O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 487 )

jya que eu não tenho culpa, nem venial, em não ter já empregado e§te indivíduo, cuja preterição e cheia de justiça. E' verdade que foram remettidos todos os papeis pertencentes a este cidadão á minha Secretaria, e eu offieiei á do Reino para que viessem todos os outros papeis que lá estivessem ; mandaram alguns dizendo, que na Secretaria não existiam mais a este respeito; e entãy este militar vendo que tinham sido'retidos na Secretaria alguns papeis, requereu que eu officiasse de novo ao Mmistio do Reino para que viessem todos, o que eu fiz, e os papeis vieram todos: então vi o requerimento, em que elle pedia a S. Magestade que o empregasse, pelo que lhe disse que visse se havia algum lo-gar que lhe fizesse conta, e estivesse vago; elle veio -duas vezes ter comigo a pedir-me quo o empregasse na qualidade de Commanclante dosGuarda-Bar-reiras do Porto, demittindo o Official que alli se -achava; eu indefiri este icquerimento, porque, e' conforme com os meus princípios não demitlir uns para admittir outros (apoiado), sem haver motivo para isso, e disse-lhe que ficava esperado para a primeira vacatura, fiz-lhe uma promessa em Nome de Sua Magos ta de, promessa que tenho cumprido sempre que se offerece occasião. - Agora, Sr. Presidente, quanto ao pedido que o Sr. Deputado fez para que eu lhe dissesse, que tempo havia de estar ainda por empregar este cidadão, não posso responder-lhe cathogoricamcnte por que não sei quando haverá vacância de logar correspondente ao emprego que elle perdeu. A. res-^peito de reforma das Alfândegas, e sabido que foi creada uma Commis-âo para tractar dossa reforma; todos sabem que foram vi»itadores, pagos á custa da Nação, a todas as Alfândegas do Reino, o que o resultado destes trabalhos, o Plano da Reforma ha de subir ao Governo: logo que isso tenha logar, eu hei de proceder áorganisação dessas Alfândegas, mas não posso dizer se isso tardará muito, ou se terá logar dentro de pouco tempo; o que posso certificar e' que se alguma occasião se offerecer, e elle queira algum dos logares que vagarem que de certo ha de ser preferido, porque tem um direito inquestionável : mas se o Pretendente, não quer sugeitar-se a essa demora, pôde curar de outro recurso, -mas esteja na certeza de que eu não hei de illudir a palavra que dei em nome da Sobrana; porque ainda não enganei a ninguém. Quanto a dizè-ser que seria bom propor-se-lhe um subsidio entendo que não pôde ter logar, porque elle não está na conformidade da Lei, ainda que eu reconheça que elle tem um direito innegavel, e reconhecido por toda a Nação.

O Sr. /. A. de Magalhães : — Sr. Presidente, eu fico satisfeito coma resposta que S^Exc.a acaba de dar-me, e só farei uma observação, e é se^o Commandante dos Guardas Barreiras, e ou não um Official, em Commissão; rnas não^.sei se elle está em Commissão, ou não .(fosses, está, está).

Quanto ao subsidio entendo que não pôde haver difnculdade nenhum em o approvar, porque tem por si o voto desta Camará , que existe sempre pois as'Camaras não morrem , succedem-se (apoiados).

O voto desta Camará , de que se deu conhecimento ao Governo, foi para que çe desse umsubsi-

dio a este cidadão 9 o que ftão teve logar, e pôde então propor-se que este voto seja redusido a Lei: porçm eu penso que o pretendente, confiando na palavra de S. Ex.a esperará pela organisaçã*) das Alfândegas para ser empregado.