O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 166 —

actos illegaes e injustos, porque actos injustos e illegaes são todos os que se praticaram com relação ás reformas que se deram aos officiaes da guarda municipal.

Eu, sr. Presidente, não vejo, nem tenho nesta questão motivos ou intuitos politicos, nem os deve haver em questões desta ordem; mas desgraçadamente tenho ouvido apregoar na camara a idéa de — vote-se esta lei, que é uma reparação politica; — intendo que não ha nestes objectos a attender a reparações politicas, ha a attender á justiça: eu, sr. presidente, reparo as injustiças, não me importando se ella diz respeito a um homem da parcialidade politica do lado esquerdo, ou do lado direito. (Apoiados)

Eu, sr. presidente, voto pela substituição ao artigo do projecto: hoje estou perfeitamente de accordo com a camara; estamos hoje muito amigos: nunca suppuz que na minha vida parlamentar havia de ter um dia em que estivesse de accordo com a camara, chegou esse dia, é o de hoje!

E pelo que se tem passado hoje, ou o lado esquerdo está chegado ao lado direito, ou o lado direito está chegado ao lado esquerdo: (Riso) hoje para o lado direito tem-se dado a circumstancia de — coração que desejas, bocca que pedes, satisfeito logo: — tudo tem sido approvado. Eu approvei a proposta relativa á exportação da prata, e como não julgo que o sr. ministro da fazenda tivesse, porque fallou a favor, o poder de violentar a consciencia dos illustres deputados, a camara pesou as observações, que eu fiz, e votou o projecto; (Riso) de sorte que eu tive o prazer de ver hoje um dictador a meus pés! S. ex. o sr. ministro da Fazenda, que o anno passado tinha adoptado a diminuição do direito da exportação da prata por um acto dictatorial, acto que sustentou com tenacidade, de que tomou toda a responsabilidade, s. ex.ª, em virtude das mesmas observações, disse: — Adopto as idéas do meu amigo Cunha, e voto, como elle, pelo projecto, o dicto por não dicto!! — Que mais desejo eu? Nunca na minha vida terei um dia parlamentar como este! (Apoiados — muito bem)

O sr. Presidente: — Está a dar a hora. A ordem do dia para ámanhã será, depois do expediente, dividir-se a camara em commissões. Está levantada a sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O 1.º REDACTOR

J. B. GASTÃO.