O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 344 }

An. 3v° Págar-íé-Ilíes-ha iies-tec razão todo o tempo que tiv^en decorrido desde qne Mie foi1 suspensa uma igual Pensão, que se lhes concedeu- no tempo da £ov

Salíí; da Coinmissãor £ de Maio cíe 18í)í)----/. F.

da- '\ilcd Coifa; Jí. T, de Faria- fiasco ncelloa Pe-réirdf Sebastião Xa&izr Botelho j José Jt/aquirn da Silva Pereira-, •

Foi ritórtdado á ConUrtissnV) - de Poderes o- Diploma do Sr. Deputadp-eleito, Theoíilo JoseDias, pelo» r ire u Io da Boa-Vista , eírt Cafeo-^erdé.

Foi lida na Mesa a ultima redacção da Lei sobre ã administração e sustentarão dos expostos.

O Sr. Ávila • — Ahi-falta um adctitamento que ea ftz sobre o serem gratuitos" os bilhetes de"enterramento- dos> é-xpostos.

O Sr. Pfrsidefite: •*- É porque esqueceu ria nota - de redacção ; vai-se busca-r.

O Sr. José tit>teu'/<_ francisco='francisco' inlrucçào='inlrucçào' estado='estado' mando='mando' ofterece='ofterece' rimai='rimai' para1='para1' da-='da-' josémonlpim='josémonlpim' era='era' mesa='mesa' ia='ia' ca='ca' _='_' tag0:_='_:_' sá.='sá.' á='á' actual='actual' a='a' peço='peço' cidadão='cidadão' jiie='jiie' l='l' rtíhe-xòes='rtíhe-xòes' o='o' p='p' q='q' sobre='sobre' púbica.='púbica.' avara='avara' remettidd='remettidd' ácom-tfiissso='ácom-tfiissso' seja='seja' umas='umas' dinstrucção='dinstrucção' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>

O Sr. fíbrtvnches : — Depois que recebi Cartas dos fttéus constituintes pedi a palavra a V. Ex.% para q"uand<_ s-iifeples='s-iifeples' objecto='objecto' saber='saber' pes-s-ga='pes-s-ga' dê='dê' expor='expor' objectos='objectos' tempo='tempo' bem='bem' effi='effi' do='do' daê='daê' administrativos='administrativos' raa-s='raa-s' toda='toda' approveita-lo='approveita-lo' conhece='conhece' diz='diz' bani='bani' me='me' ler='ler' si.='si.' approvertcvrii='approvertcvrii' despresâmos='despresâmos' voíi='voíi' em='em' q_ue='q_ue' botelho='botelho' escreve='escreve' afténds.='afténds.' ao='ao' cartas='cartas' sr.='sr.' dizer='dizer' farei='farei' eu='eu' ministro='ministro' étuma='étuma' aqm='aqm' competente='competente' que='que' espero='espero' os-='os-' muito='muito' qtie='qtie' uítrarnai='uítrarnai' fdllamrne='fdllamrne' nós='nós' se='se' estiangeiros='estiangeiros' saiba='saiba' vou='vou' _='_' ejecto='ejecto' carta='carta' á='á' a='a' os='os' élltí='élltí' e='e' estivesse='estivesse' qne='qne' efi='efi' aqui='aqui' cm='cm' í='í' o='o' p='p' desejo='desejo' ó='ó' vários='vários' té='té' tenho='tenho' assim.='assim.' publicidade='publicidade' estas='estas' quanto='quanto' sabem='sabem' agora='agora'>

« Ha grande emigiação de Hollandezes do ("abo « da1 Boa Esperança: á Bahia de Lourenço Mar-& quês, chegaram 50 e tanto« com muito gado, fu-K glífdo dos cafres, com suns famílias, e ate fiihos, n que tinham praça. Tem dado principio á caça dos « elefantes, e alguns destes tem ido parar a iVlocam-« bique. E necessário quê V. promova e faça com <_ fico='fico' que='que' st='st' progresso='progresso' a='a' estabeleci='estabeleci' e='e' rríento.='rríento.' dê='dê' governo='governo' daquelic='daquelic' segurança='segurança' n='n' o='o' p='p' para='para' providencias='providencias' alg-unas='alg-unas' _='_'>

Está preenchido o meu fim , para que tinha pedido a palavfa, e agora desejo só que isto se publi* .que nos Jornaes.

