O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 020

iiga sobie e=taí tachado a Tiibunal do Corpo do Corcniercio em consequência, de não haver Jiiize^ para as decisões das causas; este incidenteseguiu estes passos —:'e,u íiz'a interpelação, responderam 05 Srs; $liuistro>!?, e V. Ex.a poz fim á discussão- rogo que isto se declaiena acta, e para isso e que eu o fiz.

O Sr, Ptesifonte: — Q Sr. Deputado pede que se faça menção na acta deste successo.

O Sr. Leçunel: — Que se mencione na-acta, não ha inconveniente nenhum, agora pôr a. integia do qqe se disse é Q que me parece que não pôde fazer p Sr. Secretario ; porque na acta não pôde dizer-se senão. —que p.Sr, Deputado fez uma interpelação, quç o §r. JUjnistrá dá Justiça respondeu, e que o gr. Presidente acabou este incidente — estafe a obrigação do Sr. Secretario, porque não se pôde referir por eMenso na acta tudo o que aqui se passa.

O Sr. Barreio Ferraz: -r-Eu não ,entendo que Q gr. Ojorjão, exija que se declarem na acla as palavra com que respondeu o Sr. Ministro, nem as fie que se elle serviu na interpelação q»e lhe fez ; entendo, que o que-pede, é que se faça apenas menção d^so, assim/como accrescentarei eu que lambem liquve Quíro incidente enlre min), e o mesmo. Sr. Ministro, que me parece que deve ser mencionado. O Sr. Secretario: — Esse incidente foi relativo a um requerimento do Sr. Ferreira de Castro , e com a approvacào delle cessou , e por isso fiz só menção da approvação do, requerimento.

O Sr. Ferrer.; -— Mas o Sr. Ferreira de Castro exi.giautua r.espos»ja cathegorica, e depois que^o Sr. Mmislro respondeu, deu o Sr. Ferreira de Castro uma explicação., por tanto já houve mais alguma eousa, e appello para os Srs. que se acham presentes- ' \ , O Sr. Leonel: — Sr. Presidente, a Acta não e o Diário da S.es=ão , naquelía lançao-se as-resoluções, neste as discussões: os Sus. Deputados que queretn textualrneale aquillo que aqui &e passou . é para o Diário, e não para a Acta, que devem appellar. ; os Srs. Deputados podem, dmgir-se por tanto ao Redactor do Diário, ou, como examinara os seus. d;is<_:unsos. toquei='toquei' de='de' digo='digo' voltando='voltando' pçr-='pçr-' apresentar='apresentar' pelo='pelo' nelles='nelles' alguém='alguém' d-er='d-er' aquillo='aquillo' também='também' se-='se-' paba-vra='paba-vra' costuma='costuma' acta='acta' mencionar.='mencionar.' nisto='nisto' eu='eu' ncues='ncues' uma.='uma.' pôde='pôde' isso='isso' que='que' ex.a-='ex.a-' tag0:_='attrihmr:_' d-iíei='d-iíei' peçoa-a='peçoa-a' uma='uma' ex.a='ex.a' poi='poi' respondo='respondo' we='we' representação='representação' que-assento='que-assento' examino='examino' se='se' por='por' q-ue='q-ue' municipal.='municipal.' não='não' carn-ana='carn-ana' houverem='houverem' a='a' á='á' os='os' e='e' pava='pava' incidente='incidente' dito='dito' o='o' p='p' mandar='mandar' podem='podem' jàque='jàque' nella='nella' exarar='exarar' v.='v.' discursos='discursos' nào='nào' rneus='rneus' agora='agora' eu.='eu.' xmlns:tag0='urn:x-prefix:attrihmr'>

O Sr. Gorjâo :—Eu nào exijo senão a costume, poique na Acta se deve fazer a hjstoria do que se passo-u, e então parece-me que basta que se diga — que eu fi-z ao Sr. Ministro uma interpelação sobre tali objecto, que elle respondeu, e o Sr. Presidtn-te terminou a questão.

