O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 95 —

cos de dias não tem logar; e a primeira vez que lai acontece. Se não está determinado positivamente no regimento da casa, pelo menos, é a practica constante desde que ha corporações de similhante natureza; não se vem fazer declarações cinco ou seis dias depois de se votar. (Apoiados)

O sr. Presidente: — Não havendo duvida a respeito da declaração de voto do sr. Vellez Caldeira, lança-se na acta. Quanto á do sr. Bordallo, sobre que se suscitaram algumas duvidas, vou consultar a camara.

Resolveu-se que tambem fosse lançada na acta.

O sr. Presidente: — A grande deputação que, em conformidade da resolução da camara havia, logo que Sua Magestade Imperial chegasse ao Tejo, apresentar-lhe a renovação do sentimento expressado na mensagem de 16 de fevereiro, e assistir ao enterro de Sua Alteza Imperial a Princeza D. Maria Amelia, cumpriu o que pela camara lhe foi determinado.

A mensagem que apresentou a Sua Magestade Imperial a bordo do vapor que a conduziu ao Tejo, é a que passo a lêr.

«Senhora! — A camara dos deputados vem ante Vossa Magestade Imperial ratificar os sentimentos de profunda magoa, que a Vossa Magestade Imperial manifestou na sua mensagem de 16 de fevereiro.

Sua dôr, pelo funestissimo acontecimento, que motivou aquella mensagem, é tão viva hoje, como então o era, e será ião duravel como a causa que a desperta.

Lenitivo só a presença de Vossa Magestade Imperial poderia causar-lh'o, porque Vossa Magestade Imperial, distinctissima pelo complexo das mais sublimes virtudes, e, de mais a mais, a augusta Viuva do excelso hei o sr. D. Pedro IV, do Libertador Duque de Bragança de muito saudosa memoria, e carinhosa Mãe da nunca assás chorada Princeza D. Maria Amelia.

Vossa Magestade Imperial é pois suspirada pelos Portuguezes, quando está ausente, e muito bem vinda quando regressa, como é sempre desejada a sua permanencia entre elles.

Queira o Ceo que, pela constante, muito espontanea, e a mais pura homenagem de seus respeitos e amor, elles possam concorrer para que Vossa Magestade Imperial sinta menos pesado o desgosto que a opprime.

Tal é, Senhora, o mais ardente desejo da camara dos deputados, que a Vossa Magestade Imperial respeitosamente pede haja de tambem acceitar sua cordoa! saudação pela chegada de Vossa Magestade Imperial.»

Sua Magestade Imperial dignou-se responder por escripto da maneira seguinte:

.4 Senhores: — O novo testimunho de saudade e respeito que a camara dos deputados da nação portugueza acaba de tributar aos restos mortaes de minha adorada Filha, empenha cada vez mais a minha viva e eterna gratidão.»

Quererá a camara, acêrca desta resposta, resolver o que resolveu acêrca da primeira? (Muitos apoiados) Então consigna-se na acta que foi ouvida com profundo reconhecimento; o transcrever-se-ha por extenso tanto a resposta como a mensagem; guardando-se no archivo junto á outra, com data de 2 de março; e publica-se no Diario do Governo. (Muitos apoiados.)

CORRESPONDENCIA

Declarações: — Do sr. Mello Soares, participando que o sr. Passos (Manoel) não comparece á sessão de hoje, por motivo de molestia. — Inteirada.

2. Do sr. Frederico Guilherme, participando que o sr. Torquato Maximo não comparece á sessão de hoje, por molestia. — Inteirada.

3. Do sr. Palma, participando que o sr. Garcia Peres, por justo impedimento não comparece á sessão de hoje, e talvez a mais algumas. — Inteirada.

Officios: — 1. Do sr. Guerreiro, participando que achando-se doente, não póde fazer parte da grande deputação, que ha-de ir cumprimentar Sua Magestade Imperatriz, e pedindo que o sr. presidente nomeie outro deputado para o substituir. — Inteirada.

O sr. Presidente: — Tendo recebido este officio no dia 11; e lendo recebido tambem uma communicação do sr. José Xavier de Moraes Pinto, participando igualmente que por incommodo de saude, não podia fazer parte da grande deputação, nomeei, em logar destes senhores, os srs. Antonio de Mello Breyner, e Pinheiro Ozorio para fazerem parte da deputação.

2.º Do sr. Fonseca Coutinho, participando que em consequencia do seu máo estado de saude, que exige tractamento um pouco demorado; e tendo de tractar negocios domesticos urgentes, pede por isso licença para se ausentar da camara, pelo resto da actual sessão. — Concedeu-se a licença pedida.

3. Do sr. Calheiros, participando que lhe não é possivel comparecer hoje, nem ás seguintes sessões até á proxima terça feira, por ter de saír fóra da capital a negocio urgente. — Inteirada.

4.º Do ministerio do reino, dando as informações que lhe foram pedidas pela commissão de fazenda, sobre a pertenção dos empregados das repartições extinctas, com exercicio na secretaria do conselho gera] de beneficencia. — Á commissão de fazenda.

5.º Do-mesmo ministerio, dando as informações que foram pedidas pelo sr. Silvestre Ribeiro, sobre divisão territorial dos concelhos de Santa Cruz e Machico, na ilha da Madeira. — Para a secretaria.

6.º Do ministerio da marinha e do ultramar, dando as informações que lhe foram pedidas, sobre se os barcos de vapôr pertencentes á armada lêem a força e capacidade necessarias para fazerem a carreira de Angola, satisfazendo a um requerimento do sr. Arrobas. — Para a secretaria.

7. Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos que lhe foram pedidos, sobre a representação dos empregados de Loanda, acêrca do pagamento de seus vencimentos em moeda forte. — Á commissão do ultramar.

REPRESENTAÇÕES: — 1.ª Da camara municipal de Pinhel, pedindo que se mande construir uma estrada desde a Barca de Alva, passando por Pinhel e Celorico, até Foz-Dão, fazendo tambem um ramal de estrada do Pinhel até á Meda, e uma ponte no Maçoeime. A commissão das obras publicas.

2.ª Da camara municipal de Villa Real de Santo Antonio, pedindo novamente, que em uma ou mais alfandegas do Algarve, particularmente na de Villa Real de Santo Antonio, sejam admittidos os tecidos de algodão estrangeiros. — As commissões de fazenda e de commercio e artes.

3.ª Do conselho escolar da escola medico-cirurgica do Porto, offerecendo alguns dados e noções