O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Presidência do ex.ffi° sr. José Joaquim Fernandes Vaz

(Thomás Frederico Pereira Bastos

Secretários — os srs.

Antoaio José d'Ávila

SOTOCAJE8IO

ApiesentaeSo de icqueiimentos, projectos do lei, repicssntMçõcs e notas de interpcllacSo —Na pinncira paifc da ordem do dia são appiovados sem discussão os seguintes piojcetos n ° 18(5, nucto-li jaudo o governo a mnndfii contai a antiguidade do posto de capitão, de S de -janeno de 1869, ao tenente coronel da guarnição de Macau o Timor, Fiancisco Augusto Ferrai a da bilva; u.° 187, que tem poi nm considerar paia a aposentação o acivico feito pé los tuuccionarioa públicos qvie, depois de terem pertencido aos quadios do continente, passarem a servir nos do ultiamai , n" 204, concedendo á camaia municipal de Vianna do Castello uma poi-cào de teriono na mesma cidade, para que n'elle se leodifiquc a escola do conde deFeiieiia, n. ° 205, elevando, a começai no anno económico de 1881-1882, a dota-,-ào paia as chias do melhoramento da baira e poi to da cidade de Vrmna do Castello , n ° 211, cipando alguns empiegados technicos, de (iscahsação, o de admi-mstiaçào, paia o mellioi«mento de serviço no lazaieto de Lisboa, o paiecer 11 ° 197, appiovando um additamento feito na camaia dos dignos pai es ao piojecto n ° 03, com icspcito ás cadenas do quarto cuiso da escola polytechniea, piepaiatnno paia engcnheuos con-struetores navaes —Na segunda pai te da ordem do dia continua a discussão do piojecto n ° 1(55 (imposto do icndnncnto) na especialidade, scn.!o appiovadus, depois dê fallarem os sis. Anobas, mmistio do icino, Neves e cou

Abertura. — Ás duas horas da tardo. Chamada. — 50 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: — Albino das Neves, Alexandre de Aragão, Alfredo de Oliveira, Sarrcu Prado, Braarncarnp, Rodrigues Ferreira, Sonsa e Silva, António Cândido, Antunes Guerreiro, A. J. d'Avila, Bigotte, Guimarães Pedroza, Mazziolli, Magalhães Aguiar, Feri eira de Mesquita,, Soares de Azevedo, El vi no de Brito/ Pinto Basto, Góes Pnito, Evaristo Brandão, F. J. Teixeira, Castro Monteiro, Pereira Caldas, Gomos Baibosa, Gau-~ dencio Pereira, Guilherme de Abreu, Pires Vi liar, Candi-

. do de Moraes, Scarnichia» Barros e Cunha Izidro dos Reis, J. A. Neve.", Almeida e Costa, Oliveira Vailo, Paes de Abrancheí, Bandeira Coelho, Barbosa Leilo. Fernandes Vaz, Rodrigues de Freitas, Oliveira Baptista, Ponto e Horta, Simões Dias, Júlio de Vilhcna, Bivar, L. J. Dias, Luiz Jardim, M. C. Emygdio, Almeida Brandão, Ar.illa e Costa, Pereira. Dias, Magano d.e Carvalho, Miguel de Noronha (D.), Theotonio Paim, Thomás Bastos,-Visconde de Bousões, Visconde das Devezas.

Entraram durante a sessão os srs.: — Adriano Machado, Sousa Leitão, Alves Carneiro, Alves da Fonseca, Fialho Machado, Ribeiro Ferreira, Arrobas, Xavier Torres, Eca e Costa, Saraiva do Carvalho, Barão de Combarjua, Conde de Bomfim (José), Condo de Sabugosa, Emygdio Navarro, Hintze Ribeiro, Fernando Caldeira, Francisco Beirão, Cunha Souto Maior, F. J. Medeiros, Ressano Garcia, Barros Gomes, Henrique de Macedo, J. do Sepulveda, João Chrysostomo, Melicio, Alves Matheus, Joaquim Tello, Simões Ferreira, Gusmão, Jorge de Mello (D.), Hom^-f. da Costa Brandão, Sousa Lixa. Pereira e Mat^ j)ias per. reira,'Garcia Dínizi Abreu Castelo Branco, Laranjo, José Lnciano, Ferreira Freire, Abreu e Sousa, Pires de Lima, Penha Fortuna, Nobre de Carvalho, Pedro Franco, Pedro