O,Sr. Presidente: — Eu não sei se a indicação do Sr. Deputado é esta—-que dirigiu uma interpelação ao" Sr ."Ministro da Justiça, que este- respondeu , ê~que eu terminei a questão, passand

O Sr. Qprjâo:—Eu exijo a verdade, e y.lix.-creio que não ha, de negar, que a verdade e esta.

O.Sr. J. Estevão: —Ninguém é mais interessado neste negocio do queV.Ex.* e a Mesa-, porque isso- é- um objecto- melindroso, e eu nada digo por-

IU\Q sai t>e e exacto, ou não,, o que di« o Sr, Deputado.

Terminou este incidente ficando para se lançar na ^cta-rr-que o Sr. Gorjâo houvera interpelado o Sr. Ministro da Justiça, sobre o modo de preencher as vacaturas nó tribunal de Commercio de Segunda Instancia, que o Sr. Ministro respondera á interpelação , e que o Sr. Presidente terminara o incidente propondo que se passasse á Ordem do dia.

O Sr. Borges Peixoto: — Sr. Presidente , .um grave incommodo desande, me embaraçou dq assistir á Sessão de hontem, e por isso não pude prestar o meu voto sobre a questão ministerial, e por isso declaro que se estivesse presente, votaria contra a proposta Governo, e nessa conformidade, mando o meu requerimento para se lançar na Acta.

Declarações de voto — Mandaram-se pára a Mesa

as 'seguintes :

Do Sr. Bordes Peixoto —Declaro que se estives-68 presente na° Sessão de'hontem, votaria contra a proposta do Governo, em que pedia o Sr. Fontoura para commandar MO Algarve.

Do Sr. Gorjâo, as&ignada pelos Srs. J. M. (Brande, sllbano, Barreto Ferva», Sousa shevedo, e Silua Moita — Declaio que na Sessão de hontem votei q u R se não achava sum.cientemente discutida a matéria da proposta do Governo para se conceder ao Sr. Fontoura a sabida desta Camará, para uma, commissão militar no Algarve.

Correspondência—Teve o seguinte destino: Ministério do Reino — Um orlcio acompanhando as. Actas da eleição para Senadores e Deputados pela Província de Cabo-Verde.-----4' Cowmis-

sdo-de Poderes.

Do Preside-nte da Municipalidade do ror t ò •r- Ut-ficio acompanhando 120 exemplares da exposição dos pripcipaes actos- administrativos da Camaia. — Mandaram-se distribuir.

Representações — Quatro da Camará Municipal de Miranda do Douro, do Juiz Eleito, Jutè de Paz, e Junta de Parochia e'mais dous moradores-nas povoações de Sendim da Ribeira, Villa Chã, .p Pa-voela do Concelho de Chacina, da Junta de I aio-chia, de Sewiadello, Concelho de Louzada, e paro-chianos- da Freguesia de S.,Fins do referido Concelho de Louzada, sobie divisão de território.-+d* Commissão d*Estatística.

Outra da Municipalidade de Penafiel, pedindo que seja deferido o requerimento dos alumnos da eschola medico-cirurgica do Poito acerca da^con-cessão d'u>™ "g-rau académico. — A] Commissão de Inttruccão Publica.

Outra do Ministro e Mesarios da Ordem Terceira fte S. Francisco d"'Evora , ar pedir que se jaó exemptos de docirna os rendimentos da Confraria que administram, e que nesta exempção s* com-prehendam os annos atrazados, e que correu* desde o anno económico que principiou em Julho de 1836'. — A" Commissão de Fazenda.

Mandou-se imprimir, seiídò dispensado^de segunda leitura, o Projecto de Lei, da Commissão deSa-u-de Publica, que regula a policia sa-nitaría dr»s por-•tos do Reino. —Dur-se-ha conta quando entrar em discussão.

Tiveram segundas, leituras, e-fora>n approvados sem dúcussão os seguintes requerimentos.