O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. Presidente: — Nào posso permiltir que continue a discussão vislo que não ha Proposta alguma.

O Sr. Ferrer: — Sr. Presidente, poço a V. Ex." que tenha a bondade de mandar ler o Requeiimento do Sr. Conde de Samodàes.

O Sr. Presidente: — O Sr. Conde^de Somodâes manifestou o desejo de que a Com missão de Poderes apresentasse o mais breve que podosse um Parecer sobre as vagaturas que ha, e o modo porque cilas hão de ser prchenchidõs.

O Orador:— IMI vejo que está em discussão um desejo do Sr. Deputado, e nada mais. O qm; acho irregular é levantar-se um Deputado, lallar ncsle ou naquelle objecto sem mandar Proposta para u Mesa, e gastar-se tempo n* u ma discussão de que se não tira utilidade alguma. Isto não é assim: é preciso que o» Srs. Deputados se atatenham deste í-yslomn. Se alguma Proposta for ti Commissno, entào ella fará o que intender.

U S/. Presidente: —Ora a di/f-r a verdade: querem di?rnlir tudo absoluta meiil", sem mesmo liuver objecto de discussão.

Quantas vezos nesta Sessão se tem lovuntado os Srs. Deputados, e mostrarem desejos de que esta ou aquella Com missão apresente o seu Parecer sobre isto ou nquillo? Ainda a respeito da Coinmissfio de Fazenda, nào lia ln-3 dias que se levantou um Sr. Deputado e pediu que a Com missão apresentasse o seu Parecer qufuit" imi*1»». Ora o Sr. Conde de Samo-dàes fez exactemenle o rnendeu, por consequência e4e ineidenle nào deve cnnlinuar.

O Sr. Leonel (Sobre, a ordem): — A Comini^ão de Vetificaçâo de Poderes não luin quês l ao alguma a decidir, líu bom si.'i que o (jue se perlendo o crear fJifficuldadci, mas (t Commissào o quo lem a íiuor unicamente é verifica rquando ha qualquer eleição, 03 Poderes fios Srs. Deputados, e ver s u a Hficfio foi ou não regular.

fi verdade que a Camará lhe pôde oídenar: quo fwça isto MU aqtiillo, irias por em quanto não se julga obrigada a cousa alguma. O que é que e»tú em discussão, qual é a Proposta, quem e que a mandou, e quern e que pediu o Parecer sobre isso l Ku, Membro da Commissão de Poderes, declaro que não escrevo o meu nome em qualquer Parecer sobre esta matéria, uma vez que nfio s<_:j-i p='p' camará.='camará.' virtude='virtude' em='em' resolução='resolução' da='da'>

Nós ouvimos aqui ao Sr. Ministro da C<_>;ò.i, que «e traotava de publicar o Aelo Addicional «> mais breve possível ; porém mesmo que fos>e publicado hoje, ainda tínhamos tempo de fazer alguma cousa, porque elle nào obriga senão quinze (lias depois da sua publicação. Portanto a Camará fará o que intender, e em vista do que ella usolver a Commisvào cumprirá com os seus deve.res.

O Sr. Mello Soares:— l\ço a palavra. O Sr. 1'residente:— Nào dou a palavra, porque nào ha questão para isso.

O Sr. Conde de Sai nadei e s:— Mando pura a Mesa a seguinte Proposla ( Leu).

O Sr. 1'rctidcnte:—l;ica paia *eg!imlu loiiura. O Sr. Nogitcirti Soares: — Sr. Presidente, quando hontcm o Sr. lloltreman tallou na concessão do «dificiu que pede a Camará Municipal d'Alemqucr, jie.ii u V. ]v\.% a palavra para lallar n'iiiii objeelo

do igual natureza. É para lembrar á Co m missão especial encarregada de dar o seu Parecer sobre os pedidos ou concessões de terrenos e edifícios nacio-naes, que o dê quanto antes sobre o Projecto do Sr. Dias íle Oliveira, para se conceder á Camará Municipal de Almirante, o Convento de S. Gonçalo, a fim de nelle estabelecer casa de Administração, e uru aquartelamcnto. Este edifício vai-se estragando pouco a pouco e se houver demora na siia concessão de certo que em breve estará reduzido a ruínas. Peço pois á illustrc Commissào que dê quanto antes o seu Parecer sobre esto objecto, a fim de que a Camará o possa resolver ainda nesta Sessão.

C) Sr. Presidente: — Os Membros da respectiva. Commissão ouvem o pedido do Sr. Deputado, ccrlis-sirnamenle tractarão de o mandar o mais cedo pos-sivel.

O Sr. Jeremias iV1asc>irenhas:— Ku pedia áillus-tre Commissào que deu o seu Parecer sobre os Actos

O Sr. Nogueira Soares:— Sr. Presidente, a respeito do' Parecer da Commissào, e cm resposta ao Sr. Deputado por Goa tenho a dizer, que nós não entrámos no exame das medidas da Dictadura, nem, por consequência, no exame de nenhum dos Requerimentos nem Representações feitas a ellas, e por isso não tractámos de apresentar Parecer algum a respeito dessas Representações, nem Itcqucrimcnlos, e como ou lenho a palavra sobre o Ordem do Dia, quando inc cheirar exporei largamente as vistas da Cofn-nmsTio sobre a matéria, e direi o que me parece que lia «b» vali^uz.ír <_-. p='p' illuslre='illuslre' depuludo.='depuludo.'>

O Sr. Ribeiro de Almeida: — Peco a V. Ex." me inçcreva para apresentar uui Projecto de Lei.

Ficou inscripto.

O Sr. Oom.vi Caldeira: — Sr. Presidente, em 27 de Feverciio deite n n no fiz urn Requerimento, e a Camará approvou-o, pedindo alguns esclarecimentos ao Governo; e disse então — que interídia ser conveniente que e-ses esclarecimentos viessem á Camará nu lês de sediscutir oOrramento; — mas não obstante o Sr. Ministro respectivo nào ter declarado que havia inconveniente em envia-los*, ainda nào appare-cerain. lim 2 de Marco repeti este mesmo pedido; o mesmo fiz cm ii de Junho, e hoje novamente vou mandar este Requerimento para a Mc^a (Leu). Se a falta de remessa destes esclarecimento:» se pôde traduzir como falta de consideração da parte do Sr. Ministro, essa falta de consideração e com a Camará que approvou o Requerimento, e o fez seu. Marido o Requerimento para a Mesa, e peço a V. líx." que lhe dê o destino que intender conveniente.

E' o seguinte

Ri-:oA'iíKiMiiNTo.— " Hcqueiro que se in.ste de novo, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que sejam remetlidas as informações que em Requerimentos meu«, approvados pela Camará, se exigiram da-quelle Ministério quanto aos adiantamentos feitos ao Corpo Diplomático — e que na instancia bc declare que são comprcherididos na indicação feita todos os adiantamentos da mesma natureza, feitos depois do Movimento de Abril cie 1851 ate ao fim do corrente anno económico, v—(Jorrca Caldeira.