O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 25 DE MAIO DE 1882

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os srs.

Augusto Cesar Ferreira de Mesquita
Francisco de Paula Gomes Barbosa

SUMMARIO

O sr. Dantas Baracho refere-se ás occorrencias que se deram entre alguns estudantes e a policia civil. Toma parte n'este incidente o sr. Mariano de Carvalho. Responde o sr. ministro das obras publicas. Por proposta do sr. Luiz de Lencastre resolve-se adiar o incidente até virem á camara os documentos officiaes. Usam da palavra para explicações a este respeito, os srs. Fuschini, Emygdio Navarro e ministro das obras publicas. - Na ordem do dia continua, a discussão do projecto de lei n.° 95, na generalidade. Fallam os srs. Palmeirim o Saraiva de Carvalho, que fica ainda com a palavra.- O sr. ministro das obras publicas apresenta uma proposta de lei, auctorisando o governo a mandar emittir inscripções de assentamento a favor de Robert Studart Wold, pela importancia correspondente a dez bonds extraviados, no total de 2:000 libras do fundo de 1853.- O sr. Filippe do Carvalho, obtendo a palavra para um negocio urgente, chama a attenção do governo ácerca de um terramoto que houve na ilha do Faial no dia 3 do corrente, o pede que sejam dadas as necessarias providencias. Responde o sr. ministro do reino. Toma parte n'este incidente o sr. Avila.

Abertura - Ás duas horas da tarde.

Chamada - 53 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Lopes Vieira, Alberto Pimentel, Sarrea Prado, Gonçalves Crespo, Pereira Côrte Real, A. J. d'Avila, Cunha Bellem, Santos Viegas, Pinto do Magalhães, Ferreira de Mesquita, Pereira Leite, Saraiva do Carvalho, Trajano do Oliveira, Augusto de Castilho, Castro e Solla, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Brito Côrte Real, Eugenio de Azevedo, Firmino Lopes, Vieira das Neves, Monta e Vasconcellos, Coelho e Campos, Freitas e Oliveira, Jeronymo Osorio, Rodrigues da Costa, Brandão e Albuquerque, Sousa Machado, J. A. Gonçalves, J. J. Alves, Amorim Novaes, Avellar Machado, José Frederico, Figueiredo de Faria, J. M. Borges, José de Saldanha (D.), Pinto Leite, Luciano Cordeiro, Luiz do Lencastre, Gonçalves de Freitas, Luiz Palmeirim, Bivar, Luiz da Camara (D.), Rocha Peixoto, M. J. Vieira, Mariano de Carvalho, Guimarães Camões, Pedro Martins, Dantas Baracho, Visconde de Balsemão, Visconde de Porto Formoso e Visconde da Ribeira Brava.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abilio Lobo, Sousa Cavalheiro, Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, Sousa e Silva, Ignacio da Fonseca, A. J. Teixeira, Antonio Maria de Carvalho, Mello Ganhado, Pereira Carrilho, Seguier, Postch, Fuschini, Fonseca Coutinho, Zeferino Rodrigues, Barão de Ramalho, Borja, Cypriano Jardim, Emygdio Navarro, Pinto Basto, Filippe de Carvalho, Gomes Teixeira, Francisco Patricio, Gomes Barbosa, Wanzeller, Correia Arouca, Guilherme do Abreu, Silveira da Motta, Illydio do Valle, Jayme da Costa Pinto, Franco Frazão, J. A. Pinto, Snarnichia, Ferreira Braga, Ribeiro doe Santos, Ferrão Castello Branco, José Bernardino, Borges de Faria, Dias Ferreira, Elias Garcia, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, José Luciano, Ferreira Freire, Sousa Monteiro, Vaz Monteiro, Pereira de Mello, Malheiro, Manuel d'Assumpção, Correia de Oliveira, Silva e Matta, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Miguel Dantas, Miguel Candido, Miguel Tudella, Pedro Correia, Pedro Franco, Tito de Carvalho e Visconde de Reguengos.

Não compareceram á sessão os srs.: - Agostinho Fevereiro, Azevedo Castello Branco, Conde na Foz, Conde de Sobral, Conde de Thomar, Diogo de Macedo, Estevão de Oliveira Junior, Hermenegildo da Palma, J. A. Neves, Ponces de Carvalho, Rosa Araujo, Teixeira de Queiroz, J. M. dos Santos, Lopo Vaz, Aralla e Costa, M. P. Guedes, Guedes Bacellar, Vicente da Graça, Pedro Roberto, Barbosa Centeno e Visconde de Alentem.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Representação

Da junta geral do districto do Porto, mostrando a necessidade de ser approvada a proposta de lei n.° 64-E, que tem por fim ligar o caminho de ferro do Douro com a linha de Salamanca na Barca de Alva.

Apresentada pelo sr. presidente da camara, enviada á commissão do obras publicas, o mandada publicar no Diario do governo.

O sr. Sarrea Prado: - Mando para a mesa uma participação.

Leu-se na mesa a seguinte:

Participação

Participo a v. exa. o á camara, que o sr. deputado Manuel Pedro Guedes não compareceu hontem á sessão, falta hoje, e faltará ainda a mais algumas sessões, por motivo de doença. = O deputado, A. da Sarrea Prado.

Á secretaria.

O sr. Ferreira Braga: - Mando para a mesa o seguinte projecto de lei.

(Leu.)

O sr. Visconde da Ribeira Brava: - Mando para a mesa uma participação.

Leu-se na mesa a seguinte:

Participação

Participo a v. exa. e á camara, que o sr. deputado condo da Foz não tem comparecido ás sessões por motivo justificado. = O deputado, Visconde da Ribeira Brava.

Á secretaria.

Leu-se na mesa a ultima redacção dos projectos i?.05 17õ e ISO.

Foi approvada.

Foram enviados os projectos para a outra camara.

O sr. Dantas Baracho: - Sr. presidente, pedi a palavra para chamar a attenção do governo sobre um facto, para o qual tambem hontem chamou a attenção do ministerio o sr. deputado Mariano de Carvalho. Refiro-me ao que está succedendo na escola polytechnica.

Tendo hontem, como eu disse, o sr. Mariano de Carvalho chamado a attenção do governo para os acontecimentos escolares, fazendo a historia dos factos como lhe foram narrados por uma commissão do estudantes, e, tendo eu hoje conhecimento, pelos jornaes publicados pela manhã, de que nove ou dez academicos tinham sido presos e submettidos ao tribunal correccional, tive interesse em saber como se tinham passado esses factos nos seus pormenores, e fui ao governo civil informar-me das occorrencias que se tinham dado.

Foram-me ali fornecidas pelo sr. commissario geral de policia todas as informações que desejava, o que não é de estranhar, visto que os factos occorridos estão já submettidos ao tribunal judicial, e, portanto, não ha segredo de policia a manter-se.

O sr. Mariano de Carvalho tinha dito hontem, que a po-

Sessão de 25 de maio de 1882. 96