O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 449 )

contracto? e empecer o andamento deste negocio, e sobre isso e-pieciso entendermo-nos por urrra| vez, e

O Sr.

O Sr. Midosi: — Daqnelle lado da Camará (o direito) apparecp um requerimento muito innocente, e importante, e deste lacta dizem que tia direitos ad-qmridoí ; eu estou rnuito embaraçado iiesta matéria e não poderei votar consciendo^ameivte sobre o requerimento, st-m estar presente o Sr. Mni^tro do Rc>ino, e então julgava muilo conveniente que S. .Ex.a esteja presente , para nos informar com mais claresa , por isso proponho o adiamento de:«ta ma-teri-a ate que esteja presente o Sr. Ministro ck> líei-n'o ; e peço que rwe apoiem para poder Entrar -em discussão.

Foi apoiado.

O Sr. Fernandes Coelho : — Eu não tne opf,onho ao requerimento do Sr. Deputado Midobi ; entre-

tanto direi qne este fiegocio foi tractado quando eu estava com a Parsta dos Negócios do Pieino, e posso já dar algumas informações; o requerimento do Sr. Deputado , e 'innocetíEe, e justo , mas em quanto a m'im é desnecessário. No anno de 37 apparecendo a concurso o negbcio das estradas do Mirmo, mandei pÔT editaes em todas as diversas partes do Reino; não -appareceu mais que o preponente a querer con-tracíar; não houve Camará alguma aonde appare-cesse que houvesse alguém que quizesse contractar, vieram es&as participações á Secretaria do Reino, torreu o tempo, e o preponente, passados 10 ou 12 mezes pedio segunda \ez ao Governo, que ultimasse o negocio; o Governo as?im o' fez, ficando dependente das me<íidasfegislativas que='que' de='de' entendo='entendo' uma='uma' ainda='ainda' fim='fim' requerimento='requerimento' justo='justo' houve='houve' por='por' para='para' julgo-o='julgo-o' fiz='fiz' até='até' camará='camará' um='um' não='não' contra='contra' publico='publico' _='_' disnecessario.='disnecessario.' só='só' ser='ser' e='e' o='o' esse='esse' p='p' clamasse='clamasse' acto='acto' importante='importante' isso='isso' serviço='serviço' agora='agora' necessárias='necessárias'>

O Sr. Leonel: — A' vista do que acaba de expor o Sr. Deputado, não sei como se exijam ainda mais esclarecimentos. Para este contracto pozeram-se editaes duas vexes em Lisboa, e Porto, e no Districto de Braga; creio que lambem foi consultado o Concelho de Drstricto, e no fim de tudo isto pede-se ainda mais demora, c para que? Agora hào-de-so ir fazer novas perguntas? E o que resulta d'aqm? Houve urn certo tempo em que em Portugal se espalhou por toda a parte o espirito da associação, & daempreza; mas vieram os obstáculos de differentes espécies, e este espirito de associação, e de ernprezas morreu ; por outro lado c sabido que ha certas obras , que só por associações, e por -emprezas e que se podem fazer, e esta das estradas é uma delias, e eu creio, ou pelo menos os emprezarios asseveram-me , que sobre todo este negocio, ou ia maior partis dí>lle, lêem já contracto* feitos, e os arranjos necessários para entrar nas obras, se o contracto for approvado; ora , Srs., se tudo isto e verdade, se som o espirito da associação e de ernprezas o Pai f. não pôde prosperar, se esle espirito, que já existiu, em consequência de obstáculos que encontrou está, ou morto, ou definhado, havemos nós agtua ir pôr-lhe mais obstáculos í (O Sr. Alheira:—Nãn, não.) Certamente e um obstáculo, por mais que o Sr. Deputado diga que não é obstáculo ; a demora tem pelo menos o resultado d'eesfriar eadoimecer odesejo que alguém lem de lUiCtardesla matéria ; e a fmal que poderemos nós esperar cá dás Camarás Muniripaes ? Eu declaro que não espero nada. Quanto aos esclarecimentos que o Sr. Deputado por Cabo Veide deseja , já disse que. era muito bom que vies-sem ; mas se o Sf( Deputado os exigir, e a Camará os quizer, então ninguém tracla de si-milliante negocio, pipr que esses esclarecimentos trazem comsigo muitas despezas, r; ninguém está para as fazer.

O Sr. Midosi:—Para não perder-mos mais lem--pó, eu retiro a proposta qive linha íeilod'adir.i::enlo, porque as e.splicaçôes que tlt-u o Sr. Deputado, que foi Ministro do Reino, parece-me qiie são sutficiunle* para a Camará poder decidir cmn conhecimento de causa. Parece-me pois que sobre esta rnalrria escusamos de estar a perder tnais letnpo, e que se pôde dar por discirlida.