O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

760

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Artigo 1.° É o governo auctorisado a admittir na classe de cirurgião ajudante do exercito o dr. Guilherme Centazzi.

Art. 2.° Para os effeitos da reforma será contado ao referido Guilherme Centazzi o accesso que lhe competiria se tivesse sido nomeado cirurgião ajudante do exercito na data em que foi admittido no serviço clinico do real collegio militar, e durante o tempo em que desempenhou o referido serviço.

Art. 3.° Fica revogada a legislação em contrario.

Sala da commissão, 18 de setembro de 1871. = José Luciano de Castro = Antonio Maria Barreiros Arrobas = Joaquim Thomás Lobo d'Avila = Augusto Cesar Cau da Costa = Francisco Van-Zeller = Claudio José Nunes = Carlos Bento da Silva = Placido Antonio da Cunha e Abreu.

 commissão de guerra foi presente o requerimento que o dr. Guilherme Centazzi fez á camara dos senhores deputados em 14 de novembro de 1870, pedindo que lhe seja garantida a graduação de cirurgião ajudante do exercito, sendo equiparado ao mais moderno na data da sua entrada para o serviço, a fim de ser reformado no posto que lhe competir.

A commissão, concordando com as rasões apresentadas na informação da 6.ª repartição do ministerio da guerra, que acompanha o processo respectivo, e que lhe foi submettido pela illustre commissão de fazenda d'esta camara em 21 de março do corrente anno, tem a honra de devolver a esta commissão o mesmo processo.

Sala da commissão de guerra da camara dos senhores deputados, em 16 de setembro de 1871. = Barão do Rio Zezere = Placido Antonio da Cunha e Abreu = Antonio José de Barros e Sá = Francisco Maria da Cunha = João José de Alcantara = João Candido de Moraes = Hermenegildo Gomes da Palma = Manuel Pinheiro Chagas, secretario.

O sr. Rodrigues de Freitas: — No estado em que está a camara, parecia me melhor não continuarmos a discutir.

Mal se póde ouvir a leitura dos projectos, e ás vezes, permitta-se-me que eu o diga, a camara vota sem caber o que. Ainda ha pouco se poz á votação o projecto de lei n.º 38 com tal rapidez, que eu nem ao menos tive tempo para procurar o projecto e le-lo.

Agora apparece este projecto de lei, para ser auctorisado o governo a admittir um individuo que eu não conheço, na classe de cirurgiões ajudantes do exercito, unicamente com o fundamento de que esse individuo prestou grandes serviços.

Mas se esta consideração da importancia dos serviços é sufficiente para nós nos resolvermos, é certo que teremos de tornar extensiva esta lei a muitos mais individuos.

É possivel, porém, que eu esteja enganado, e que esta pretensão seja de toda a justiça. No relatorio da commissão não vejo citada nenhuma lei que auctorise este precedente, e creio que se a houvesse, não deixaria de vir citada.

Comtudo, espero as explicações do sr. relator da commissão, para saber se hei de votar a favor ou contra o projecto.

V. ex.ª comprehende que a dignidade da camara pede que não se votem á pressa tantos projectos, e que se tenha todo o cuidado em relação a cada um d'elles (apoiados).

Ainda ha pouco v. ex.ª viu que a camara rejeitou um requerimento para que entrasse já em discussão um projecto de lei, e parece-me que procedeu muito bem.

Estimava que a respeito d'este tambem não houvesse grande pressa; e como a hora deu, eu pedia licença a v. ex.ª para ficar com a palavra reservada para ámanhã.

O sr. Mariano de Carvalho: — O sr. deputado Francisco de Albuquerque, no decurso da sessão de hoje, dirigiu-me uma carta, pedindo-me que eu, em seu nome, participasse a v. ex.ª que elle não podia comparecer por motivo de doença.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é, na primeira parte, depois d'este projecto, a discussão dos projectos n.ºs 32 e 43, e o parecer sobre a eleição de Mirandella; e na segunda parte a eleição da commissão de inquerito proposta pelo sr. Carlos Ribeiro.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.