O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 19 —

N.° 2.

SESSÃO DE 2 DE MAIO.

1854.

PRESIDENCIA DO SR. SILVA SANCHES.

Pouco depois do meio dia procedeu o sr. secretario Rebello de Carvalho á chamada, e verificou estarem presentes 77 srs. deputados.

O sr. Presidente: — Está aberta a sessão.

Entraram durante a sessão os srs. Archer, Lousada, Fontes Pereira de Mello, Lopes de Mendonça, Antonio Pereira de Menezes, Palmeirim, Fonseca Moniz. Jeremias, Bivar, Barroso, Costa e Silva, Bordallo, Pegado, Pessanha (João), Honorato Ferreira, Lobo de Avila, Souza Pinto Basto, José Estevão, Jacinto Tavares, José Maria de Abreu, Cazal Ribeiro, Emauz, e Albergaria Freire.

Faltaram com causa justificada os srs. Affonso Botelho, Vasconcellos o Sá, Fonseca Coutinho, Castro e Abreu, Cesar de Vasconcellos, Corrêa Caldeira, Antonio Emilio, Lage, Pitta, Aristides Abranches, Dias e Souza, Basilio Alberto, Silva Maya, D. Diogo de Souza, D. Francisco de Almeida, Francisco Damazio, Nazareth, Silva Pereira (Frederico), Palma, João Damazio, Fonseca Castello-Branco, Pessanha (José), Ferreira de Castro, Baldy, Silva Vieira, Vellez Caldeira, Paredes, Placido de Abreu, Moraes Soares, Pinto da França, Northon, e Visconde de Castro e Silva.

Faltaram sem causa conhecida os srs. Antonio Feio, Calheiros, Conde de Saldanha, Carneiro, Magalhães Coutinho, Marçal, Queiroz, e Passos.

O sr. Secretario Tavares de Macedo leu a acta da sessão antecedente, que foi approvada sem reclamação.

CORRESPONDENCIA.

OFFICIOS: — 1.º Do ministerio do reino, acompanhando uma relação do pessoal do lyceu nacional de Villa-Real, satisfazendo assim a um requerimento do sr. Alves Martins. — Para a secretaria.

2.º Do mesmo ministerio, dando as informações que foram pedidas pelo sr. Francisco Joaquim Maya sobre ã quantia de papel-moeda, ou outra especie, existente na caixa filial do banco de Portugal, no Porto, alli entregue pela junta do deposito publico da mesma cidade. — Para a secretaria.

3.º Do ministerio da marinha e ultramar, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, os requerimentos dos officiaes de marinha, José Pedro Marcellino Schultz, Ladislau Benevenuto dos Santos, Estevão Gonçalves Torres, e Jeronymo Emiliano Arnaut, em que pedem reparação da refórma. — Á commissão de marinha.

4.° Do ministerio das obras publicas, acompanhando 125 exemplares do boletim n.º 2 deste ministerio. — Mandaram-se distribuir.

REPRESENTAÇÕES: — 1.ª Dos professores de instrucção primaria do districto de Leiria, pedindo que a camara acuda de prompto ao estado lastimoso em que se acha o professorado primario, augmentando-lhe os seus ordenados, e assegurando-lhe as garantias que a justiça e a civilisação demandam. — Á commissão de instrucção publica.

2.ª Dos mesarios da confraria do Santissimo Sacramento da freguezia de S. Salvador de Torres Novas, reclamando contra a lei de contribuição de repartição na parte em que sujeita a serem collectados os bens das confrarias do Santissimo Sacramento. — Á commissão de fazenda.

3.ª Da junta de parochia e habitantes da freguezia de Rebordello, reclamando contra o decreto de 31 de dezembro de 1853, na parte em que desannexou esta freguezia do concelho de Celorico de Basto e a uniu ao de Amarante. — A commissão de estatistica.

EXPEDIENTE

A QUE PELA MESA SE DEU DESTINO.

REQUERIMENTO: — Requeiro que, pela repartição competente, seja convidado o governo a informar esta camara sobre os seguintes pontos:

1.° Quaes as diligencias que nestes ultimos tempos tem sido empregadas, por parte do governo, para promover a creação e o melhoramento do gado cavallar.

2.° Se o governo tem intenção de estabelecer a corrida de cavallos, como incentivo para o melhoramento das raças.

3.° Se neste ultimos annos tem sido importados dos paizes estrangeiros alguns animaes reprodutores, de boa raça cavallar.

4.° Qual o estado actual de conservação, ou de melhoramento da especie cavallar das raças de Alter, da Beira, do Ribatejo e de Miranda.

5.º Qual systema é actualmente adoptado para a remonta da nossa cavallaria. = Silvestre Ribeiro.

Foi enviado ao governo.

Proposta: — Proponho que, na discussão da generalidade de qualquer projecto, o sr. presidente, logo que tenham fallado 3 oradores prò e outro 3 contra, consulte a camara sobre se a materia se acha sufficientemente discutida. E que, resolvido negativamente, só termine a discussão pela fórma ordinaria = Santos Monteiro.

Foi admittida.

O sr. Pinto de Almeida: — Sr. presidente, intendo que esta proposta não deve entrar em discussão, sem primeiramente ser ouvida a commissão do regimento; porque propostas menos importantes tem sido remettidas a esta commissão. Parece-me, pois que a camara deve concordar em que a respeito desta se siga o mesmo methodo. Por isso proponho que v. ex.ª consulte a camara sobre este meu pedido.

O sr. Presidente: — É sobre este adiamento que versa agora a discussão.

O sr. Santos Monteiro: — Eu concordo em que a minha proposta vá á commissão do regimento, porque não quero surprehender a camara; mas o que eu peço, é que esta illustre commissão dê um parecer sobre ella; e que não aconteça o que eu tenho visto,

2*