O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ç, cfire eu *n&e abusaíwv de ta faculdade: dfg»o eu, S*. PreMerenl-er, que o O ovário Ifeín aqw seife* pré faBacio'» triesns» b-nguagern qtie o 'nobre De-p«~ tado acaba de ernwicur; & Governo > que se acha eolí»-cado,-' a «rgBntissiniKi n-cpsgidade qiJe^lrm,1 de- que o Pagamento o habilite qiíant Parlamento lhe der, rnaisem-baraços haverá',' CT o G^v-erno não quer a re&nofisa-bi 11 (i fede que posai* s brévír íTalguma mcdHft menos útil; que a dL>«>ora force» a tomar-se: o Governo, repito, não pôde soffrt-r a responsabilidade de qualquer demora que haja

Convenho que esta é a occasiâo competente para fazermos desapparecer o déficit, porqu" çefffctt-vãmente deixarmos urn déficit considerável se pró-curar n »os cobrir esse déficit com operações de credito-, como 8« tem feito algumas vezes, as nossas cireumstanciag péorar(*rn : mas, Sr. Pre?idente, de-ciai"® que não é a intenção do Governo recorrer a Cites meios; o situação Hos Empregados merece a maior attenção; o qu^- não for pago ha de prevaricar, mas já que se fdllou no grande desconto quer e!!es'íoffrivjm ale nqu», quero ter a satisfação de an-niHiciar á Camará que com a sua resolução de h ontem', os recibos dos Empregados já subiram e dão bojemos ftiapregados o dobro do que lhe davam ate' honfcem , isto já o uma vp-ntao^m , e ella será muito maror, «ima VPK que a Gamara hnbihte o Gover.-o para pagar .regula*menle um fnejs em cada trinta dias; em conclusão digo, que convindo em todas as considerações qne o nobre Deputado apresentou; não se pôde pela demora fazer censura ao Governo porque el!e tem feito tudo qne está' ao seu aícance para qrre a questão .-e decida o mais brove possível, e este por certo o pen=amento da Commbsão, e de Canrara , por isso espero qoe o negocio se tra^tará qiuinio antes.

O Sr. J; da Silva Cor ralho:—(Para uma explicação p«»S!iO' J.) È para agradecer ao meu amigo o Sc. fio mês de Castro a explicação que elle quiz dar pelo qt*e eo;tinha dito na S -ssfio de antes de hon» te«i, e para }b« declarar que não tomei por mun o sentido em que íaJInn ; tenho esta Convicção porque confio na fidelidade da sua aVasndef não o èlla tão pouco solida que acabe de repente, ou por intrigas, ou por más inlrepetações, são isso cou-as que tem pivaco cabníu-nto entre nós.

Agradeço-lhe lambem o que dis^e respt-ito a an» tecipações; mas eta de certo «iodo es-cosado, por qtie tem sido tractado na Camará por varias vezes. e eit já declarei o que havia.

O Sr. Simas: — Peço a palavra sobre a ordem.

O Sr. Presidente : ~- Sobre que ordem 1

O Sr. Simas: *— Sobre a ordem do Aitígo 82.° do Regimento.

O Sr. Presidente: -*- Deixe -me examinar esse Artigo.

O Sr. Siinas: -t- ELiz este Artfgo que as subititui-

ções só pod^m dieçutir-se, depo-is áe rejeiíad^ « mq-t^i • principal. - , ' , • '-f

O SP. Rrciidente: — Isto não e' substituição ,* ^ Sr. Deputado apreâentwf-a como moção t-eve hon-tein a primeiro leitura, e hoje a segunda, agora pede que sem i F á Oormnissão se* discuta já , alterando-a» por isso o Hegim^nto. '

O Sr. Simas: — Eu vi rio Diário do Governo iw*» presso fsse papel com o titulo de substituição, entre lanto, como V. Ex.* diz qnie o Sr. f)epwado: lhe chamou moção ecjwe sómenlo que sediseute serrt ir a uma Comraissâo, então peço- sobre it>so a palavra. %. * Sr. Presidente: —Por em quanto «ao está e«à , »u o annur>cUr**i, e envào o Sr. Deputado terá a paK«vr.v. Eu o q- iearm.incio ^q^e está erri discu-são ?v» a cnoeâo do SP. Deputado se discute já, ou se se ha >l<ç p='p' com='com' á='á' a='a' maior='maior' eípecirtk='eípecirtk' commis='commis' reeneitec='reeneitec' ao='ao' u-pgeneia='u-pgeneia' _='_'>

O Sr. Suna»: — K*- mai* para fazer uma declara* Çao, ow dar tuna explieaç?>o por parle da Cormúis* são Especial, do qoè para impugnar a flw o St. Depot «do prft(*i>de; PU não veja í»á sua moção, não vi no seu discurso se rvâo urna censurtt gravíssima á Comrnissão líspecial; a Proposta do n* bre Deputado hoj*, vai mais longe do que a do Sf; Conde da Taipa f i, porque' o Sr. Df putado' pede que se oct cupe do di&eutir ft suei ruoçSo j' sem mesmo eMa ir a umg Commísgão; ora isto e inaudito, é o mesmo que dizer que se não confia nada no» trabalho» da Commissão, que se não espera d'fclla senão demo* rã, quense ímn tormar pulia 4 Commissão? portanto, eu d«vrt deelaraf á Camará que a Gonn rn!jsãt> «(* tem óccupadn inees&antemehte d'este objecto, que não tem perdvdo um momento, è quê bre* femenle apresertlará algíim trabalho; eu por ir>irô muito desejaria sor aliviado d'esse traba^hoj-má» borS p que a Camará saiba que ínfrinje uma eéhrivrá at tmía Comnsissâo que norneou * e sem rasâo; Difeí igualmente ao Sr. Deputado, que quando s p vença que a moção vá á Commissão Especiar, que 4 C.onV» iniigão por corto não lia de protelar adeeisão do Sct| ^y*teítia, nãa pôde pôr de parte o seu trgbftlho pa^ rã se occupar agora de uma nova Proposta.

O Sr. Sá Nogueira:—^Eu tinha pedido a palavra sobre a matoria., r»a* agmá vou fàHar «obre ar ordem: Sr. Pscáidente, eu queria perguntara V, Exc/ o que estava em discussão; mas tendorO ou4 vido a V. Exc.a , adfBiro-me q«e tal p r opôs t a tele-nhft feito.

Di*sc o Sr. Deputado que a respeito cfe ftiíán^aa todos tinham o« olhos aberto», ora Srl P residente ^ eu cuidei que o Sr. Deputado estava persuadidé'do contrario; estava persuadido que todos tinham os otliost foxados; e perdoe-me o illu«tre Deputado que Mie diga cort> toda a franqueza c1 o1 meu coração, que quem não quer seguir o sijftetna'Representativo é que apresenta unia Proposta desta naluresa ; porqueneU Ia não se vê senão a distrutção de todos os princípios do eystçma Representativo....

O Sr. Presidente: — P remita-me o Sr. Deputa* do que o chame á ordewí ,r é bem corttra minha voii^ tade, mas-flâo pótií» d«nxar de ser ; eu sei que asin-enções de S. S.a nào são de -atacar dweètamenteo Auihor da Proposta ; en»?e'ta;n.lo a a4guem parecera que esta minha strpposiçí«v não 4 exacta.