O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

615

SESSÃO DE 12 DE SETEMBRO DE 1871

Presidencia do ex.mo sr. Antonio Correia Caldeira, vice-presidenle

Secretarios — os srs.

D. Miguel Pereira Coutinho

Ricardo de Mello Gouveia

Summario

É levantada a sessão depois do expediente, em consequencia de não estar ainda formado o novo ministerio.

Chamada — 38 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — os srs.: Adriano Machado, Agostinho da Rocha, Alfredo da Rocha Peixoto, Braamcamp, Cerqueira Velloso, Correia Caldeira, Boavida, Saraiva de Carvalho, Claudio Nunes, Pinheiro Borges, Francisco de Albuquerque, Francisco Mendes, Correia de Mendonça, Pinto Bessa, Van-Zeller, Frazão, Santos e Silva, Mártens Ferrão, Candido de Moraes, Assis Pereira de Mello, Melicio, Barros e Cunha, Pinto de Magalhães, J. A. Maia, Bandeira Coelho, Dias de Oliveira, Figueiredo de Faria, Menezes Toste, Nogueira, Mexia Salema, José Tiberio, Luiz de Campos, Pires de Lima, Manuel da Rocha Peixoto, Alves Passos, Pinheiro Chagas, D. Miguel Coutinho, Ricardo de Mello, Visconde de Moreira de Rey, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Não compareceram — os srs.: Osorio de Vasconcellos, Pereira de Miranda, Teixeira de Vasconcellos, Ayres de Gouveia, Soares e Lencastre, Barros e Sá, A. J. Teixeira, Antonio Julio, Arrobas, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Cau da Costa, Falcão da Fonseca, Barão do Rio Zezere, Carlos Bento, Carlos Ribeiro, Conde de Villa Real, Eduardo Tavares, Fortunato das Neves, Francisco Costa, Camello Lampreia, Caldas Aulete, F. M. da Cunha, Guilherme de Carvalho e Abreu, Gomes da Palma, Silveira da Mota, Perdigão, Sant'Anna e Vasconcellos, Jayme Moniz, J. J. Alcantara, Ribeiro dos Santos, Vasco Leão, Lobo d'Avila, Baptista d'Andrade, Cardoso Klerk, Dias Ferreira, Rodrigues de Freitas, José Luciano, Costa e Silva, J. M. dos Santos, Sá Vargas, Mello Gouveia, Teixeira de Queiroz, Lourenço de Carvalho, Camara Leme, Affonseca, Paes Villas Boas, Thomás Lisboa, Mariano de Carvalho, Cunha Monteiro, Pedro Roberto, Placido da Cunha e Abreu, Thomás de Carvalho, Thomás Bastos, Visconde de Montariol, Visconde dos Olivaes, Visconde de Valmór.

Abertura — Á uma hora e meia da tarde.

Acta—Approvada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

Officio

Do ministerio da guerra, remettendo alguns esclarecimentos pedidos pelo sr. Mariano de Carvalho.

Para a secretaria.

Requerimentos

1.º Requeiro se peça ao ministerio do reino:

I. Copia das actas das congregações finaes da faculdade de mathematica da universidade, relativas aos annos de 1867, 1868, 1869, 1870 e 1871;

II. Copia do relatorio ácerca dos trabalhos do anno lectivo findo, dirigido pelo professor de astronomia da universidade ao reitor do mesmo estabelecimento;

III. Copia de todos os documentos que haja no ministerio do reino, e na secretaria da universidade e da faculdade de mathematica, com relação á projectada reforma do observatorio astronomico de Coimbra.

Sala das sessões, 11 de setembro de 1871. = Antonio José Teixeira.

2.° Requeiro se peça com urgencia ao ministerio da marinha e do ultramar:

1. Copia da guia e officio passados por este ministerio,

em 28 de agosto de 1869, ao coronel Theotonio Maria Coelho Borges, a fim de que este official ficasse pertencendo ao ministerio da guerra, visto que tinha adquirido direito, pelos seus serviços feitos na Africa, a passar para o quadro do exercito;

II. Copia do tratado de paz celebrado com o Jaga e mais regulos de Cassange, em 22 de setembro de 1864;,

III. Copia do decreto da exoneração do mesmo official Borges, dos cargos que exerceu na provincia de Angola;

IV. Copia da proposta do ministerio da marinha, que deu logar ao decreto que agraciou o referido official com a com-menda de Nosso Senhor Jesus Christo, e com o grau de cavalleiro de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa, em consequencia dos serviços prestados nos governos do Ambriz, Bembe e Congo;

V. Relação circumstanciada de todos os serviços prestados em Africa pelo referido official;

VI. Quaesquer outros documentos relativos ao mesmo coronel Theotonio Maria Coelho Borges, que porventura haja no ministerio da marinha.

Sala das sessões, 11 de setembro de 1871. = Antonio José Teixeira.

Foram remettidos ao governo.

Participação

Declaro que por motivo justificado não compareci nas sessões de 8 o 9 do corrente.

Sala das sessões, 11 de setembro de 1871. = Antonio José Teixeira.

Inteirada.

O sr. Presidente: — Não havendo sobre a mesa aviso nenhum official de que o novo ministerio esteja constituido, entendo que, segundo a pratica usada e até agora nunca interrompida, se deve encerrar esta sessão e reunirmos-nos ámanhã á mesma hora para, no caso de haver participação de estar o ministerio constituido, podermos então continuar os nossos trabalhos. Se os srs. deputados estão de accordo, em que se proceda assim, levanto a sessão (apoiados).

O sr. Franoisco de Albuquerque: — Declaro a v. ex.ª que não tenho podido comparecer ás ultimas sessões por incommodo de saude.

O sr. Pinheiro Borges: — Tendo necessidade de saír para fóra de Lisboa, peço a v. ex.ª que consulte a assembléa sobre se consente que eu esteja ausente da camara por oito ou dez dias (apoiados).

O sr. Presidente: — Manda-se lançar na acta a declaração do sr. deputado. Está encerrada a sessão. Era pouco mais de hora e meia da tarde.

36