O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 17

SESSÃO DE 17 DE MAIO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS

Miguel Osorio Cabral

Antonio Tiburcio Pinto Carneiro

Chamada — presentes 55 srs. deputados.

Entraram depois do meio dia e antes de aberta a sessão — os srs. Azevedo e Cunha, Arrobas, Pinto de Albuquerque, Sousa Sampaio, Dias e Sousa, Garcia Peres, Mousinho, F. C. do Amaral, Polido, Amorim, Ferreira de Mello, Simas, J. A. Maia, Silvestre Ribeiro, Correia Caldeira (Luiz), Branco, Vellez Caldeira, Browne, Xavier Osorio, Pinto Martins, Pitta e Horta.

Entraram durante a sessão — os srs. Balduino, Sá Nogueira, Avila, Lousada, Marreca, David, Xavier da Silva, Abranches, Carlos Bento, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Conde de Valle de Reis, Palha, Faustino da Gama, Frederico de Mello, Bivar, Costa Lobo, Gavicho, Carvalho de Abreu, Sant'Anna e Vasconcellos, Gomes de Castro, Costa Xavier, Sequeira Pinto, Almeida Pessanha, Rebello Cabral, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Luz, Frazão, Mendes Leal Junior, Rebello da Silva, Camara Leme, Almeida Junior, Rebocho, Campilho, S. J. de Carvalho, Canã e Thomás de Carvalho.

Não compareceram — os srs. Alexandre de S. Thomás, Ferreira de Lima, Vidal, Heredia, Dias de Azevedo, Antonio Emilio, Barros e Sá, Seabra, Rodrigues Sampaio, Couceiro, Telles de Vasconcellos, Barão de Almeirim, Barão das Lages, Garcez, B. C. do Amaral, Silva Carneiro, Seixas e Vasconcellos, Pinto Coelho, Custodio de Faria, Barroso, Alves Vicente, Chamiço, Pinto Tavares, Faria Junior, Palma, J. J. de Mello, Cabral de Barros, Santos Silva, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Judice, Barbosa e Silva, Estrella, Oliveira Baptista, Vaz Monteiro, Sampaio e Mello, Julio Ferreira, Justino Pinto Basto, Menezes e Vasconcellos, Castro Guimarães, Julio Guerra, Paes de Figueiredo, Paulo Romeiro, Balthasar de Campos, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, Fernandes Thomás, Ferrer e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura — á meia hora da tarde.

Acta — approvada.

DECLARAÇÃO DE VOTO

Declaro que votei contra o parecer da commissão eleitoral, quanto á formação da maior parte dos circulos, e especialmente quanto á dos circulos 118.°, 121e 122.º e sua emenda; e bem assim contra a ultima alteração sobre os circulos do districto de Bragança; e pelo contrario approvei a emenda do sr. Mendes Leal a respeito do concelho de Ourem. = Rebello Cabral.

Foi mandada lançar na acta.

DECLARAÇÕES

1.º — Do sr. Mello Soares, de que, por falta de saude, não veiu hontem á camara.

A camara ficou inteirada.

2.º — Do sr. Silva e Cunha, de que o sr. Telles de Vasconcellos, por motivos imperiosos, foi obrigado a saír precipitadamente de Lisboa, encarregando­o de fazer esta communicação á camara, e de pedir dispensa pelo resto da sessão.

Concedida.

3.º — Do sr. Rebello Cabral, de que o sr. Dias de Azevedo não póde comparecer á sessão de hoje, e porventura a mais algumas, por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1.° — Do ministerio da guerra, acompanhando uma proposta de lei, para ser approvada a pensão vitalicia de 200 réis diarios, concedida por decreto de 3 do corrente mez a Bento Luiz, ex­remador da falua ao serviço da Torre de S. Lourenço da Barra.

Foi á commissão de fazenda.

2.º — Do sr. Antonio da Silva Pereira Magalhães, acompanhando um exemplar da traducção da obra = Os Ensaios da liberdade de commercio =, feitos por Charles Gouraud, a fim de poder ser estudada pela commissão da reforma das pautas.

Para a bibliotheca.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA NOTA DE INTERPELLAÇÃO

Pretendo tomar parte na interpellação do sr. João Rebello da Costa Cabral, sobre a administração dos theatros da capital. — José de Moraes Pinto de Almeida.

Mandou­se fazer a communicação respectiva.

Vol. VII — Maio — 1859