O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 12

SESSÃO DE U DE MAIO DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede

Antonio Pequito de Seixas e Andrade.

Chamada. — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Vidal, Castro e Abreu, Azevedo e Cunha, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, Heredia, D. Antonio da Costa, Girão, Serzedello', Seabra, Fontes Pereira de Mello, Breyner, Sousa e Menezes, Pinto de Albuquerque, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Xavier da Silva, Bento de Castro, B. Coelho do Amaral, Pereira Garcez, Seixas e Vasconcellos, Possolo de Sousa, Vivião Pessanha, Cunha Pessoa, Jeremias, Faustino da Gama, Rezende, F. Coelho do Amaral, Alves Vicente, Zuzarte, Alves de Sá, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Sousa Machado, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, José Estevão, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, José Guedes, Banha, J. J. da Cunha, J. J. de Matos, Luciano de Castro, Casal Ribeiro, Aboim, Camara Leme, Gouveia da Rosa, Tenreiro, Mendes Leite, Paulo Romeiro, Jacome Correia, Pita, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho, Pinto de Barros e Visconde de Porto Carrero.

Não compareceram—os srs. Emilio Brandão, Louzada, Dias e Sousa, Cardoso Barata, Garcia Peres, Nazareth, Pegado, Dias Grande, Fonseca Coutinho, Castello Branco, Roboredo, Mello Gouveia, Brown Junior e Passos (Manuel).

Abertura,—ao meio dia. Acta — approvada.

Declaração

Do sr. secretario Mamede, de que o sr. Louzada falla á sessão de hoje por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1.º—Dó ministerio da fazenda, acompanhando, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento em que a confraria do Santissimo Sacramento da freguezia de S. Nicolau da cidade do Porto reclama o pagamento de uma quantia que entrou no thesouro publico em 1833.

A commissão de fazenda.

2. º—Do mesmo ministerio, acompanhando o mappa dos emolumentos pedidos pelos srs. Latino Coelho e Paulo Romeiro, recebidos nos ultimos tres annos n'esta repartição.

Para a secretaria.

3. º—Do ministerio das obras publicas, acompanhando o

mappa dos emolumentos recebidos naquella secretaria nos ultimos tres annos. Para a secretaria.

4.º—Do ministerio do reino, acompanhando, com as informações que lhe foram pedidas, a representação da faculdade de mathematica da universidade de Coimbra, pedindo que se votem ás sommas necessarias para o acabamento do observatorio astronomico.

A commissão de instrucção publica.

5.º—Do mesmo ministerio, em que satisfazendo a um requerimento do sr. Rebello Cabral, declara que á ordem d’este ministerio não ha individuo algum que se ache fóra do reino desempenhando qualquer commissão retribuida.

Para a secretaria.

6.º—Do mesmo ministerio, acompanhando a representação da faculdade de theologia da universidade de Coimbra, e a consulta do conselho superior de instrucção publica sobre a creação de uma cadeira de theologia pastoral, satisfazendo assim a um requerimento do sr. J. M. d'Abreu.

A commissão de instrucção publica.

7. º—Do ministerio da guerra, participando, em satisfação de um requerimento do sr. Rebello Cabral, que á excepção de Ricardo José da Silva, que foi mandado admittir na pagadoria da 1.ª divisão militar, na qualidade de amanuense, não ha mais empregado algum n'esta repartição que não tenha vencimento.

Para a secretaria.

8.º—Do ministerio da justiça, acompanhando o mappa dos emolumentos recebidos n'esta repartição nos ultimos tres annos.

Para a secretaria.

9.º—Do presidente da camara municipal dos Olivaes, acompanhando oitenta exemplares da representação que esta camara dirigiu á camara dos senhores deputados contra a proposta do governo, que regula os direitos que ella deve pagar para o thesouro.

Mandaram-se distribuir.

Representações.

1.ª—Da camara municipal de Trancoso, pedindo a creação de uma cadeira de ensino primario para o sexo feminino.

A commissão de instrucção publica.

2.ª — Dos alumnos da escola medico-cirurgica de Lisboa, pedindo serem equiparados em direitos aos da faculdade de medicina da universidade.

A commissão de instrucção publica.

3.ª—Da sociedade das sciencias medicas de Lisboa, no mesmo sentido que a antecedente.

A mesma commissão.

Vol. V—Maio —1857.

12