O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1776-I DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

outros officiaes de marinha não menos auctorisados, que são uns da opinião de s. exa., outros contrários a ella. Eu não tenho auctoridade alguma, respeito muito a de s. exa., mas até agora ainda não encontrei rasão sufficiente que me inclinasse a fazer adoptar exclusivamente a linha de Suez. O que eu entendo é que por qualquer maneira devemos ter sempre em ligação as duas costas.

Eu apresentei apenas uma solução para o governo poder chegar a satisfazer todos os desejos, se acautelar como póde o deve pela maneira mais conveniente a rescisão do contraio e a sua duração pelo periodo mais curto.

Collocava o governo nas condições de exercer uma fiscalisação mais directa; fora esta a minha opinião fazendo ou propondo ou indicando, que se contratasse directamente; e fazendo isto, eu não dava voto de confiança política ao governo, mas desde que a questão se tinha apresentado com uma feição tão pouco politica, era evidente que era uma questão de administração e ao governo competia exercer a faculdade que aqui lhe era dada.

Disse tambem que o concurso tal como estava era gracioso, porque nós temos obrigação de olhar para as cousas como ellas são, porque não havia capitães no paiz de modo a formar uma companhia nova e para não corrermos o risco de que essa companhia fosse para mãos estrangeiras era necessario empregar meios preventivos.

Esta foi a minha opinião, é tambem esta a explicação que neste momento faço e que não tem por fim senão fazer com que as companhias estejam sempre em mãos portuguezas e armar o governo para que se faça essa navegação com todas as vantagens, porque se o governo não desse um subsidio tão alto e o baixasse a condições mais rasoaveis ninguem o increpava por isso.