tal dispensa se não repita nos annos subsequentes.
Ora, ao passo que entre nós só têem sido introduzidas tão insignificantes reformas, a sciencia progride incessantemente, e quando na Allemanha e em França a physiologia geral constitue hoje um immenso e importantissimo corpo de doutrina, indispensavel ao medico que precisa acompanhar o movimento evolutivo das sciencias biologicas, no nosso paiz apenas se ensinam nações incompletas d'este ramo de saber, na cadeira de physiologia humana.
A physiologia geral e a histologia, que desde os trabalhos do Bichat e do Beclard, sobre a anatomia geral, começou a crear-se, foi se enriquecendo de numerosos factos depois das experiencias de Magendie, e depois de vigoroso
Impulso que lhe imprimiu Claude Bernard; tornou-se uma verdadeira sciencia, extensa e completa nas mãos de Kolliker, Virchow, Hackel e tantos outros medicos e naturalistas distinctos que a têem cultivado.
Hoje a physiologia geral não póde ser estudada em algumas lições e é necessario, é indispensavel mesmo, que seja professada em curso separado da physiologia humana, que por si só tem importancia e interesse de sobra para ser exposto n'um anno, e por um professor, só encarregado de ensinar.
Poder a alongar-me muito n'estas considerações, mas accrescentarei apenas que é aqui que os trabalhos de microscopia, que a todo o medico devem ser familiares, podem ser expostos, e estudados com mais frequencia e nitidez, habilitando o alumno para depois vantajosamente os aproveitar nos estudos da anatomia, pathologia e medicina legal, a que o verdadeiro medico pratico tem de recorrer amiudadas vezes, e sem cujo conhecimento difficilmente poderá caminhar.
Sr. presidente, resta-me dizer algumas palavras para mostrar até á evidencia a necessidade de separar tambem a cadeira de medicina legal da hygiene publica, que igualmente se acham associadas.
A hygiene, que deve ser tão amiga como o homem, e sobre tudo como o homem civilisado, é indispensavel para, pelos seus preceitos, evitar um certo numero de causas de destruição que por toda a parte nos circundam e nos acompanham.
E com effeito os mais antigos legisladores foram tambem mais ou menos hygienistas.
Se elles não tinhem os conhecimentos exactos das causas morbiticas, e da maneira por que os differentes agentes naturaes ou creados pódem influir sobre o nosso organismo, tinham a instituição precisa e a observação quotidiana a mostrar-lhe o caminho a seguir nas circumstancias difficeis em que por vezes se encontravam.
N'um dos livros do Pentatenco, o Levitico, Moysés, o grande legislador do povo hebreu estabelece já preceitos de tal modo salutares, que a sua observação ainda agora póde ser proveitosa.
Foi elle que, instituindo as abluções forçadas, nos mostra já de um medo incontroverso quanto o asseio do corpo e necessario para a saude, sobre tudo nos climas quentes onde o seu povo habitava.
A sequestração ordenada por elle para os doentes de enfermidades contagiosas ou tidas como taes dá-nos a primeira idéa, embora em embrião, da necessidade dos lazaretos e das quarentenas para as pessoas affectadas de molestias communicaveis e graves - medidas que convenientemente aplicadas podem trazer-nos a immunidade com respeito a doenças tão destruidoras como o cholera, e a febre amarela, que são um dos maiores senão o maior flagello das nações que ellas invadem.
A pintura feita n'esta casa, ha poucos dias ainda, por um distincto parlamentar o sr. Fuschini, ácerca dos males que uma epidemia como o cholera origina e da necessidade de a evitar e combater, embora a custo dos maiores esforços e sacrificios, não e nada exagerada, e não tem mesmo as cores sombrias que as gravisimas circumstancias de uma epidemia que se approxima me pareciam dever reclamar.
Pois d'isto tudo se occupa a hygiene publica, e de quanto mais?
Pois não é a hygiene publica que tem a seu cargo a policia geral das cidades, e tudo que respeita ao asseio e limpeza?
A illuminação publica, a vigilancia dos mercados, das casas de venda, e dos generos de consume; o reconhecimento das falsificações dos alimentos e das bebidas; a construcção das ruas; das habitações, dos canos de esgoto, dos estabelecimentos publicos, dos hospicios, das creches, das prisões, dos asylos de alienados, dos hospitaes, e mais ainda, por que muito poderia acrescentar, não são tudo assumptos do dominio da hygiene publica, e sobre que os seus representantes têem de emittir opinião que deve ser sabia e auctorisada?
A hygiene publica, ácerca da qual havia salutares prescripções nos remotos tempos a que me referi, sem comtudo formar um corpo de sciencia; que no tempo dos romanos era por muitos titulos observada, como hoje o attestam ainda as ruinas das suas grandes thermas, principalmente as de Caracalla, e de Agrippa, e as canalisações monumentaes da grande cidade, e que ainda hoje podiam servir de modelo; a hygiene publica esteve depois por muitos seculos, em toda a epocha medieval, no mais deploravel e condemnavel abandono.
Foi durante estes seculos, e talvez por isso mesmo, que as epidemias de peste e outras que se manifestaram no tempo das cruzadas, fizeram na Europa meridional os maiores estragos, e foram a causa determinante ou pelo menos a mais poderosa do estacionamento das populações, estacionamento que depois que a hygiene e rigorosamente observada, se tem converttido em um extraordinario augmento, sobretudo notavel na Belgica, e em outros paizes onde estes preceitos são mais perfeitamente respeitados.
É tambem por isto que na Arabia e na Asia central, onde estas regras se não acatam, que as populações d'esses paizes, onde alguns d'esses paizes, longe de augmentarem, tendem a diminuir.
Lamartine, na sua viagem ao Oriente, dá-nos a narração do que praticavam algumas tribus no logar onde por alguns dias estabeleciam as suas tendas, e insurgindo-se com toda a elevação do seu verbo inspirado contra os habitos anti-hygienicos d'estes povos, faz sentir as deploraveis consequencias da immundicie sobre a salubridade d'aquelles climas.
Kock na sua viagem as margens do Gauges para estudar o cholera, e a sua ethiologia, reconheceu que os costumes asquerosos dos povos que ali habitam, e que chegam a beber as aguas estagnadas, e infectadas até com os proprios dejectos, poderia explicar até certo ponto o desenvolvimento da terrivel epidemia.
E visto que fallei da hygiene applicada as casas de alienados e aos hospitaes, permitta-me v. exa. que me refira em breves palavras a algumas expressões ha poucos dias empregadas no parlamento por dois distinctos oradores.
O sr. Barros Gomes, fallando no estado em que se acha o asaylo de alienados de Rilhafolles, fez sentir as circumstancias deploraveis d'aquelle estabelecimento, circumstancias principalmente devidas a accumulação, e para as quaes já o anno passado o seu director o dr. Thomas de Carvalho havia chamado a attenção dos poderes publicos.
Este estado, que dura ha muito tempo, foi já, um melhoramento, se se compara com a maneira por que estes infelizes se achavam ha mais de trinta annos, no hospital de S. José.