O Sr. P ma Cabral de Loureiro : — Mando para

a Mesa uma representação da Junta deParochia de

Canrias deSabugnsa, que pedíí ser novamente anne-

,Sada ao Concellio do T'mdella, a qual peço que

vá á Commisiào d'Estaliilica.

O Sr. Fieira de (7«s/rt»: =-* A Commissao de Legislação, segunda fr-lhe, e outro temporariamente, o primeiro e o Sr. Silva Sanche-,, que, sendo chamado ao Ministério, deixou vaga a sija •cadeira, e o segundo e o Sr. Sousa Guedes quê leve licença desta ("amara para ir á sua casa, e não podei emos saber quando voltará,' pcvi isso a Cominis* •são piopôe á approvaçào da Cairwra , qt*e ^ejam a^untos a Commissao , os Sfs. -Sousa -Asèvedo e Ju-dice Samora.

A Caiitàra. assim o aftprnvnn.

O Sr. Teixeira de Moraes: — Mando para a Me-

sa mm. representação'daCaraaja MVnicipal de Vil-ta Real, a qual tomando por exemplo a opuiiào da,s Camarás suas vislialwst, une teus votos aos das mesmas para que se conceda ao= Estudantes dasEseho-las Medico Cirúrgica do Porto e de Lisboa os gráos A^adeatieosi;. pseço que seja remeltkla á Commissao d'Instrucção Publica.

O Sr. Alheira: — Sr. Presidente, hontem deu-se aqiw jxor discutida a matéria a meu ver importante, a da Côngrua ek>s Parochos ; eu quiz também dar a min.faa opinião sobre esse objecto, visto que aqui se invocou a experiência relativamente á Lei de 5 de Mftiço, e como não twe orcasião para isso, mando agora para a M,esa a declaração do roeu voto para ser lançado na acta, leu a seguinte:

Declaração.— Declaro que rva Sessào de liontem votei contra a Lei de 5 de Março de 183Í5, que estabeleceu para a&Congruaà dos Parochos o subsidio por Parochias.

O Sr. ferreira de Castro: — A' Commissão de Estatística faliu-lhe um Membro pela Província de Traz-os-Monles, e pela Província de entre o Douro e Minho que se compõem de três Distnctos, parece-me que um Deputado não será bastante para dar expediente aos negócios delia, eu pois em nome da Commissao proponho para representar Tras-os-Montes , o í^r. Leite^Veluo, e pela Província do Minho, o Sr. Marques Murta.

A (.'atuam afnniin a ente pedido. O Sr. Presidente: — O Sr. Alheira mandou para a Mesa ft seguinte declaiaçào de voto (leu-a.)

O Sr. 'VhJosi: — Pa.ece-me que a Lei de 5 de Março não er.tá approvada se não para texto da discussão; não se pôde dizer que se votou contra ella, por is>,o que ainda não foi approvada.

O Sr. AlhtiTa: — Mas a base dessa Lei e' i;m Subsidio por Parochia , e contra isso é que eu votei hontem , e como ella foi approvada para texto, foi aprovada a base, e é ess-a que eu rejeito.

O S,r. lrra>idenie: — Sena melhor icdigir a sua" declauição na forma porque foi feita a proposta.

O Sr. Alheira : — O texto e a LIM de 5 de Março, que tem por base o subsidio por Paiochia , contra isso é que votei, e e isso que diz a minha declaração.

O Sr. Ferrer : — Parece-me que pôde passar a declaração de voto, como está, e eu dou a razão; a Camará rejeitou o Projecto da Commissao, e adoptou por base da discussão a Lei de 5 de Março; o Sr. Deputado votou coTTtra o lodo, e quem vota contra o todo, vota contra a parte; ora a declara-ç/ão diz que votou contra, logo esta no seu direito, foi mandada lançar na acta.

O Sr. Pestana : — Mundo para a Mesa um reque-limenio que V. Ex.a niamJauí ler quando o julgar npportunamoiUe (dcllc $£ dará conla , quando iiuer segunda leilura.)

O Sr. Aguiar: —-Mando para a Me^a uma representação da Camará de Condeixa, na qual pede se lho conofda «m edifício pertencente ao convento de S. Marcos, para ueiJ-e estabelecer o local das suas Sessões.