O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2110 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Os factos característicos deste ultimo período podem, pois, reduzir-se a dois: 1.°, perda de alguns dos mercados do nosso azeite e depressão de outros; 2.°, augmento da nossa importação de azeite.
Podendo estes factos resultar de três causas: 1.ª, colheitas deficientes; 2.ª, substituição de outras mercadorias ao azeite, nos serviços a que se applicava; 3.º, substituição do nosso azeite, no todo em parte, pelo de outras nações nos mercados em que o vendíamos, pergunta-se qual é, ou quaes têem sido as causas effectivas?
Não havendo estatística da nossa producção de azeite nos diversos annos, a questão só póde resolver-se indirectamente pelo conhecimento da elevação ou baixa dos preços.
Eu mandei vir tabeliãs de preços do azeite de diversos mercados; de Portalegre, de Abrantes, de Lisboa, desde 1872. Nestas tabeliãs os preços não são os mesmos, nem o podem ser, porque quanto mais afastado está o mercado do ponto de embarque, tanto menor ha de ser o preço, para se poderem custear as despezas de transporte. A tabella de Portalegre avisam-me de que só se póde considerar rigorosa nos últimos quatro annos; tem tambem o defeito de não se referir sempre á mesma unidade, exactamente determinada, porque umas vezes falia do decalitro atestado, isto é, cheio quasi a trasbordar, depois de tapado o orifício que marca a aferição, outras vezes de decalitro não atestado, isto é, cheio até esse orifício. Apesar destes defeitos, as estatísticas que apresento fornecem base para um começo de solução do problema. Não as leio todas para não cansar a camara, mas mandal-as-hei para o Diário, porque poderão servir, creio eu, de elementos de estudo, e porque são a base dos raciocínios que tenho de fazer.

Preços médios do azeite no concelho de Portalegre por decalitro

Estatística derivada da estiva camararia

[Ver quadro na imagem]

Preços médios do azeite no concelho de Abrantes por decalitro

Estatistica derivada de escripturação commercial

[Ver quadro na imagem]

Preços médios do azeite nacional por cada 10 kilogrammas em Lisboa

Estatística derivada de escripturação commercial

(Cada decalitro pesa 9 kilogrammas)

[Ver quadro na imagem]

Janeiro ....
Fevereiro ....
Março ....
Abril ....
Maio ....
Junho ....
Julho ....
Agosto ....
Setembro ....
Outubro ....
Novembro ....
Dezembro ....

Média annual dos preços, desprezadas as fracções....

nalysadas as estatísticas e confrontadas as altas e baixas dos preços com as altas e baixas de exportação e de importação, encontra-se nos dois primeiros períodos e dalguns annos do terceiro, o seguinte phenomeno:
A baixa de preço coincide com o augmento de exportação; a alta do preço com a diminuição da exportação e com o augmento da importação.
Assim, em 1872; anno de grande exportação, o preço é baixo em todas as três estatísticas ; nos annos de 1877 e de 1878, que já são annos de muito pouca exportação os preços sobem em todas ellas; nos annos de 1879-1880, em que a exportação é menor e a importação maior, os preços são, nos dois mercados de Abrantes e de Lisboa, dos mais elevados; factos que significam que a causa principal da diminuição da exportação e do augmento da importação nos annos a que nos estamos referindo, foi uma