O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N." 1.

DIA

1843.

N." L

1

1843.

Presidência do Sr. Gorjão Henriques.

c*

"^ ha ma da-— Presentes 73 Srs. Deputados. Abertura —Aos três quartos de hora depois do meio dia.

•dela — A pprovada.

CORRESPONDÊNCIA.

Um fífftcio:-"-Do Ministério da Fazenda, enviando urn Mappa que demonstra o preço das arrematações dos direitos das carnes verdes de Lisboa desde o anno de 1835 ate o de 15343 inclusive.

'Também se mencionou na Mesa o seguinte

1.° Uma Representação :—Apresentada pelo Sr. Silva Sanches, em que a Gamara Municipal da Vi!-Ia de Moura se manifesta,contra qualquel Negociação commercial entre o nosso Governo e o de Inglaterra.— A1 Commissao Diplomática.

S.° Dita: •>— Apresentada pelo Sr. J. M. Grande , em que a Sociedade Pharmaceutica Lusitana pede a reedificação do Collegio dos Nobres. •*-> ^['" Commissao de Administração Puhlicd.

3.° Um Requerimento: — Apresentado pelo rnes-mo Sr. Deputado, em que os Estudantes prestacio-nados em Paris, pedem a continuação do subsidio que lhes foi arbitrado, ate á conclusão dos seus estudos.—• A* Commissao de Fazenda.

4.° Uma Representação í—Apresentada pelo Sr. Ávila, em que a Camará Municipal do Concelho de Redondo se declara contra qualquer Tractado Commercial que sepertenda fazer com aGrarrí-Bre-tanha.— A' Commissao Diplomática.

5.° Dita:—Apresentada pelo Sr. Gorjão Henriques, em que a Camará Municipal do Concelho de Salvaterra de Magos pede a approvacão do Projecto do Sr. Deputado Beirão, para o estabelecimento de uma Companhia Protectora, do Commer-cio dos vinhos da Província da Estremadura. — A* Commissao Especial dos' Pinhos.

6.° Um Requerimento: — Dos Pharmaceuticos da Villa de Almeida, contra a exigência dós emolumentos pelas visitas ás Boticas. — A1 Commissao de Snude Publica.

7." Uma.Represenlaçâo: —* Apresentada pelo Sr.

Aguiar, efn que a Camará Municipal do Concelho d'Oleiros faz algumas ponderações sobre divisão de território, na parte que respeita ao mesmo Concelho. «—^ Commissao d'Estatística, ouvida a de Administração Publica*

O Sr. Presidente: — Tenho a participar a esta Camará que a Commissao por ella nomeada para "cumprimentar a Sua Magestade por occasião doAn-hiversariodaquelle dia emqiíe oSenhorD. Pedro TV de Immortal Memória nos felicitou corn a Carta Constitucional, cumpriu avâua missão-, e foi recebida por Sua Magestade como e costume corn aquel-le agrado e affabilidade que tanto caracteriza Seu Real Coração, e ao discurso que eu na qualidade, de Presidente tive a honra de dirigir-lhe, Sua Magestade se designou responder péla maneira seguinte (len).

«Senhora!—Esta Deputação de quê tenho a honra de ser órgão, vem em nome da Camará dos Deputados congratulara-se com Vossa Magestade no dia de hoje anniversario de outro $ que não tem supe-, rior ern nossa" Historia.

« Nãoemprehehdemos, Senhora, demonstrar â importância da generosa dadiva do Augusto Pai de Vossa Magestade, nem determinar a grandeza do beneficio, .que lhe. devemos na outorga de uma, Constituição livre, objecto dos nossos desejos, obra de sua sabedoria e presente do seu ânior.

«Não tractamos de avaliar esse monumento, qUe excitou a admiração, e a inveja de todos os povos livres, não mencionamos a opportuni lade da òôn-cessão, nem o enthusiasmo corn que foi acolhida, nem os extremos de heroicidade que se praticaram para recobra-la. Temeridade imprudente seria a nossa secommettessemqs tTutn breve discurso o que -nem cabe em muitos volumes, nem é dado á capacidade dos mais abalisádos historiadores. Falle por nós a nossa lembrança, despida de toda a preoccupação$ e parcialidade. Senhora! — O Augusto Pai de Vossa Magestade deu-nos a Carta; a Providencia dis-poz'quexella tivesse em Vossa Magestade a guarda rnais fiel, e mais segura.