O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

532

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

6.° Requeiro ser inscripto para tomar parte nas interpellações ao ex.mo sr. ministro da guerra.

Sala das sessões, em 5 de setembro de 1811. = Antonio Placido da Cunha e Abreu,

Mandaram se fazer as devidas communicações.

Participação

Participo á camara que, por incommodo de saude, faltei ás sessões dos dias 2 e 4 do corrente mez.

Sala das sessões, em 5 de setembro de 1871. = José de Menezes Toste.

Inteirada.

SEGUNDAS LEITURAS

Renovações do iniciativa

1.ª Renovo a iniciativa do projecto de lei apresentado á camara na sessão de 12 de novembro de 1870, para se rem declarados francos os portos das ilhas das Flores e Corvo.

Sala das sessões, em 5 de setembro de 1811. = João Candido de Moraes.

2.ª Renovo a iniciativa do projecto de lei apresentado á camara na sessão de 12 de novembro de 1870 para a extincção dos guardas principaes de engenheria.

Sala das sessões, em 5 de setembro de 1811. = João Candido de Moraes.

3.ª Renovo a iniciativa do projecto de lei n.º 2 de 1871 relativo aos sargentos quarteis mestres de infanteria e cavallaria.

Sala das sessões, em 5 de setembro de 1871. = João Candido de Moraes.

Foram admittidas e enviadas ás commissões respectivas.

O sr. Mariano de Carvalho: —... (O sr. deputado não restituiu o seu discurso a tempo de ser publicado n'este logar.)

O sr. Cunha Monteiro: — Com a minha reconhecida mas desculpavel inexperiencia nas lides parlamentares, descupavel disse, porque ha ainda poucos dias que tive a honra de entrar n'esta casa, tanto como deputado como especta dor, estava persuadido, de que a resposta ao discurso da corôa era inteiramente distituida de caracter politico. Julguei que não era mais, que uma attenção e deferencia do parlamento para com o chefe do estado.

Realmente achava cordial, esplendido e magestoso vir o monarcha ao seio da representação nacional, manifestar os geus sentimentos, pelas boas relações de amisade com as potencias estrangeiras, pela visita de seus augustos parentes, e recorrer á cooperação dos representantes do paiz, para conseguirmos definitivamente o goso das vantagens a que constantemente temos aspirado. E, achava tambem louvavel, attencioso e cortez, que a representação nacional, não duvidasse em lhe responder respeitosamente e satisfactoriamente, felicitando El-Rei pela visita de seus augustos parentes, congratulando-se pelas cordiaes relações de amisade que elle tem sabido manter inalteraveis, e promettendo-lhe a coadjuvação em pró do paiz (apoiados).

Fica assim dita a rasão por que não pedi a v. ex.ª que me inscrevesse para fallar na resposta ao discurso da corôa.

Agora direi alguma cousa com relação á minha situação n'esta casa e ao apoio tenue mas claro e constante que tenho prestado ao actual ministerio.

Eu reconheço que não é esta a melhor das situações possiveis, não chega ahi a minha affeição partidaria, não contesto até, que ella não satisfaça ás necessidade do paiz, mas acho-a mais toleravel olhada como elemento, como principio de um ministerio de conciliação.

Eis aqui porque e como eu apoio e olho esta situação. Digo isto para que se não julgue, e para que se não diga que eu vou sacrificar junto das cadeiras dos ministros a verdade da minha consciencia (apoiados).

Já mais de um orador distincto, que eu respeito, e que são ornamento d'esta casa, estremeceram a minha admiração, quando dirigindo-se ao sr. presidente do conselho se transviaram, descendo das insinuações politicas para as ponderações pessoae3, para lhe lembrarem a humildade dos seus principios; e não sei com que fim, mas sei que não foi com um fim justo e de utilidade para o paiz, lhe chamaram plebeu! Se foi com o intuito de o deprimir, enganou-se o aggressor, n'um paiz regido representativamente, o vulto que alem de outras muitas e muito notaveis e reconhecidas condições que o condecoram e nobilitam, exalta os quando se lhe lembra o nada ou o pouco, porque começou (apoiados).

Nos Estados Unidos da America, nação republicana com instituições libérrimas, que são lição e exemplo ao mundo civilisado, um deputado da opposição lembrou ao grande Johnson, quando presidia aos destinos d'aquelle paiz, o tempo em que fôra alfaiate. Johnson cheio de satisfação e de santo orgulho, replicou-lhe agradecendo «muito agradecido por me fazer recordar o tempo em que aprendi a cortar a direito e a tomar medidas exactas».

O sr. marquez d'Avila e de Bolama não pertence a uma raça nobre, nem eu creio que elle tem vaidade d'isso, mas pertence a uma raça nobilissima, á raça dos corações honrados, honrado com a glorificação do trabalho e do talento (apoiados).

O sr. marquez d'Avila está hoje no extremo culminante de uma longa carreira, rica de factos discretamente meditados. Carreira que elle traçou com o poder do genio, e com o predominio da intelligencia. Do nada á eminencia atravessou elle instructivamente uma serie de estancias sociaes em cujas attribuições, quem é digno e quem é justo é sempre mais util á sociedade que nos logares eminentes invadidos e tomados por circumstancias fortuitas de politica vacillante (apoiados).

Uma voz: — E verdade.

O Orador: — As faculdades humanas que logo na infancia demonstram notavel tendencia para investigar uma ordem de idéas, uma ordem de factos, cultivadas essas faculdades sempre em coherencia com o seu pensamento, e influenciadas por um esforço perseverante, produzem as pronunciadas e variadas vocações, sem influencia alguma das condições da hereditariedade ou do nascimento.

A intelligencia não se extasia nem enrobustece nos brasões e na abundancia dos seus maiores. A natureza que capricha em transmittir a similhança organíca do pae ao filho, não logra essa transmissão pelo que respeita ao espirito.

E assim que os heroes e os génios surgem da vulgaridade social radiantes de luz e grandeza e marcam uma epocha esplendorosa da sua existencia. E assim que os heroes executam as grandes acções e os génios manifestam os grandes pensamentos. É assim que aquelles dominam os povos e estes lhes regeneram os systeraas. É assim que estes sobem ao throno dos grandes pensadores o de lá derramam luz. É assim que aquelles, seguidos pelas turbas que os divinisam, bem como nas leis physicas do mando, onde as grandes massas attrahem as pequenas, disputam o imperio do mundo e despotisam milhões e milhões de escravos espontaneos. Não comparo, mas exemplifico. E assim que Alexandre marcha da Grecia á Babylonia, Annibal derrota dos Alpes aos campos de Capua, Cesar vae de Roma ás fortalezas de Lutecia, Attila, o açoute de Deus, invade a Roma dos Cesares, que era filha da força cedeu ao imperio de maior força, e mais tarde Napoleão, Napoleão o grande subordina com o poder do ferro e do fogo toda a Europa e parte da Africa e da Asia e nobilita París com um throno construido com os materiaes de vinte thronos que desmoronou. (Vozes: — Muito bem.)

É assim, é do nada!! E do nada que se creou Linconl, é do nada que surgiu Cromwel, é do nada que saltou Johnson, é do nada que procedeu Franklin, é do nada que a historia nos diz que saem ordinariamente os homens superiores que conquistam pelo trabalho e pelo talento o logar eminente que dignamente desempenham, sejam muito embora mal apreciados por consciencias affectadas de espirito par tidario; isso já não é novo e não surprehende ninguem. A