O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 326 )

augmento de despeza. Não nos illudamos, Sr. Presidente; consideremos esta questão com a situação financeira do Paiz: é preciso considerar quaes serão as consequencias a que podemos chegar, se formos sempre neste caminho (Apoiados).

Sr. Presidente, voto contra este Projecto, porque este Projecto apenas funda a necessidade do augmento de uma despeza, na necessidade que ha de se estabelecer uma igualdade de cathegorias, que se não dá, nem póde dar-se de maneira nenhuma. Todos nós sabemos que ha alguns Principes na Allemanha que teem Representantes em Paizes por substituições; juntam-se uns poucos, e teem Representantes que advogam os interesses de um só Estado, teem um só Representante; mas nós para correspondermos a esta demonstracção de amisade, para correspondermos aos nossos desejos, havemos de ir augmentar uma verba de despeza, isto nas circumstancias em que nos adiamos!! Na verdade é querermos ser fanfarrões de mais, o querermos igualar-nos com essas Nações tão poderosas.

Sr. Presidente, eu vejo que ainda não ha muito tempo se alcançou uma vantagem para o commercio deste Paiz na Côrte da Russia, e esta vantagem foi obtida sem necessidade da elevação da cathegoria, nem podia deixar de ser assim, porque na minha opinião é até altamente injuriosa a hypothese de que por falta do preenchimento do logar de um Enviado Extraordinario, nós havemos de perder as vantagens de uma posição favoravel; isto é altamente injurioso.

Disse o Sr. Presidente do Conselho, que era necessario fazer esta elevação, mesmo porque aquelle Estado é um Estado Absoluto: por isso mesmo que aquelle Estedo é um Estado Absoluto, é que se pode dispensar esta elevação de um Encarregado de Negocios, a Ministro Plenipotenciario: em outro qualquer Estado poderia offerecer difficuldades; mas na Russia, onde existem tão boas disposições a nosso respeito, não precisamos de certo esta elevação; não precisamos ganhar mais nada, se ha essa boa vontade; e por isso mesmo que é um Estado Absoluto não tinhamos necessidade de elevar á cathegoria de Enviado Extraordinario este logar Eu sou daquelles que acreditam que muitas vezes não é a elevação de um logar que póde influir alguma cousa para que os negocios de um Paiz sejam bem attendidos e bem acceitos: estou persuadido de que o que muitas vezes concorre para isso, é a influencia pessoal do individuo que representa o Paiz; e tanto isto é assim que muitas informações que tenho visto, partem deste principio. Eu não sei os preciosos thesouros que se guardam pelas Secretarias sobre as correspondencias dos nossos Agentes Diplomaticos; mas pelo conhecimento que tenho de algumas, e talvez do actual, estou persuadido que estes documentos seria de grande vantagem publicarem-se. Sei que estas informações não apparecem, e que ha muita cousa, que se publica no nosso Diario, que não interessa nada, e que podia ser substituida por outras informações mais importantes.

Eu agradeço ao Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros o ter publicado as correspondencias que ultimamente publicou, e as quaes regulam o nosso commercio; mas estas publicações ainda são deficientes, quanto a mim, porque este é que é o modo de o nosso commercio ir em augmento; eu queria que SS. Exas. fossem mais adiante, queria que publicassem outros documentos que eu sei que existem, porque ha de ser deste modo que o commercio deste Paiz ha de tirar algumas vantagens.

Concluo, Sr. Presidente, declarando, que é destas, e de muitas outras circumstancias que nós poderemos esperar algum resultado vantajoso, mas nunca destas elevações de cathegorias, que não servem senão para augmentar a nossa despeza; e por conseguinte, voto contra o Projecto.

O Sr. Ministro da Fazenda: - Sr. Presidente, os illustres Deputados estão argumentando debaixo dum falso presupposto; e é que a elevação da cathegoria desta Missão na Russia é destinada já para um certo e determinado individuo: ora eu declaro a V. Exa. e á Camara que os Membros do Gabinete são os primeiros que ignoram ainda quem ha de ir exercer esta Missão (O Sr. Presidente do Conselho: - Apoiado). Entretanto já se fallou aqui em patronato!... Muito conveniente seria, Sr. Presidente, que estas questões não fossem tractadas por similhante maneira!

Sr. Presidente, eu depois do que ouvi no nobre Deputado que acabou de fallar, esperava que S. Sa. nos apresentasse uma Proposta para que nós fossemos representados nas Côrtes Estrangeiras por Consules! Parecia-me que o illustre Deputado devia ter conhecido melhor as vantagens que nos podem resultar de termos uma Missão mais elevada nas outras Côrtes da Europa!

Sr. Presidente, eu entendia que depois do que tinha dicto o Sr. Presidente do Conselho, a questão devia ter acabado; mas enganei-me, foi o mesmo que nada, foi então que se procuraram novos argumentos, e até o illustre Deputado disso que não era a elevação d´um logar que podia influir ou deixar de influir para que os negocios de qualquer Paiz fossem mais bem trartados; mas sim a influencia da pessoa que representava esse Paiz; e citou até o exemplo d´um dos Cavalheiros mais distintos deste Paiz. Mas eu pergunto ao nobre Deputado qual era a cathegoria que esse Cavalheiro occupava na Côrte de Vienna? Pois o illustre Deputado ignora por ventura a cathegoria que esse Cavalheiro occupava então nessa Côrte? Pois não sabe que esse Cavalheiro occupava o logar de Enviado Extraordinario e Ministro Plenipotenciario, e não o de Encarregado de Negocios? Eu assevero ao illustre Deputado pela experiencia que tenho, apesar de nunca ter entrado nessa carreira, que se o Sr. Duque de Palmella estivesse representando na Côrte de Vienna como Encarregado de Negocios, nenhum Soberano o tinha admittido na sua presença; porque se ha corporação onde a aristocracia tem sido levada ao excesso, é sem duvida na carreira Diplomatica.

O Governo entende que Sua Magestade o Imperador da Russia nomeou para esta Côrte um Enviado Extraordinario, era do seu rigoroso dever (isto até por um dever de côrtezia) mandar para aquella Côrte tambem um Enviado Extraordinario, em logar do Encarrregado de Negocios que la se acha, e por consequencia o Governo veiu propôr ao Parlamento a elevação desta Missão.

O illustre Deputado disse mais - Que nos Estados Unidos da America não tinhamos tambem senão um Encarregado de Negocios, mas eu devo declarar ao nobre Deputado que o Governo dos Estados Unidos tem sido o primeiro a propôr a este Paiz a creação d´um logar de Enviado Extraordinario, e até