O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO NOCTURNA DE 29 DE JULHO DE 1887 2191

principio, (Apoiados) que aliás tão bons fructos tem dado em Allemanha. (Apoiados.)
A explicação, d'este, phenomeno encontra-se n'uma celebre phrase do Baron Calmar Von Der Goltz, no seu livro La nation armée.
N'esse livro diz o illustre escriptor que distincto militar: «Uma boa organisação deve estar em prefeita harmonia com o caracter nacional».
É esta uma grande verdade e que por si só basta para condemnar este espirito de imitação, que tão funesto nos tem sido a tantos respeitos, (Apoiados) e que em França produziu, sobre este assumpto, uma reacção completa e triumphante. (Apoiados.)
A ligeireza de costumes, a leviandade de espirito e a preoccupação democratica dos povos latinos, oppõem-se fortemente á implantação de um principio que na sua origem, e nas suas consequencias necessarias não é mais que um elemento de perturbação para a boa harmonia e indispensavel cohesão nos elementos constitutivos de uma boa e solida organisação militar. (Apoiados.)
O regimen das castas repugna vivamente aos nossos instinctos igualitarios, (Apoiados). Emquanto que em Allemanha combina-se, n'uma perfeita harmonia com as suas tradições feudaes, com o vigor do seu profundo, e vivo espirito militar, e sobretudo com a differenciação de classes, ainda hoje tão distincta e tão pronunciada, que mais do que nenhuma outra qualidade ella concorre para a supremacia militar d'aquella raça. (Apoiados.)
Na larga e interessantissima discussão do parlamento francez, sobre o projecto do recrutamento do general Boulanger, nenhum orador houve que defendesse o voluntariado e, ao contrario, todas as opiniões foram unanimes em que elle devia terminar visto que aos officiaes faltou a energia precisa e o rigor necessario para sujeitar ao regimen regulamentar commum esta categoria de soldados. (Apoiados.)
Os justos receios de que a continuação d'este regimen trouxesse para o exercito, um fermento permanente de enfraquecimento e de indisciplina, levou o illustre general a propor a sua extincção e o parlamento cumpriu com a sua elevada missão, afastando do exercito uma instituição de que tanto se tinha abusado. (Apoiados.)
Pois é com taes exemplos, e depois de uma experiencia tão elucidativa, que o illustre presidente do conselho vem encarnar na lei fundamental da nossa organisação militar um principio contrario e opposto á nossa indole e aos interesses militares! (Apoiados.)
Mas assim, não custa fazer reformas; assim, facil é escalar o céu sem quebrar as pernas; (Riso) assim, tudo se reforma e transforma assim, todos podem fazer leis e ligar o seu nome a muitas cousas. (Apoiados.)
Mas o peior é que os interesses soffrem, as instituições padecem (Apoiados) e o tempo perde-se inutilmente, porque mais tarde tem de ser reformadas as anteriores reformas. (Apoiados.)
Eu pergunto se a brandura dos nossos costumes, se os desvarios dos nossos pessimos costumes politicos e se o quasi desapparecimento do nosso antigo espirito militar permittirão que se acclimate entre nós, e produza bons fructos, uma instituição toda de favor e de privilegio e cuja condemnação foi ha pouco lavrada por um paiz, que tantos pontos de contacto têem com o nosso. (Apoiados)
Depois, não se julgue do nosso voluntariado pelo voluntariado allemão; seria um erro fazêl-o e mostraria apenas a nossa ignorancia sobre as instituições militares d'aquelle paiz. (Apoiados.)
O voluntariado em Allemanha não é um favor, não é um privilegio, é uma necessidade da sua organisação? (Apoiados.)
O voluntariado é a fórma de recrutamento pelo qual o estado obtem, por meio de uma escolha sevcera e escrupulosa; o nucleo de mancebos, que, depois de uma instrucção apropriada, têem de servir como officiaes nos regimentos da landhver. (Apoiados.)
Lá o voluntariado não é um privilegio, é uma escola de habilitação para os mancebos que pelas suas aptidões pela sua instrucção, se tornaram digno, de cingir a banda de official. (Apoiados.)
Já vê a camara que nem sequer nos podemps abonar com o exemplo, da Allemanha, onde esta instituição é tão diversa nos seus intuitos, na sua fórma e nos seus fins. (Apoiados.)
Não, serei, imprudente affirmando que o voluntariado entre nós terá uma duração ephemera, pelos pessimos resultados que advirão, para a força, prestigio e disciplina do exercito. (Apoiados.)
Se consederarmos o voluntariado pelo seu lado político, porque o tem, (Apoiados.) vemos que elle contribue e muito, para restituir aos administraobres do concelho e sobretudo aos governos civis, o prestígio, e a força partidaria que lhes tinham sido tiradas com a reforma de 1884. (Apoiados.)
Podendo Ter a duração do serviço nas fileiras para o voluntariado desde seis mezes até anno meio, facil é ás auctoridades administrativas influir na duração d'este serviço, segundo as conveniencias do momento. (Apoiados.)
A política; que tudo póde e tudo mandam n'este paiz tambem saberá proceder de fórma a conseguir que determinados voluntarios sejam julgados aptos no manejo das armas no fim de seis mezes, emquanto que outros só serão dados promptos no fim do anno e meio. (Apoiados.)
A mina, como se vê, é boa e ha de de certo ser convenientemente explorada em tempo oppprtuno. (Apoiados.)
Assim sommando todos os valores, temos que o voluntariado entre nós significa privilegio, favoritismo relaxação disciplinar e desmoralisação política. (Apoiados.)
É realmente uma innovação bem boa e que deve immortalisar o illustre presidente do conselho. (Apoiados.)
Depois vêem os adiamentos com as respectivas informações do administrador; outra mina para ser explorada convenientemente pelos agentes eleitoares em tempo opportuno! (Apoiados.) E assim, teremos á accrescentar ao rol monstruoso das contradicções e das retractações, mais esta que prova bem a pouca seriedade e ausencia de principios do partido progressista. (Apoiados.)
Dependendo das auctoridades a maior ou menor duração do serviço do voluntario nas fileiras, e dependendo da sua informação a concessão dos adiamentos, claro está que essas auctoridades ficam revestidas de hoje em diante de um poder e de uma influencia que não tinham. (Apoiados.)
Depois de termos dado um passo para a frente, retrocedemos! (Apoiados.)
É isto o progresso á moda progressista. (Apoiados.)
Quando a opposição, só cessara m os seus ataques á preponderancia do administrador do conselho, do governador civil e do regedor, depois que o accordo de 1884 os despojou d'essas armas de propotencia e corrupção, que tão funestas tinham sido para vida do partido progressista; sugundo elles diziam: «Hoje, como são poder, e os interesses são outros, mudam de rumo e desfazem de um golpe os beneficios conquistados para todos os partidos; (apoiados.) e para a boa administração do paiz. (Apoiados.)
Eis o que vale o projecto e no que para o apregoado principio do serviço pessoal e obrigatorio! (Apoiados.)
É uma arma eleitoral e está dito tudo. (Apoiados.)
E assim devia ser. N'um paiz entregue e dominado pelas corrupelas politicas, o serviço militar obrigatorio deve sel-o sómente para aquelles que nenhuma influencia tem n'este jogo politico. (Apoiados.)
Foi-o sempre e ha de continuar a sêl-o. (Apoiados.)
Durante a vigencia do antigo regimen; era o serviço das armas um mister nobre e por isso as classes dirigentes de então queriam para si o privilegio de sustentar nos cam-