O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 150-

tancias que n'ella se dão, não se póde remed.ar senão por uma reforma larga, e um estudo serio (muito meditado.

Hoje encontra-se a desporproção nas diversas moedas de ouro com relação a prata, e esta desproporção excede a 1:16 ½

Ora quando as nossas circumstancias são estas, quando a legislação que rege as nossas moedas não provem de systema algum, nem se deriva de pensamento nenhum, quando ha uma desproporção alta em relação ao valor que os metaes teem lio mercado, o que convem fazer segundo a minha opinião, é simplesmente limitar-nos a este estado de transição, até se chegar á resolução radical do problema.

A commissão de fazenda viu bom que não havia uma resolução radical do problema no projecto que se apresenta: viu bem que o projecto que hoje se discute, parece contrariar os bons principios economicos; mas entendeu tambem que muitas vezes um bom principio, ligado a um erro póde produzir um grande mal Não sei se digo um grande paradoxo, mas tenho para mim que dois erros entre os quaes haja harmonia, pode produzir menos mal, do que um bom principio ligado a um erro. A legislação das nossas moedas, como digo, não tem base alguma certa e verdadeira, e n'este estado em une se acha, irmos admitir em toda a sua amplitude, um principio reconhecido como verdadeiro. e deixarmos livre segundo as conveniencias particulares, a importação dos me taes, parece-me haver n'isto uma grande inconveniencia.

Passando ás razões que a illustre commissão de commercio e aries deu para a não adopção do projecto em questão vejo que a commissão intendeu que dá uma calamidade a expoliação da pinta, e n'isto vejo que não está muito de accordo com um dos seus membros, que tomou a palavra n'esta questão. Se a illustre commissão negasse que a exportação da prata era um mal, então comprehendia facilmente as suas conclusões; mas a commissão intendeu que era um mal a expoliação da prata, e chamou-lhe — uma verdadeira calamidade Vozes: — Deu a hora.) Se a camara permitte, eu concluo, porque não desejo levar a palavra para casa; tenho muito pouco mais que dizer depois do que já referi. (Apoiados)

Como dizia, não me parece que seja completamente exacta a appreciação que a commissão fez dos factos em relação a este caso. O facto de ter cessado quazi completamente a expoliação da praia poias alfandegas, não valia nada, ou não era nada para admirar, porque o fim a que tendia o direito de 1:000 reis por marco, era evitar a exportação da prata; mas se combinarmos este facto com o da amoedação da prata durante dois annos em maior escala que a que linha tido logar nos dois annos anteriores, sem haver razão alguma conveniente para isso, porque é preciso notar que já depois de 11551 e 1852, já depois de haver uma certa depreciação no ouro, e quando não havia razão nenhuma especial, que podesse determinar a amoedação da prata, quando o nosso systhema monetario continuava com todos os defeitos; apesar de todas estas circumstancias, digo, se o primeiro facto não provava nada, a combinação d'estes dois factos não póde deixar de provar alguma cousa: e sendo a praia uma mercadoria de muito valor, não posso comprehender que ella se contrabandie por um premio de risco tão pequeno.

Sr. presidente, eu vou terminar porque a camara esta fatigada. Pedi a palavra mais por ter assignado o parecer da commissão de fazenda, e querer justificar a minha assignatura, do que para outra coisa, por isso que agora não se tracta da solução da nossa questão monetaria, mas em quanto se não tracta della, declaro que não tenho duvida em prestar o meu voto a favor do projecto do sr. Santos Monteiro, que póde de alguma maneira concorrer para que o mal não augmente, apesar de reconhecer que este projecto não está de accordo com os principios economicos.

Direi ao nobre deputado, o sr. Gomes, que o agio da moeda de ouro para prata não é o preço do serviço do cambista, é a differença entre o valor legal, e o valor real; o preço do serviço do cambista só póde ser representado por uma differença entre o preço por que o cambista compra, e o preço porque vendo Terminarei repelindo que não tenho duvida em vota. pelo projecto do sr. Santos Monteiro, embora vejr contra mim Os principios rigorosos e absolutos da sciencia, que foram tambem sustentados por uma aua ctoridade tão respeitavel como é o digno relator da commissão de commercio e artes. (Apoiados)

O sr. Presidente — A ordem do dia para ámanhã é a continuação da de hoje. lista levantada a sessão — Eram quatro e meia horas da tarde.

O REDACTOR

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO