O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 11

SESSÃO DE 15 DE MAIO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Antonio Pequito de Seixas e Andrade.

Chamada — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Vidal, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, Heredia, Antonio Emilio Brandão, Gouveia Osorio, Duarte de Campos, Barros e Sá, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Sousa e Menezes, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Barão das Lages, Bartholomeu dos Martyres, Bento de Castro, Possolo, Vivião Pessanha, Garcia Peres, Cunha Pessanha, Jeremias, Faustino da Gama, Rezende, F. C. do Amaral, Sant'Anna e Vasconcellos, Zuzarte, Alves de Sá, Almeida Pessanha, Roboredo, Sousa Machado, Honorato Ferreira, Judice Samora, Sousa Pinto Rastos, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, José Guedes, J. J. da Cunha, J. J. de Matos, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, Latino Coelho, Pinto d'Almeida, Oliveira Baptista, Passos (José), Silvestre Ribeiro, Teixeira de Queiroz, Sousa Cabral, Rosa, Mendes Leite, Miguel do Canto, Paulo Romeiro, Rebocho, Jacome Correia, Menezes Pita, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho e Victorino de Barros.

Não compareceram—os srs. Albino de Figueiredo, Abilio Costa, Pinto d'Albuquerque, Barão d'Almeirim, Pereira Garcez, Barata, Nazareth, Soares Franco, Dias Grande, Fonseca Coutinho, Pinto Tavares, Moraes Carneiro, Benevides, Delorme Colaço, Mello Gouveia, Matoso, Brown Junior, Passos (Manuel), Sousa Feio, Placido d'Abreu, Sebastião Coelho de Carvalho e Visconde de Porto Carrero.

Abertura—ao meio dia. Acta-approvada.

Declaração

Do sr. Girão, de que o sr. deputado Manuel de Clamouse Brown, vendo-se obrigado a partir para o Porto na tarde do dia 9, em consequencia de ter recebido a noticia se achar gravemente doente seu pae (hoje fallecido), o encarregou de pedir á camara licença para se demorar n'aquella cidade até ao fim da actual sessão.

Foi concedida.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.º—Do sr. Soares Franco, participando que, por motivo de doença, não póde comparecer á sessão de hoje. A camara ficou inteirada.

2.º—Do sr. Cardoso Barata, acompanhando certidão de facultativo, com que justifica ler faltado á camara por motivo de molestia.

A camara ficou inteirada.

3.º—Do ministerio da marinha, acompanhando o mappa dos emolumentos recebidos n'esta secretaria de estado nestes tres ultimos annos, satisfazendo assim ao requerimento dos srs. Latino Coelho e Paulo Romeiro.

Para a secretaria.

4.º—Do ministerio da justiça, participando que foram' expedidas as ordens convenientes, para poder satisfazer-se ao requerimento dos srs. Affonso de Castro e Mello Soares, pedindo a relação especificada dos processos de contrabando de tabaco e sabão, durante o actual contrato.

Para a secretaria.

5.º—Do ministerio da guerra, acompanhando o mappa dos emolumentos recebidos naquella repartição durante os tres ultimos annos, satisfazendo assim a um requerimento dos srs. Latino Coelho e Paulo Romeiro.

Para a secretaria.

Representações.

Cos-

1.ª—De duzentos sessenta e tres habitantes de S. Comado, pedindo a reconstrucção d'este concelho.

A commissão de estatistica.

2.ª—Da camara municipal de Nellas, pedindo a construcção da estrada de Foz-Dão a Mangualde.

A commissão de obras publicas.

3.ª—Da misericordia da villa de Arouca, pedindo ser dispensada do pagamento de sêllo pelo diploma que lhe foi concedido para a creação de um hospital.

A commissão de fazenda.

4.ª—Da camara municipal de Penafiel, pedindo que se lhe conceda uma parte da cêrca do recolhimento de Nossa Senhora da Conceição, para se fazer uma praça.

A commissão de fazenda.

O sr. Pegado: — Sr. presidente, eu hontem pedi a palavra antes da ordem do dia, mas não me chegou: era para dizer, que no Diario do Governo de hontem, segunda feira, vinha que eu tinha retirado a substituição ao projecto n.° 86. N'isto havia equivoco, retirei mas foi a segunda parte da substituição, como se vê do meu proprio discurso impresso no Diario, e deve constar igualmente da acta. Faço esta advertencia para que se não julgue o contrario, quando o projecto voltar á discussão.

Eu tinha alem d'isso a pedir á illustre commissão de instrucção publica, que désse o seu parecer á proposta do governo a respeito da creação de uma cadeira de chimica organica, de um laboratorio de investigações, e de uma ca-

Vol. V—Maio—1857.

11