O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

171

n.º 13

SESSÃO DE 14 DE MAIO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram antes do meio dia – os srs. Pinto de Albuquerque e Frazão.

Entraram depois do meio dia os srs. Balduino, Alves Martins, Azevedo e Cunha, Sá Nogueira, Dias de Azevedo, Antonio Emilio, Avila, Lousada, Marreca, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Pinto Carneiro, David, Faria Maia, Xavier da Silva, Barão das Lages, Barão da Torre, Garcez, Carlos Bento, Cesario, Conde de Rio Maior, Conde de Valle de Reis, Silva e Cunha, Palha, Faustino da Gama, Frederico de Mello, Bivar, Francisco de Carvalho, F. C. do Amaral, Costa Lobo, Gavicho, Castro e Lemos, Faria Junior, Pereira de Carvalho e Abreu, Palma, Gomes de Castro, Costa Xavier, Sequeira Pinto, Almeida Pessanha, Simas, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Pinto de Almeida, Correia Caldeira (Luiz), Rebello da Silva, Castro Guimarães, Paes de Figueiredo, Pinto Martins, Campilho, Menezes Pitta, Nogueira Soares e Thomás de Carvalho.

Não compareceram os srs. Alexandre de S. Thomás, Ferreira Lima, Rodrigues Vidal, Castro e Abreu, Heredia, Seabra, Gromicho Couceiro, Sousa Sampaio, Bartholomeu dos Martyres, Barão de Almeirim, B. C. do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Pinto Coelho, Custodio de Faria, Barroso, Alves Vicente, Chamiço, Soares Franco, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Judice Samora, Barbosa e Silva, Luz, Silveira e Menezes, Oliveira Baptista, Vaz Monteiro, Julio Ferreira, Ferreira Pinto Basto, Menezes e Vasconcellos, Julio Guerra, Paulo Romeiro, Balthasar de Campos, D. Rodrigo de Menezes, Fernandes Thomás, S. J. de Carvalho, Ferrer e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura — ao meio dia. Acta — approvada.

DECLARAÇÕES DE VOTO

1.ª — Declaro que se estivesse presente na ultima sessão nocturna, teria votado contra os artigos do projecto, relativos á extincção do conselho superior de instrucção publica em Coimbra; e que sempre votei contra tudo o que tendia a precipitar essa grave questão. = Bernardino Carneiro.

2.ª — Declaro que se estivesse presente na sessão nocturna de 10 do corrente teria votado contra os artigos 5.º a 9.° do projecto de lei n.º 111, e os teria substituido convenientemente. = Rebello Cabral.

Foram mandadas lançar na acta. Vol. VII — Maio —1859

DECLARAÇÕES

1.ª — Do sr. Pinto Tavares, de que não compareceu á sessão do dia 6 e ás mais que se seguiram até hoje, por falta de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª — Do sr. Maximiano Osorio, de que 0 sr. Silveira Menezes não comparece á sessão de hoje por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

3.ª — Do sr. Sousa Machado, de que o sr. Sousa Sampaio, por justos motivos, não póde comparecer á sessão de hoje.

A camara ficou inteirada.

4.ª — Do sr. Azevedo e Cunha, de que o sr. Soares Franco, por motivos justos, não póde comparecer hoje na camara.

A camara ficou inteirada.

5.ª — Do sr. Frazão, de que o sr. Rodrigues Vidal não comparece a sessão de hoje e a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA,

OFFICIOS

1.º — Do sr. Julio Ferreira, participando que, obrigado por motivo justificado a saír temporariamente para fóra do paiz, não póde por este motivo comparecer de hoje em diante nas sessões da camara.

A camara ficou inteirada.

2.º — Do governador civil do Porto, acompanhando uma representação do conselho filial de beneficencia do districto do Porto, pedindo providencias que assegurem a sua existencia.

Foi remettido á commissão de administração publica.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTO

Não tendo o governo satisfeito ainda ao pedido que lhe foi feito por esta camara, em officio de 22 de dezembro de 1858, ácerca da remessa da copia da correspondencia sobre a prisão e desterro do doutor Francisco Frederico Hopffer;

12