O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

muito tempo á Camará. p nine conheço qne Oi meus talentos mo não perrnittem, e a Camará é cheia de espirito, e não perciza dos meus esclarecimentos; mas no entanto não posso deixai depor algum t» mpo chamar a aitençâo do Sr. Ministro do Reino sobre estes factos, i; por isso pediria que fosse consultada a Camará se me concedia a palavra logo que S. Lx.a entrasse, p n rã pedir algumas explicações a este re&-peito.

O Sr. Presidente; — Observar-lhe-hei ao Sr. De-pulark), que o Sr. Ministro não está presente, equasi certo que elle vem porque se Iracta hoje dos Actos da Dicladura, com tudo vou consultar a Camará se concede licença ao Sr. Deputado para pedir explicações ao Sr. Ministro do Reino quando elle estiver presente.

Consultada a Camiira, resolveu-se que tivesse a palavra o Sr. l). Rculrígo, quando estiver presente o Sr. Ministro do Reino.

O Sr. Ferreira de Castro;—Mando para a Mesa um Projecto de Lei

O Sr. í/oltreuian . —Mando para a Mesa urn Projecto de Lei, para ser concedido á Camará de Alemquer a Igreja e Cerca doConveiit» de S. Francisco.

Ha muito tempo que a Camará de Alemquer pediu a concessão deite Convento, para nelle estabelecer a Igreja Matrix da villa, e nos claustros Hospital, Misericórdia, e re-id>J!!fia do Parocho. O templo e magnifico c excei|en!c, ruas a demora q m: icui havido na concessão do edifício, t et n causado graves prejuizo1:, e f outro dia quando fui a Alernqtier, liquei pa-mado de ver ; arte do edifício qnasi caído, e se nau IOSM' o niic leira mento f e r do Brasil, (jue está carregando com o pezo todo, decerto que tinha caído. A cerca é objecto de muito pouco valor, lalve/ não valha de renda mais que uma morda, ou moeda e meia; os chuntros lambem se vão estragando; as já-nellas em parle acham-se arrancadas, c vão lirundo-Ihca madeiras e outro, objectos. Eu sei que o Governo tenciona apresentar uma Proposta sobre este objecto, a qual já está prornpta. na Secretaria, e não sei a razão porque ainda não foi apresentada, e por isso apressei-me em apresentar o seguinte Projecto, cujo Relatório não leio para não tirar tempo á Camará (Leu j.

Ficou para segunda leitura.

O Sr. Presidente: — Commtmiro á Cdiiiíira que se acham instulladas as seguintes Coinmissões nomeadas pelas Secçòe^ :

u Para conhecer dos Reqin rimentos de particulares, e co'poracòe?. — Compo-la dos Srs. Aiislidt-s, Ribeiro d'Almeida, Castro Portugal, Northon, An-lonio Kinilio, Pequilo, e Sousa Pinto Basto.

te Paia dar Pa tecer sobre os esclarecimentos do Ministério da Fazenda, por pedido do Sr. Conèa Caldeira, durante o prnniinciiiineiilo de Abril. — Composta dos Sr*. Co'nêa Caldeira, Condir de Samodâes, Thoma? d'Ai|uino, Leonel, Fauslino da Gama, Barão de Almeirim, »• Biscaia e Horta.

u fará «lar Parecer sobre o Projecto N.* 9 acerca do Coumiiiudo em Chefe. —Cosposta dos Srs. Ávila, Silva Pereira, Mello Soares, Carlos Bento, Sampaio, Moraes Soares, e Costa Carvalho.

u Para dar Parecei acerca da Propoita do Sr. Correu Caldeira sobre perdão d<_ p='p' ele.composta='ele.composta' acios='acios'>

dos Srs. Frederico Guilherme, Pegado, Mexia, Sarmento, J. M. Grande, Pitta, e Gomes e Lima.

ti Para traclar do melhoramento c cornmercio dos vinhos do Alto Douro. — Cosposta dos Srs. Ferreira Pontes, F. J. M.iya, Passos (José), Leonel, J. M. Cirande, Monix, e Barão das Lages.

« Para o Projecto N.° 41 —N — para certas fazendas da classe ll.a da Pauta serem adrnillidas n.i Alfândega de F.iro. — Composta dos Srs. Galamba, Trindade Leilão, Ottolini, Benevides. Coelho de Carvalho, Corre,i de Mendonça, e Vaz da Fonseca.

u Para a Representação da tília da Madeira sobio o estabelecimento de nina Companhia de pesquisa e lavra de minas.—Composta dos Srs. Pet.sanha, Júlio Máximo, Thomaz d'Aquino, Naxarelh, Barjonu, Monix, e Loureiro.

«Para o Projecto N.° 78—C—sobre restituição de direitos nos algodões estrangeiros. — Composta dos Srs. Ávila, Júlio Máximo, Vellez Caldeira, Passos (Manoel), Mendes Leal, Fernandes Tliomaz, « Loureiro.

te Para os Projectos N.°" 71 A e 71 #, sobre ser igual a alçada dos Juizes de Damão c Diu á dos das Comarcas de Goa, etc. — Composta dn> Srs Jeremias Mascarenhiis, Pegado, Campos e Mello, Oliveira Baptista, Visconde de Forno?, Pestana, Adrião Acacio.

O Sr. Ferrer. — Mando para a Mesa o Parecer da Cotnmissão do Acto Addicional sobre a limenda feila na outra Camará. V (j seguia!e

PARF.CKII N.° 10B — C—A Cornrni-são ••xnminou o Addilamcnto, (pie a (Gamara do; Dignos Pares ('-z íio'arligii 1(>." do Aia iju;1 assim «•.• lotna mais ex[>licita a matéria do artigo.

Stllu da Commissâo, 2 de Julho de 1852.— Lou-renço José Mmiii.—Jnsé Fortuna to Ferreira de Castro. —/. de Mello Soares, e Vasconccllos. — Leonel Taonrcs. — V. Ferrer.—Felltz Caldeira. — Se-bastido José Coelho de Ctirual/io.

(Continuando} Sr. Presidente, esta matéria não é «una matciia nova nesia Casa, já aqui foi dis-cutid»; loiios os Srs. Deputados lêem conhecimento delia, (i talvez fosse conveniente q»ie ella se decidisse hoje, para quo o Acto Addicional podesse ir á Sancçâ » Res terem já conhecimento desta m a te i ia.

O Sr. Holtreman:—Sr. Presidente, peço unicamente a palavra para consignar o meu voto. líu sou totalmente inimigo de, quando senão aprcíentam razões novas, mudar de opinião; não vejo que a Com-miísão as apresente, por consequência o m o u voto hoje e o mesmo que foi nVuitra occasião, e não digo mais nada.