O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 450

" O Sr. Sá Nogueira :~E\i desejo, Sr. Presidente, vjue certas questões se não abafem , por assim dizer 'com questões de ordens, assim como aconteceu ai» gurnas vezes nas Cortes Constituintes, e como nesta Camará já tem acontecido, por que o resultado e prolongar-se mais a discussão. Sr. Presidente, esta questão não e de política, não é questão de partido; e uma questão de interesses materiaes do Paiz, e e preciso que por utna vez "nos desenganemos de que quando se tracta de uma questão de interesses materiaes do Paiz, não ha partido, não ha cor. (O Sr. Leonel:—luso está claro.) Isto e uma reflexão minha. Sr. Presidente, eu não tracto de sustentar o requerimento do Sr. Deputado; mas digo que não são 5\>fne\enYes 0% ost\'Atec\w\«vlo%, que lecn esta Camará para discutir o contracto em questão; e necessário que a esta Camará venha o plano das obras que se projectam, para aconstrucção das estradas; é necessário que venha tanubem o Orçamento da despeza que se ha de fazer com a conslrucção destas obras; o Governo é provável que não fizesse este contracto sem ter presente a planta, e o Orçamento; e pois necessário, repito, qje venham á Camará a planta, e o Orçamento, por que isto deve servir de base para a resolução que houver-mos de tomar a este respeito. -Ora estes esclarecimentos julgo eu indispensáveis , por que segundo a maior, ou menor despeza que o emprezario houver de fazer com as estradas, assim o prazo do privilegio deve ser mais ou menos extenso, te'assini as vantagens que se devem conceder a rés* peito de direitos de barreira devem ser maiores o» menores; por esías razões eu maneio para a iWesa o seguinte requerimento^ Roqueiro que se peça ao Go-vorno que remetia a esta Camará os planos dçs trabalhos projectados para a construcção das estradas do Minho, sobre que ha um contracto do Governo com o Coronel Declaranges Lucotte, com o respectivo Orçamento "do custo das obras a construir."

Sr« Presidente, mando este requerimento para a Mesa, como um additamento, ou como uma substituição ao requerimento do Sf. Alheira, por que julgo que sem que o Çroverno saV^aça vi e=s\*'= w&Va.-recimentos, esta Camará não pôde decidir com conhecimento de cansa aquelle contracto: podia dizer mais alguma cousa, mas, Sr. Presidente, não tracto de tomar tempo á Camará nem de o desperdiçar, por qup elle P muito ulil.

O Sr. Fernandes Coelho: — Sr. Presidente, eu entendo que neslo orcasião não temos a traclar, se não do requerimento do Sr. Alheira, por-que os novos esc\aTecmeT>\,os>, e^e pede o Sv. Sá Nogueira <_ contracto.='contracto.' governo='governo' mérito='mérito' multo='multo' pelo='pelo' verdade='verdade' isto='isto' menos='menos' pedir='pedir' além='além' sabe='sabe' levam='levam' necessários='necessários' ao='ao' levar='levar' neste='neste' importante='importante' as='as' _.informações='_.informações' pôde='pôde' está='está' demora='demora' esses='esses' satisfeitos='satisfeitos' estão='estão' entendo='entendo' se='se' entramos='entramos' _='_' a='a' e='e' o='o' p='p' cnslro='cnslro' ella='ella' juntos='juntos' esclarecimentos='esclarecimentos' simplesmente='simplesmente' v.='v.' queeslesfsclarecimentos='queeslesfsclarecimentos' possam='possam' nào='nào' agora='agora' alheira='alheira' com='com' de='de' merece-me='merece-me' tê-los-ia='tê-los-ia' tempo='tempo' parte='parte' do='do' gomesde='gomesde' julgasse='julgasse' nem='nem' um='um' pedido='pedido' èx.='èx.' vieram='vieram' tag0:nós='_:nós' siwurro='siwurro' administração='administração' em='em' negocio='negocio' sr.='sr.' esta='esta' virem='virem' commissão='commissão' já='já' parece-me='parece-me' algum='algum' que='que' no='no' fazer='fazer' muito='muito' gamara='gamara' para='para' creio='creio' discussão='discussão' camará='camará' estudado.='estudado.' disso='disso' dois='dois' não='não' publica='publica' á='á' mez='mez' os='os' ou='ou' entretanto='entretanto' estradas='estradas' é='é' quando='quando' grande='grande' contracto='contracto' proposição='proposição' papeis='papeis' estas='estas' porque='porque' conceito='conceito' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>

progresso que tem feito ha trez annos a que está conlracrada; por tanto parece-ine que o tempo que isto pôde levar, não prejudica o contracto; isto não é negocio de partido, porque todos os lados da Camará que tèem estado no Poder, todos tèern mostrado o maior desejo que se façam estradas , uns , e verdade, seguindo um trilho, outros, outro, mas o desejo que se façam estradas e geral, e honra suja feita a esta Gamara e ás outras que têem tracta-do desta matéria; por tanto a que«uio o simples; peçam-se estes esclarecimentos á Camará ou pelo menos submelta-se o contracto ao seu juizo, porque este contracto imporia um imposto essencial de barreiras, sobre que ellas devem ser ouvidas, porque aquelles Povos e' que o hão-de pairar. Approve-se pois o requerimento do Sr, Alheira sem prejuízo da discussão do contracto, a parece-me que nisto não pôde haver inconveniente nenhum.

O Sr. Derramado: — Sr. Presidente; ou se ap-prove ou nào se approve o requerimento do Sr. Deputado, as Camarás que tiverem alguma cousa a representar, tem o direito de o fazer porque já estão bem advertidas por esta discussão ; por tanto peco a V. Ex.- que consulte a Camará sobre se es-. ta matéria estáxsumcientemente discutida.

Jnlgou-se discutida a ma feria & approvou-se o re-qucrimentO) sem prejuízo dadiscustao do Parecer da Commissão d* Administração Publica sobre este contracto.

Entrou em discussão o additamento do Sr. Sá Nogueira.

(Sobre o requerimento do Sr. Sá Nogueira.) O Sr. Gorjão:—-As informações que nos hãode vir, em resultado do requerimento do Sr. Sá Nogueira, podemos nos ter com toda a brevidade, e ainda a tempo competente para podermos entrar na discussão do contracto; porque certamente me custa acreditar, que,propondo-se o Governo a um contracto, não fizesse examinar lambem por sua parte, tudo quanto o deve esclarecer, sobre a conveniência desse contracto, regulando-se em tal caso, sn-"VX\ç,\\Víi, \jie_V\a, x^ejtteueJWs, dos ^xo>\jrm^uteí> vem habilitar-se para asua concessão ou ré ;ei