• Monteiro,

Não compareceram á sessão os srs.: — Guerra Junquoiro, Pereira de Miranda, Azevedo Castello Branco, António En-nes, A. J. da Rocha, Tavares Crespo, Pessoa de Amorim, VillafanhãJ Victor dos Santos, Barão de Paço Vieira, B. X. Freire, Carlos Ribeiro, Diogo de Macedo, Pinheiro Borges, Sousa e Serpa, Vanzellor, Ignacio do Casal Ribeiro, Gallas, Vieira de Castro, Sousa Machado, Alfredo Ribei-Seus&o de lõ de ma:.o de 1880

ro, Ornellas e Matos, José Guilherme, Lemos e Nápoles, J. M. do& Santos, Nogueira, Almeida Rainha, Lopo Vaz, Macedo Sotto Maior, Dias de Freitas, Pedro Correia, Pedro Roberto, Thomás Ribeiro, Visconde de Arneiros, Vis-'condc da Arriaga, Zophimo Pedroso. Acta. —Approvada.

EXPEDIENTE

Offioiog

1.° Da camará dos dignos pares, acompanhando uma relação das proposições do lei adoptadas por ayuelJa camará, c que foram submcttidas á sanccao real.

Enviado á secretaria.

2." Do ministério da guerra, acompanhando, informados, os requerimentos do capitão' de infamtcria n.° 3, TLeotonio Lopes de Macedo, e do alferes reformado António Manuel da Silva Heitor.

Enviado á comniissão de guerra.

3.° Do mesmo ministeno acompanhando, informado, o requerimento do alferes de cavallaria em commissSo na guarda municipal do Porto, Fernando da Costa Maya.

Enviado á commissão de guerra.

4.° Do mesmo ministério, acompanhando informados, os requerimentos do capitão Manuel Pereii a de Almeida, Fernando Augusto Rebollo, c. tenente José Vieira da Cunha Lemos, pedindo melhoria de reforma; bem como o de Au-tomo de Ávila Ormondo de Menezes, pedindo a reforma cm official do exercito.

Enviado a commissão de guerra.

b.° Do mesmo jninistei io, acompanhando, informados, os requerimentos de D. Maria José de Sousa Andrade Monteiro, o D. LinV.a Dolfina Augusta Pimentol. '

Enviado â WMwissao âe guerra.

G.Q Df> 'ministério da marinha, acompanhando, era satisfação ao requerimento do sr. deputado EIvino José de Sousa o Brito, copia do officio do governador geral do estado da índia, de 13 de abril findo, no qiual declara que o contingente destinado para Moçambique, c que foi mandado marchar para a praça da Aguada, embarcou no caos do quartel, em Pangtm, ás 5 horas da tarde do dia 31 de dezembro do 1878.

Enviado á secretaria.

7.° Do mesmo ministério, communicando eme acerca da prctensâío de Francisco Carlos Xavier Hcnriques, primeiro sargento graduado, aspirante a official, melhor poderá informar o ministério da guerra, visto tratar-se de concessão de cffectividadc de posto.

Enviado- á secretaria,

Representações

1-* Da direcção da associação commercia-I do Porto, pedindo que se vote a contimiação do caminho de ferro do Douro até á Barca de Alva, n "um ponto aonde possa entroncar com, a linha de Salamanca, e ao mesmo tempo que, approvan-do-se a proposta do governo sobro o porto de Lcrxucs, sã construa um canal que commumque com a cidade.

Apresentada pelo sr. presidente, enviada á çommissão de obras publicas, ouvida a de fazenda, e mandada publicar no Diário do governo.

2.'1 Da direcção da associação do monte pio de S. José", da cidade de Braga, pedindo para que os rendimentos da. associação que administra fiquem isentos das contribuições do juros c de rendimento.

Apresentada peto sr. de.putado Penha Fortuna) enviada,