O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 20.

SESSÃO DE 25 DE JULHO DE 1858

PRESIDENCIA DO Sr. M. A. VELLEZ CALDEIRA.

Secretarios os srs.

Miguel Osorio Cabral. Guilhermino Augusto de Barros.

Chamada—presentes 55 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Albino de Figueiredo, Avila, Lousada, Marreca, Pinto d'Albuquerque, Gromicho Couceiro, Antonio de Serpa, Maia, Castro Guedes, Dias e Sousa, B. da Torre, B. C. do Amaral, Bernardo de Serpa, Carlos Bento, Possolo, Pinto Coelho, Cesario, Garcia Peres, Bivar, Polido, Chamiço, Castro e Lemos, Ribeiro de Faria Junior, Gaspar Pereira, Pereira de Carvalho, Palma, Sant'Anna e Vasconcellos, Cabral de Barros, Roboredo, Sepulveda Teixeira, Ferreira de Mello, Simas, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto,

José Estevão, Silveira e Menezes, Pinto Soares, Justino Pinto Basto, Luiz Caldeira, Browne, Horta, Visconde da

Carreira (Luiz), Visconde de Portocarrero.

Não compareceram—os srs. Thedim, Seabra, Sousa Sampaio, Vaz da Fonseca, Xavier da Silva, B. d'Almeirim, B. F. da Costa, Palha, Barroso, Francisco Carvalho, Pegado, J. J. de Mello, Fonseca Coutinho, Sousa Machado, Barbosa da Silva, Luz, Oliveira Baptista, Mendes Leal Junior, Pinto Martins, Paulo Romeiro, Pitta, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, Fernandes Thomás e Visconde de Porto Covo da Bandeira.

Abertura—ao meio dia. Acta—approvada.

Declarações.

1.ª —Do sr. Mello Soares, de que o sr. Oliveira Baptista não comparece á sessão de hoje por ainda continuar o seu incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª —Do sr. Mousinho d'Albuquerque, deque o sr. Paulo Romeiro não comparece por doente.

A camara ficou inteirada.

3.ª —Do sr. Pinto d'Almeida, de que o sr. Sousa Sampaio não póde comparecer á sessão de hoje por doente.

A camara ficou inteirada.

correspondencia.

Officios.

1.º —Do sr. Xavier da Silva, participando que lhe não é possivel comparecer á sessão de 21 e a mais algumas d'esta semana.

A camara ficou inteirada.

2.º —Do ministerio do reino, respondendo a um requerimento dos srs. Paulo Romeiro e D. Rodrigo de Menezes,

em que desejam differentes esclarecimentos, que d'esses esclarecimentos só dizem respeito a esta repartição os classificados sob os n.°' 4.° e 5.°; e que o assumpto de que trata este ultimo, na parte relativa a este ministerio, já foi satisfeito em 8 d'este mez. Para a secretaria.

3.° —Do mesmo ministerio, acompanhando a relação dos cidadãos habilitados para ser eleitos deputados as côrtes no concelho de S. Thiago de Cacem.

Para o archivo.

4.° —Do ministerio das obras publicas, acompanhando a nota pedida pelo sr. Palma, do cumprimento das diversas estradas construidas em todo o reino desde agosto de 1849 até dezembro de 1857.

Para a secretaria.

5.° —Do director interino da alfandega do Porto, acompanhando cem exemplares do mappa estatistico, e do rendimento d'esta alfandega, respectivo ao anno economico de 1857 a 1858.

Mandaram-se distribuir.

Representação.

De cincoenta e nove habitantes do extincto concelho de Alhos Vedros, pedindo a reconstituição do seu concelho. A commissão de estatistica.

expediente

a que sr deu destino pela mesa. Notas de Interpellação.

1.ª —Requeremos que seja prevenido o sr. ministro do reino, que desejâmos interpellar s. ex.ª sobre as providencias que tenciona tomar o governo, respeito á reforma das repartições de saude publica, cuja urgencia foi reconhecida na ultima sessão da legislatura passada, e que altamente reclama a salubridade dos povos. = Francisco Martins Polido =José Vaz Monteiro João Sepulveda Teixeira = A. J. Coelho Lousada=À. J. R. Vidal =A. V. David—Domingos Garcia Peres=*= Cesario José Maria Frazão.

2.ª —Desejâmos interpellar aos srs. ministro do reino e da justiça sobre os inconvenientes que da ultima reforma territorial tem resultado á boa administração dos povos, e sobre as providencias pelas quaes o governo entende dever occorrer a elles. = Francisco Martins Polido=José Carlos Infante Pessanha= Fortunato Frederico de Mello.

3.ª —Pretendo interpellar o ex.mo sr. ministro das obras publicas sobre o estado em que se acham os trabalhos para a edificação da nova casa para o correio do Porto, sem pre-

Vol. II—Julho— 1858.

19