O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

247

S. lix." «ao lhe dar resposta, e eu não costumo fazer ofiensas a pessoas que rn'as não merecem, nem mesmo áquellas que m'as merecem.

O Sr. Leonel Tavares: —. O Sr. Ministro do Reina pareceu fazer-me censura por eu contar aqui historias secretas ( O Sr. Ministro do Reino: — Censura ? Ora esta!...) Aquillo que eu contei não foi secreto; sou-be-o todo o Mundo. Ora, eu estava na precisão de dizer o motivo porque tinha demorado a minha In-terpellação tanto tempo. Eu sabia que era censurado por essa demora; sabia que ella se attribuia a causas que não eram verdadeiras; por consequência devia dizer a razão porque fui illudido e em que conr sistiu a illusâo; devia a mim mesmo esta satisfação para se não intender que tinha sido seduzido por alguma outra espécie de motivo. - •-•

O Sr. Ministro do Reino a final de contas explicou .essa tergiversação em que.andou tanto tempo a respeito do Governador Civil de Villa Real, dizendo, que ellè a tinha pedido: a isso respondo eu, que todas as pessoas quê me pediram que me calasse, não me.diziam, que o Governador Civil de Villa Real tinha pedido a sua demissão; foi. agora a primeira-vez que o ouvi; quando se me pedia que me calasse, não sé me dizia que o Governador Civil de Villa Real queria a demissão; dizia-se-me, que ellc a não queria, e que lhe era dada: não foi o Sr. Ministro do Reino que m'o disse, porque nunca fallei com,S. Ex.a a este respeito, mas foram as pessoas que me fallararn, c que me diziam expressamente, que o Governador .Civil de Villa lleal não queria a demissão, mas, que. se lhe havia de dar hão obstante isso..

O,Sr. Bardo das Lages: — Eu tinha pedido a

.,',..Q. Sr.'Presidente:—Mas nas Interpellações nào ha palavra sobre a ordem. Estão inscriptos para fal-lar sobre a Iiiterpellação os Srs. Ferreira Pontes, Barão'das Lages, Uebello da Silva, Moraes Soares,

Pessanha e Barjona. O Sr. Barjona jú não pôde falia r, mas eu consulto a Camará.

O Sr. Barão das Lagei:— Perdoe V. Ex.% são só duas palavras. A honra de um Cidadão illustre e de iim alto Funccionario do Estado exige que mande para a Mesa a Proposta que vou ler (Leu).

O Sr. Leonel: —-Isto e' matéria de grandíssima discussão (Sutsurró — Muito» Sr$. Deputados pedem a palavra sobre a ordem e para Requerimento).

O Sr. Presidente: — Não dou a palavra nem sobre a ordem, nem para Requerimento, nem para cousa nenhuma em quanto os Srs. Deputados não tomarem os seus logares-. - •

( Uma vo*: — Não ha numero).

O Sr. Presidente: —Vai-se verificar se ha numero. (Não ,havia numero). A primeira cousa .que devia fazer-se era perguntar á Camará se admittia esta Proposta, á-discussão, mas não podemos deliberar porque não.ha numero. ,

O Sr. Barão da» Lages: — Mas eii tenho direito para pedir a -Vi -Ex.a que dê seguimento a esta Proposta; na Sessão, de amanhã; ; ......

OvSr. Presidente:—?Eu creio que ainda não dei exemplo nesta Casa de deixar de'dar .seguimento a Proposta -.nenhuma» (Apoiados, geraes) j por consequência parece-me que era completa m ente inútil o pedido do Sr. Deputado. A ordem do dia para sab-bado, na primeira parte, é o Parecer da Com missão de Petições sobre o Requerimento do Sr. Adrião Acacio; em segundo logar e' a mesma que vinha para hoje, ,e na ultima hora Interpellações, dando-se então seguimento a esta Proposta. Esta levantada a Sessão. — Er a m cinco horas da tarde,

O RKDACTOR,

JOSD DE CASTRO rUBIRD DE MAOBDO.

N.° 14.

cm

1852.

.Presidência do Sr. Silva Sanchca.

—'Presentes 82 Srs. Deputados. Abertura — Ás onze horas e meia. " Acta — Approvada.-

CORRESPONDÊNCIA.

DECLARAÇÕES: — 1." Do Sr. Sebastião Manoel de Gouvêa — de que o Sr. José de Mello Caldeira não pôde comparecer á Sessão de hoje e a mais algumas por incornmodo de saúde. — A Camará jicou inteirada.

2.a Do Sr. J. Pedro de Almeida Pessanha — de que o Sr. José Manoel Ferreira, Deputado pelo circulo de Bragança, por incornmodo de saúde nào tem podido concorrer ás Sessões, o que fará logo que o estado da sua saúde lh'o permittir. — A Camará fi-c.oit inteirada.

3.a Do Sr. Simão José da Luz — .de que o Sr. Francisco Joaquim da Costa e Silva, não pôde comparecer á Sessão de hoje por incomrnodo de saúde.. — A Camará ficou inteirada.

OFFICIOS: —1." Do Sr. Deputado A. Albano, re-rnettendo uma certidão do seu Facultativo pela qual consta ter obtido sensível melhoramento, mas que ainda carece da continuação, e applicação dos mesmos meios curativos, e até mesmo dos banhos dê mar, e por isso não pôde vir occupar o seu logar, o que fará logo que lhe seja possível.-— A Camará fi-U inteirada.

2." Do Ministério dos Negócios Estrangeiros, participando que a Convenção Sanitária pedida pelo Sr-Barjona, fora apresentada em Lisboa em 8 do corrente, e que examinada neste Ministério, foi remet-tida em ofíicio datado de 12 do corrente ao do Reino para alli ser examinada antes de seguir os tramites constitucionaes; è logo que terminar, satisfará ao que pede o aucto.r das referidas moções.— Para a Secretaria.