O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Tabeliã dos Empregados da Junta, do Credito Publico , e dos seus respectivos ordenados. Contador Geral ................................. , ............................ l :200/000

2 Chefes de Secção

2 Primeiros Officiaes

4 Segundos Officiaes

6 Amanuenses de l.a Classe

6 Amanuenses de 2.a Classe

800/000 600$OOO 480/000 300/000 192/000

l :600 J OOO l : 200/000 1:920/000 1:800/000 1:152/000

21

l Fiel Recebedor

Ordenado ............................................... 800/000

Gratificação para falhas . .................................. 200/000

- : -l Fiel Pagador

Ordenado ........ .' ................................. ..... 800/000

Gratificação para falhas ...... ................... ........... 200/000

- _ -

l Ajudante dos Fieis

Ordenado ..... . ......................................... 500/000

Gratificação para falhas ---- . ---- . .................... ..... 100/000

J:000/000

1:000/000

600/000

24 - ,

] Porteiro.................................................. 480/000 .

4 Contínuos................................................a 280/000 l: 120/000 1:600/000

13:072/000

Palácio das Cortes em um de Maio de mil oitocentos quarenta e três.— António J^içente Peixoto, Deputado Secretario. .

O Sr. Agostinho Albano: — Sr. Presidente, este Projecto, ou ultima redacção que foi apresentada sobie o Projecto de reforma da Junta do Credito Publico, passou de uma maneira tão rápida, que não foi possível ouvir-sq a sua leitura, não devendo •por tanto julgar-se approvado. Eu cteio achar-se consignado na Acta que foi apresentada por miiíi ao art. 7.° um Addilamento, pelo qual se fazsem extensivas -aos futuros Contratadores do Tabaco as penas estabelecidas no artigo contra os Thesourei-ros. Não ouvi agora tocar essa espécie,; e portanto requeiro a leitura da Acta que diz respeito a esle assumpto."

O Sr. Presidente : — Eu preciso dizer ao Sr. Deputado que o Projecto foi approvado , e que se leu artigo por açtigo ; portanto parece-me que o Sr. Deputado mui injustamente inculpa a M<_-sa de='de' redacção='redacção' tag0:eveidade.='vows:eveidade.' dos='dos' srs.='srs.' se='se' chamar='chamar' mesa='mesa' não='não' pela='pela' rapidamente='rapidamente' só='só' ter='ter' a='a' atlenção='atlenção' e='e' apoiados.='apoiados.' esteve='esteve' approvaçâo='approvaçâo' quando='quando' p='p' passado='passado' ouvido='ouvido' leitura='leitura' continuamente='continuamente' deputados.='deputados.' da='da' xmlns:tag0='urn:x-prefix:vows'>

O Sr. Agostinho Albano: — Eu não p.ude ouvir cousa alguma poi mais diligencia que fizesse ; por tanto peço que se leia novamente.

O Sr. Presidente' — O Sr. Deputado prestou ai-guma altençào, e isto quasi do meio da leitura dó Projecto em diante : eu estava notando que os Srs. Deputados que mandaram Emendas ao Projecto quando se discutiu, não fizeram caso da leitura que acabou de ter lognr ; esta é que e a verdade, e eu. não por)ia pedir singularmente attenção a este ou .aqnelle Senhor. (Apoiados).

O Sr, Agostinho Albano : — Sr. Presidente, isto

que eu digo também é a verdade; nada se pôde ouvir.

O Sr. Presidente:—--Eu quero que os Srs. Deputados me ensinem, qual é a maneira de obviar taes acontecimentos, e se devem ser eternisadas as func-ções da Camará porque duiante ellas, por mais que se inite, a Camará presta menos attenção?

O Sr. Agostinho Albano;—Sr. Presidente, V. Es.a fez-me uma inerepaçâo que eu não mereço; esta leitura começou quando eu. estava fora da Camará, onde fui por me ser muito necessário, e quando entiei adiei já a leitura no estado em que estava ; mas prestei-lhe toda a attenção: por conseguinte a increpaçâo que, Vi Ex.a me dirigiu, parece-me que não foi merecida.

O Sr. Presidente: — Peço desculpa ao Sr. Deputado se o sensibilisaram as minhas expressões, a que fui forçado porque eu também não gostei da censura que o Sr. Deputado dirigiu á Mesa; quando a Mesa fez o seu dever, como reconhecem sem duvida os outros ^Srs. Deputados (Muitos Apoiados).

Ó Si. Agostinho Albano :—Eu não tive tal intenção.

O Sr.'Presidente : — O que" eu peço ao Sr. Deputado e que reflicta sobre os inconvenientes que provem destes diálogos. Venha a Acta para se tei> minar este incidente, e oxalá que taes se não re-pitam. • -

O Sr- Agostinho Albano: — Eu mandei uma Emenda ao art. 7.°, e essa é que eu não ouvi se vinha consignada no Projecto.