O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

613

SESSÃ0 DE 11 DE SETEMBRO DE 1871

Presidencia do ex.mo sr. Antonio Ayres de Gouveia

Secretarios — os srs.

D. Miguel Pereira Coutinho

Ricardo de Mello Gouveia

Summario

Apresentação de requerimentos — Declaração, feita pelo sr. marquez d'Avila e de Bolama, de que o ministerio presidido por s. ex.ª tinha pedido a demissão.

Chamada — 39 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — os srs.: Adriano Machado, Osorio de Vasconcellos, Alfredo da Rocha Peixoto, Cerqueira Velloso, Ayres de Gouveia, Correia Caldeira, Barros e Sá, Boavida, A. J. Teixeira, Antonio Julio, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Cau da Costa, Barão do Rio Zezere, Francisco Mendes, Correia de Mendonça, F. M. da Cunha, Pinto Bessa, Sant'Anna é Vasconcellos, Santos e Silva, Candido de Moraes, Barros e Cunha, J. J. de Alcantara, Ribeiro dos Santos, Pinto de Magalhães, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Dias de Oliveira, Rodrigues de Freitas, Menezes Toste, Nogueira, Pires de Lima, Manuel da Rocha Peixoto, Alves Passos, Mariano de Carvalho, D. Miguel Coutinho, Placido de Abreu, Ricardo de Mello, Thomás de Carvalho.

Não compareceram — os srs.: Agostinho da Rocha, Albino Geraldes, Anselmo Braamcamp, Pereira de Miranda, Teixeira de Vasconcellos, Soares e Lencastre, Arrobas, Barjona de Freitas, Falcão da Fonseca, Saraiva de Carvalho, Carlos Bento, Carlos Ribeiro, Claudio Nunes, Conde de Villa Real, Pinheiro Borges, Eduardo Tavares, Vieira das Neves, Francisco de Albuquerque, Francisco Costa, Camello Lampreia, Caldas Aulete, Silveira Vianna, Van-Zeller, Guilherme de Abreu, Gomes da Palma, Silveira da Mota, Perdigão, Jayme Moniz, Franco Frazão, Mártens Ferrão, Assis Pereira de Mello, Melicio, Vasco Leão, Lobo d'Avila, J. A. Maia, Cardoso Klerk, Dias Ferreira, Figueiredo de Faria, José Luciano, Costa e Silva, Moraes Rego, J. M. dos Santos, Sá Vargas, Mello Gouveia, Mexia Salema, Teixeira de Queiroz, José Tiberio, Lourenço de Carvalho, Luiz de Campos, Camara Leme, Affonseca, Pinheiro Chagas, Paes Villas Boas, Thomás Lisboa, Cunha Monteiro, Pedro Roberto, Thomás Bastos, Visconde de Montariol, Visconde de Moreira de Rey, Visconde dos Olivaes, Visconde de Valmór, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Abertura — A uma hora da tarde.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTS

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

Officios

1.° Do ministerio da justiça, remettendo alguns esclarecimentos pedidos pelo sr. deputado Manuel Joaquim Alves Passos.

Para a secretaria.

2.º Do ministerio da marinha, remettendo, para serem publicadas no Diario, as consultas dadas aquelle ministerio pelos conselhos das escolas polytechnica, naval e do exercito, ácerca do observatorio astronomico de marinha.

Para a secretaria.

3.° Do sr. Joaquim Alves Matheus, agradecendo o convite que se lhe fizera para vir defender a sua eleição, e declarando não aceitar esse convite, por confiar na justiça da camara.

Para a secretaria.

Representação

Da camara municipal do concelho do Crato, pedindo auctorisação para applicar uma quantia que existe no seu cofre de viação municipal a construcçâo de uma estrada de 1.º classe.

Á commissão respectiva.

Requerimento

Requeiro que, pelo ministerio do reino, sejam enviados a esta camara os seguintes esclarecimentos:

1.° Copia do documento em que se deu conta do resultado da visita feita, em conformidade da lei, ao navio Flor de Vez, e que saíu em abril proximo passado do porto de Lisboa com passageiros;

2.º Documentos analogos relativos aos navios Claudina e Linda, que saíram em maio e junho ultimos tambem de Lisboa, com passageiros;

3.° Documentos analogos relativos aos navios saídos para o Rio de Janeiro, da cidade do Porto, nos mezes de maio, junho, julho e agosto do corrente anno.

Sala das sessões, em 9 de setembro de 1871. = 0 deputado, Antonio Augusto Pereira de Miranda.

Foi remettido ao governo.

Nota de interpellação

Desejo interpellar o sr. presidente do conselho e ministro do reino sobre as occorrencias que se deram ultimamente com a barca Feliz União, a proposito do numero de passageiros que aquelle navio devia transportar, precisando antes de se realisar a interpellação que sejam enviados a esta camara os documentos que tenho pedido a tal respeito.

Sala das sessões, em 9 de setembro de 1871. = O deputado, Antonio Augusto Pereira de Miranda.

Mandou-se fazer a devida communicação.

Participação

1.ª Participo a v. ex.ª que por incommodo de saude não poderei comparecer por alguns dias ás sessões da camara.

Sala das sessões, em 9 de setembro de 1871. = 0 deputado, Manuel Thomás Lisboa.

Inteirada.

2.ª Participo ter faltado ás sessões dos dias 6 e 8 por incommodo de saude.

Sala das sessões, em 9 de setembro de 1871. = José de Menezes Toste.

Inteirada.

SEGUNDAS LEITURAS

Proposta

Proponho que sejam convidados os srs. ministros da guerra, marinha e justiça a comparecerem n'esta camara antes da ordem do dia.

Sala das sessões, em 9 de setembro de 1871. = Alberto Osorio de Vasconcellos, deputado por Trancoso.

O sr. Osorio de Vasconcellos: — Pelas noticias que tenho lido nos jornaes de hoje parece-me inutil essa proposta, e por isso peço a v. ex.ª que consulte a camara sobre se me permitte retira-la.

Consultada a camara, resolveu affirmativamente.

O sr. A. J. Teixeira: — Mando para a mesa os seguintes requerimentos (leu).

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Marquez d'Avila e de Bolama): — Pedi a palavra para declarar a v. ex.ª, que o ministerio julgou conveniente depor nas mãos de Sua Magestade as pastas que lhe haviam sido confiadas. Sua Magestade houve por bem aceitar a exoneração pedida, e encarregou o sr. conselheiro Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello de formar o novo gabinete.

É inutil acrescentar, que emquanto não estiver formada a nova administração os ministros actuaes continuam encarregados do expediente.

O sr. Presidente: — A camara sabe que hoje era o dia destinado para se realisarem as interpellações annunciadas

35