O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1652

Somos um povo essencialmente agricola, e não somos nem poderemos ser nunca um povo fabril, porque nos faltam para isso quasi todos os elementos; faliam-nos as inesgotáveis minas de ferro e carvão da Inglaterra e a prodigiosa producção de algodão dos Estados Unidos da America, e conseguintemente é a bem da agricultura que devemos empregar todos os nossos cuidados e desvelos (apoiados).

Resta-me sómente responder a uma increpação que durante este debate se fez aos deputados pelo Minho. O nobre deputado o sr. Ferreri estranhou o silencio que temos guardado n'esta sessão ácerca da reforma das leis do recrutamento, pela qual tanto pugnáramos na sessão passada, e attribuiu a não ter dado aquella provincia soldados para o exercito no ultimo anno.

O illustre deputado enganou se completamente. Nós não emmudecemos nem esfriámos em tão justo empenho. Se esfriássemos, sobeja rasão teriamos para isso nas repetidas decepções que havemos soffrido; pois quantas vezes nos prometteram as commissões de guerra e administração publica, que iam immediata e incessantemente occupar-se d'esse objecto, e não largariam mito d'elle até apresentarem o seu parecer? Quantas vezes nos disseram na sessão da 1861 que ainda n'ella viria á camara esse parecer? E nem veiu então, nem na sessão de 1862, nem na de 1864!

Uma voz: — Nem na de 1864?

O Orador: — Tambem creio que não virá. Quantos esforços não fizemos nós! Sempre illudidos e ludibriados por quem o não deviamos ser, e sempre batalhando infatigavelmente! Não esmorecemos nem esmoreceremos, pôde estar certo d'isso o nobre deputado, porque é santa a causa que defendemos e não nos falta a coragem para a sustentar (apoiados).

Não é por nossa culpa que se não tem feito justiça á agricultura (apoiados). Vá a responsabilidade aquém toca, pois quanto a nós temos a consciencia de haver cumprido lealmente o nosso mandato a tal respeito (apoiados).

Devo tambem declarar ao illustre deputado que no primeiro dia em que tomei assento n'esta casa na actual sessão legislativa, logo pedi a palavra para antes da ordem do dia, a fim de fallar sobre este assumpto, e ainda me não coube! Eis aqui o motivo do meu silencio.

Mas em meu nome e no de todos os meus collegas pelo Minho protesto solemnemente contra a injuria que se nos faz, insinuando que nós não queremos que o Minho dê soldados. Nós queremos que todos paguem a parte que lhes toca do tributo de sangue.

Uma voz: — E a divida em que está?

O Orador: — A divida, se a ha, é porque a lei se não cumpre, e não é a nós que compete faze-la cumprir.

O sr. Pereira Dias: — Quem são os causadores?

O Orador: — Os causadores são as auctoridades que não fazem o seu dever e compram votos a troco de soldados (apoiados).

O sr. Pereira Dias: — Se o Minho precisa de braços para a agricultura para que os manda para o Brazil?

O Orador: — Pois o nobre deputado não sabe que uma das primeiras causas da emigração está na lei actual do recrutamento? (Apoiados.) Está n'aquelle artigo que permitte emigrar sem fiança até a idade de quatroze annos, porque os filhos da classe proletária emigram todos antes d'essa idade para se escaparem á lei do recrutamento, que vae depois recaír exclusivamente sobre a lavoura, que não emigra, e se emigra cá deixa bens para responder pela obrigação do serviço militar.

Uma voz: — Nas outras provincias acontece o mesmo e pagam.

O Orador: — Pois se algumas não satisfazem o seu contingente, a culpa, repito, é sómente de quem não executa a lei (apoiados).

Nada mais direi a este respeito, porque o ensejo não é opportuno, e ao pouco que disse fui arrastado pelos illustres deputados que me precederam, e termino dizendo que me não resta já esperança de que o projecto da reforma das leis do recrutamento se discuta n'esta sessão; (apoiados) protesto chamar antes da ordem do dia a attenção do nobre ministro do reino sobre a necessidade de algumas disposições regulamentares, pequenas receitas, como lhe chamaria se fosse vivo um grande orador, de quem todos temos saudades, e que muito devem concorrer para remediar grande parte dos defeitos que se notam nas leis actuaes do recrutamento (apoiados). Tenho concluido.

Vozes: — Muito bem.