O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTURNA DE 26 DE JULHO DE 1887 2089

Como são muito raras as extremas d'esta escala, não será fóra de rasão calcular a media d'esse juro em 7 por cento. Ha de o proprietario fazer todas as despezas de cultura, que são forçadas, ha de prover ás necessidades da subsistencia que são impreteriveis, (Apoiados.) ha de pagar impostos, que não são leves, (Apoiados.) ha de ainda desembolsar juros elevados e habilitar-se para tudo isto, vendendo cereaes por baixo preço. (Muitos apoiados.)
Isto não póde ser.
Conheço desde pequeno a trabalhosa e tantas vezes malograda labutação dos campos, e quem sabe, como eu, o trabalho, o lavor, a canceira e a despeza que custa um alqueire de milho desde que a terra se lavra e alqueiva e sementa, desde que a planta-se sacha, monda, rega, corta e descamisa até ir para a eira e entrar no celleiro, comprehende perfeitamente que o preço de 300 réis ou mesmo de 340 réis por alqueire é inferior ao dispendio feito. (Apoiados.)
Se esta situação continuar, o proprietario rural, ou ha de chegar a uma situação em que o seu sacrificio arraste a sua ruina, ou ha de ver-se obrigado a abandonar a cultura cerealifera.
É isto, o que lhe aconselham sabios, que respeito, mas é o que não podem recommendar-lhe os avisados e prudentes.
Se a primeira necessidade do homem civilisado é o pão, a primeira conveniencia para uma nação é produzir quanto para si baste, se para isso tem terrenos adaptados.
Sacrificar, a cultura cerealifera, ás culturas arbustivas, parece-me erro e uma imprudencia, que póde pagar-se cara no momento em que surja uma crise ou haja uma perturbação no paiz fornecedor.
A substituição da cultura cerealifera pelas arbustivas e nomeadamente pela da videira é actualmente uma aventura arriscada, de resultados, incertos o contigentes,(Apoiados:) demanda largo periodo de tempo e exige despendio de capital e a falta d'elle em condições não immoderadas é hoje a principal difficuldade para a nossa agricultura.
O illustre deputado, sr. Fuschini, aqui combatendo qualquer augmento de direitos sobre os cereaes estrangeiros, traçou-vos aqui da nossa situação agricola um quadro aprazivel e quasi ridente. Fallou vos de alguns terrenos do Ribatejo, que rendem 5 e 6 por cento, sem attender que esses terrenos são de uma fertilidade excepcional, por serem ennateirados pelo Tejo, foram comprados por baixo preço. Não attentou tambem o illustre deputado em que d'aquelle rendimento deve descontasse a parte com que fica o rendeiro.
No nosso paiz só a grande propriedade póde em certas regiões e por circumstancias especialissimas produzir aquelle elevado rendimento.
Referiu-se á cortiça, que é hoje um producto de exportação importantissimo e que constitue, na verdade, um valioso elemento de riqueza.
Em 2.000:000$000 réis se reputa a media annual do valor da cortiça exportada do paiz.
Mas não se lembrou o sr. Fuschini de que a cortiça é um producto quasi exclusivo do Alemtejo e da Beira Baixa. A verdade irrefragavel é que na máxima parte do paiz a propriedade muito poucas vezes dá rendimento de 3 por cento liquido e quasi sempre dá menos, e que os casos especiaes e singulares do Ribatejo e do Alemtejo não podem ser tomados como regra e como norma do rendimento da geral exploração agricola. (Apoiados.)
O sr. Fuschini desenrolou estatisticas e fez desfillar cifras, para mostrar o extraordinario valor, a grandissima importancia da exportação dos nossos vinhos nos ultimos annos, poz na viticultura, e no seu crescente desenvolvimento, a melhor das suas esperanças, e considerou a nossa producção vinicola com o omais opulento manancial da nossa riqueza.
Mas contra estas affirmações protestam os factos, na sua realidade crua, severa e inflexivel, porque a phylloxera caminha, alastra-se e avança cada vez mais na sua marcha devastadora.
A area invadida alarga-se de anno a anno em proporções assustadoras. Bacellos de tres annos têem sido completamente destruidos pelo terrivel aphidio nas regiões de Torres Vedras e da Bairrada.
O preço dos nossos vinhos tem descido ultimamente a quantias insignificantes.
O mercado está estagnado, falta a procura e por almude não se offerecem mais de 500 a 600 réis em muitas terras do reino.
A composição de muitos dos nossos terrenos compactos e pouco permeaveis difficulta e impede a acção efficaz do sulphureto de carbono, e n'esses terrenos não passa a sua diffusão alem do furo aberto pelo injector.
O tratamento pelo sulphureto e pelos adubos obriga a uma despeza consideravel, que muito augmenta e aggrava, as despezas ordinarias da cultura. Não me parece que para a producção de vinhos ordinarios possa o seu preço cobrir e compensar tão avultadas despezas.
Não contesto, que a videira se dê perfeitamente em quasi todos os nossos terrenos, não posso deixar de confessar que o vinho tem sido até agora o nosso producto de exportação mais altamente remunerador.
Mas a franca confissão d'este facto não invalida nem abala sequer as minhas convicções contrarias a um mais largo desenvolvimento da nossa viticultura.
A França, flagellada na sua riqueza viticola já pela invasão da phylloxera, já pela intemperie das estações, abriu-nos o seu dilatado e riquissimo mercado.
Era da mais alta conveniencia mantel-o e alargal-o cada vez mais pela boa fé e pela lisura nos contratos, (Apoiados.) pela fidelidade e escrupulo nas transacções (Apoiados.) e pelo successivo aperfeiçoamento dos typos dos nossos vinhos, que os temos variados e magnificos. (Apoiados.)
Mas não se commetteu sómente o grande erro de na ultima colheita se pedirem preços exorbitantes, tinham-se antes commettido erros mais graves, tinham-se praticado imprudencias e fraudes, de que resultou o vergonhoso espectaculo de serem recambiados de Bordeus centenares de cascos de vinho falsificado.
A cubica infrene e inteiramente desamparada de patriotismo commetteu com isto um crimo de lesa nacionalidade. (Muitos apoiados.)
O peior é que por causa d'estes factos, de que sómente são responsaveis alguns traficantes e exportadores sem tino e sem consciencia, está soffrendo o paiz as consequencias de um pregão do descredito, que não merece e de que não tem culpa nenhuma. (Apoiados.)
Com excepção dos vinhos verdes; de que a França carece para compor os typos da região do Medoc, não nos levou aquelle paiz, na ultima colheita, uma quarta parte dos vinhos maduros, que nos comprou em 1884 e 1885. E por todos estes motivos, que eu sou radicalmente adverso a novas plantações de vinha, e n'este ponto não posso deixar de discordar da opinião do meu illustre amigo o sr. ministro das obras publicas, que julga vantajoso darmos maior incremento á nossa viticultura, porque entendo, que isso será trabalho baldado e uma perda certa.
Procederia contra a minha convicção e contra a minha consciencia, se n'este momento aconselhasse a alguem uma cultura, que a curto trecho não será talvez remuneradora.
Depois d'estas considerações, que me dita a imparcial apreciação dos factos, mais firme e bom abonada fica a minha opinião, de que sacrificar a cultura de cereaes á plantação da vinha é não sómente grande desacerto, senão tambem um prejuizo sem compensação possivel.
Estivo, ha um mez, na região de Torres Vedras e recebi n'essa occasião em casa do nosso illustre collega e meu amigo o sr. Vieira Lisboa a mais gentil e affectuosa hospitalidade.