O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(59 )

Secção, senão que sem condição de elles não terem accesso; porque elles fizeram muito e rouilo valiosos serviços. Eu recebi algum serviço 'destes Officiaes quando estava empregado no serviço da minha Pátria contra a Uzurpação, e por isso e meu dever emittir esta, opinião como um .testimimho de gratidão, e de justiça.

. O Sr; liovier da Silva:— Eu abundo rias ide'as do illuítre Orador que me precedeu, e voto pela Emenda do Sr. Agostinho Albano, porque os apresentados passem a 3.a Secção do Exercito ; quanto a mim a sua approvaçâo e' um acto de justiça, e se assim não acontecer, a Camará commetterá uma ingratidão. ^

Sr. Presidente, muito valentes eram os 7500 Bra-.vos que desembarcaram no Mindello, más appello para elles, e digam qual seria a sua' sorte senão fossem auxiliados pelos esforços de muitos, pelo desejo xíe^todos, e pelos serviços desses mesmos apresentados, que o fizeram por convicção, e ,homogéneos sentimentos. Sr. Presidente, esquecer taes serviços e ser ingrato; é a maior vergonha para o Partido que os recebeu, e esse acto quanto a mim importa o mes-•jTio que "dizer que aquelies MiL-tares counnetterarn uma ac;ão de vileza. E será estaCarnaraque b ha de . dizer.!.....

Sr. Presidente, eu abraço as ide'as do illustre au-ctor da Emenda, o Sr. Albano; qual seria a; sorte dos homens apresentados se por acaso o que não e de esperar, as cousas voltassem ao antigo estado ? Como são elles reputados entre ,esse-,Partido de que se separaram ? E quererá a Camará pôr sobre esses ho-=meas o ferrete que lhes é applicado por aquelies cujas bandeiras elles abandonaiam ? Creio que não^; ,pcr isso voto pela Emenda do meu amigo o Sr. Alia tio. Confio que a Camará encare este negocio por^ Iodos os lados, e peze bem a posição a que reduz Militares que tanto concorreram para a consolidação ,das J nstituiçòes Liberaes ; de quem recebeu importantes serviços, que decidiram a questão, os~quaes por certo não são menos valiosos do que os de muitos q;ie se bateram constantemente pela Causa da Rai-riiha; concluo dizendo a Emenda do meu illustre amigo o Sr. Agostinho Albano deve ser apprpvada.

O Sr. Agostinho Líbano: — Sr. Presidente, a .discussão que tern havido sobre a minha Emenda, fez-me conhecer que differença havia entre apresentados e gaiantidps, differença que eu não sabiá" qu« «xistia; também não sabia, que muitos Officiaes Apresentados se aeharn já hoje militando nas fileiras que nunca podia ser o meu pensamento, -por conseguinte os que estão no Exercito estão fora .da discussão, agora os que o não estão são os garantidos, a estes entendo que se deve dar mais al-.gurna casta de favor, não digo bem de favor, direi rde justiça,_ porque a differença é claríssima, estes 'Jaoruens apresentaram-se antes da Convenção., e nisto fizeram grande serviço, alguns; se apresentaram com força, ate houve um que veiu á frente de mais de ,200 cavalíos; ora estes Officiaes fizeram mais do que ,os outros; logo devem ler mais beneficio, não digo ,pe'cuniario, porque o dinheiro é o menos do que cuidam os Militares, asseverem Indo do que se chama ;pundonor,. e honra; pertender paga-r serviços desta •espécie, e-a esta Classe toda de pundonor com dinheiro, e ignóbil! Então se esse serviço .foi conside-

rado tão relevante, que se lhes;garantiram as Patentes, como não haviam de se lhes dar mais vantagens .que aos outros? Pejo menos, ha injustiça relativa para com estes em relação aos amnistiados. E corno se ha de restabelecer a justiça? Não pôde ser senão por um modo honorifico; porque quanto aos soldos lá estão designados ria Tarifa de 1790; mas tudo isto é estéril, senão forem considerados com mais generosidade; e esta e' aoccasião; porque agora e que como principio de justiça, foram, considerados os Officiaes amnistiados. Portanto esses que effectivãmente prestaram urn serviço relevante, e que só por esse facto estão absolutamente distitictos daquelas que foram amnistiados, e que já foram favorecidos, devem merecer mais algum favor, ou -antes justiça: e essa faz-se-lhes, collocando-os na 3.a Secção, sem' restricções; podendo o Governo conserva-los lá sempre, ou emprega-los, segundo julgar conveniente.

O-Sr. A. Dias (K Azevedo : — Peço a V. Ex.* queira ter a bondade de consultar a Camará, se a matéria deste artigo está suficientemente discutida.

Não &e julgou discutida,

O Sr. Presidente: — Continua a discussão; e têm a palavra . -

O Sr. Fcrreri: — Sr. Presidente, não serei eu que dilate rmiilo a discussão; porque tenho empenho em que ella se acabe , para aproveitarmos o tempo em objectos de summa -transcendência.

O illtistre Deputado, o Sr. César, prevpnin-me na maior parto do qijf eu tinha a dizer. Ha duas espécies» de a-preseulados : .apresentados c,om Postos dados pelo Usurpador.; e apresesilados coui'P