O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 5

SESSÃO DE 4 DE MAIO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada—presentes 55 srs. deputados.

Entraram antes do meio dia — os srs. Balduino, Azevedo e Cunha, Faria Maia, Barão das Lages, Abranches, Mousinho de Albuquerque, Costa Lobo, Polido, Soares Franco, Pessoa de Amorim, Santos Silva, Vaz Preto, Sousa Machado, Ferreira de Mello, Maia, Frazão, Vaz Monteiro, Paes de Figueiredo, e Canã.

Entraram depois do meio dia — os srs. Alves Martins, Sá Nogueira, Dias de Azevedo, Lousada, Arrobas, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Dias e Sousa, Carlos Bento, Pinto Coelho, Silva e Cunha, Faustino da Gama, Frederico de Mello, Bivar, Gavicho, Faria Junior, Pereira e Carvalho, Sant’Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Costa Xavier, Sequeira Pinto, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Simas, Lobo d'Avila, Barbosa e Silva, Infante Pessanha, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Luz, Mendes Leal Junior, Rebello da Silva, Camara Leme, Luiz de Castro, Freitas Branco, Browne, Paulo Romeiro, Charters, S. J. de Carvalho.

Não compareceram—os srs. Alexandre de S. Thomás, Ferreira Lima, Heredia, Antonio Emilio, Avila, Seabra, Pinto de Albuquerque, Couceiro, Barão de Almeirim, Garcez, B. C. do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Conde de Valle de Reis, Custodio de Faria, Garcia Peres, Palha, Barrozo, Alves Vicente, Chamiço, Senna Fernandes, Palma, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Judice, Reis e Vasconcellos, Oliveira Baptista, Julio Ferreira, Justino Pinto Basto, Menezes e Vasconcellos, Julio Guerra, Balthazar de Campos, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, Fernandes Thomás, Ferrer, e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura — ás onze horas e tres quartos. Acta—approvada.

DECLARAÇÕES

1. º—Do sr. Sampaio e Mello, de que por incommodo de saude não póde assistir á sessão de hontem.

A camara ficou inteirada.

2. º—Do sr. Pinto de Almeida, de que o sr. Reis e Vasconcellos não póde assistir á sessão de hoje e a mais algumas por justo motivo.

A camara ficou inteirada.

3. º—Do sr. Sousa Sampaio, de que não póde comparecer na sessão de hontem.

A camara ficou inteirada.

4. º—Do sr. Senna Fernandes, de que por incommodo de saude não póde comparecer á sessão de hoje e a mais algumas. A camara ficou inteirada.

5. º—Do sr. Balduino, de que. o sr. Rebello Cabral não póde comparecer á abertura da sessão de hoje por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIO

Do ministerio do reino, acompanhando dois exemplares impressos do decreto de 18 de abril ultimo, e programma approvado por decreto de 23 do mesmo mez, relativos ao proximo consorcio entre Sua Alteza a Serenissima Senhora Infanta D. Maria Anna, e Sua Alteza Real o Serenissimo Principe Jorge de Saxonia.

A camara ficou inteirada.

REPRESENTAÇÃO

Da camara municipal de Lamego, pedindo que evolam os fundos necessarios para a continuação da estrada de Lamego a Vizeu.

Foi a commissão de obras publicas.

O sr. Presidente: — Vae ler-se uma proposta do sr. Xavier da Silva, que não teve hontem vencimento sobre ser admittida á discussão, para se consultar agora a camara se a admitte.

É a seguinte

PROPOSTA

Proponho que em quanto se não concluir a discussão do projecto n.° 112 da lei eleitoral, se designe uma ou duas sessões nocturnas em cada semana. — Xavier da Silva.

Não houve vencimento.

O sr. Henriques Secco: — (Leu.)

Vozes: — Ordem! Ordem! Não se podem ler discursos, o regimento proíbe-o.

O sr. Presidente: — O sr. deputado é cavalheiro, e ha de reconhecer que esta completamente fóra da ordem.

O Orador: — As expressões que soltei em referencia á commissão, se as soltei sem as dever soltar, e admitto que sim, retiro-as; mas desejava que nem v. ex.ª, nem o sr. deputado secretario, nem o sr. deputado por Castello Branco me não tivessem feito injuria dizendo que eu era menos bem educado, porque me preso de cumprir sempre os meus deveres para com as outras pessoas.