O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

74

de Sua Alteza o PRÍNCIPE RKA.I., e ate essu dia, como é preciso ftuer os arranjos indispensáveis na casa, é impossível que a Camará se rcun-a; pof conseguinte a primeira Sessão de trabalho será sexta feira. Depois do Juramento haverá Te-Deurn na Sé; e, de-poi» do Te-Deum, Beijamâo. De certo a Camará, rin fó/ena do costume, ha de querer que uma grande Deputação* vá beijar a Mão a Sua Magestade, e fe-licita-La pelo Juramento de Sua Alteza ( dpoiados). Então os Membros, de que esta Deputação ha de ser composta, são, além da Mesa, os Srs. António da Cu-nhã Sólio-Maior, Vunini de Castro, Anselmo Braam-camp, Sebastião Coelho de Carvalho, Visconde de An-«laluz, Ferreira de Castro, José Ribeiro de Almeida, João Nuno da Silveira, Aristides, e Marlias da Costa.

Todos os Deputados dev-ena vir á Sessík» do Juramento; por conseguinte a-ella virá Uunbem a De^«ita-^ão, para depois ir para a Sé, e da Sé para o Paço. Todos os ma» Srs. Deputado», que quizerem reunir» se á Deputação, tamibem a ficam constituindo.

Assiui a ordem do dia para sexta leira é a continuação da mesma, qu« -vinha para tocje. Peço aos •Srs. Deputados que ate sexta feira se reunam Iodos os dias em Cofnmissóe*. Está levantada a Sessão. — Eram quaxi cinco horas da tarde.

O 1." RKOACTOII, J. B. OASTÃO.

N." 4.

8 fci SíttUio

1852.

1»ÀRA O JURAMENTO

DE

SUA ALTEZA O PRÍNCIPE REAL

o

Á CAUTA CONSTITUCIONAL DA MONARCHIA PORTUGUEZA.

A

E reunidos pelas dez horas da manhã na Saiu da» Sessões da Camará Electiva os Dignos Pares do Reino, e os Senhores Deputados da Nação Portugueza, ai dez horas e meia o Em.1*1' Sr. Presidente Cardeal Palriarcha abriu a Sessão; e na conformidade do Programma, antecedentemente publicado, nomeou a grande Deputação, composta dos Srs. Marqucz de Loulé, Visconde- do Laborim, Conde de Avilez, Visconde de Campanhã, Arcebispo Bispo Conde, Joaquim Larcher, Conde da Ribeira Grande, Bispo do Algarve, Conde das Alcáçovas, Marquei das Minas, Francisco António Fernandes da Silva Fenão, e Visconde do Benagazil; e dos Senhores Deputados Custodio Rebello de Carvalho, António Cardoso Avelino, Conde da Ponte, Conde cie Semodãíis, António José de Ávila, Manoel da Silva Passos, Francisco Joaquim Maya, Frederico Guilherme da Silva Pereiro, D. Rodrigo de Menezes, Visconde de. Fornos do Algodres, Adriâo Aca-tio da Silveira Pinto, e Joào Pedro de Almeida Pus. sanha,^afim de, na forma do mesmo Progratiima, ré-reber Suas Magestudes, e Stia Alteza Real.

Pelas onze horas e um quarto da manha entraram na Sala da Camará Suas Magestades e Sua Alteza Real, precedidas da grande Deputação, e acompanhadas da Corte, e mais pessoas que, na conformidade do Piogramma deviam assistir á Sessão Real.

Tendo Sua, Alagestudi-s u Alu-za Real tomado assento no Throno, tí Dignando.se Sua Magestade A Rainha mandar so?.i:u os Dignas Pcrcs, c os Senho-

res Deputados, A Mesma Augusto Senhora proferiu o seguinte

DISCURSO.—u Dignos Pares do Reino e Senhores Deputados da Nação Portugueza :

O dia de hoj« c para a Nação Portugueza, para Mirn Própria, e para El-llci Meu Augusto Esposo, dia de verdadeiro jubilo. Vós me acompanhais de certo neí-le sentimento.

Discutido pelas duas Camará Legislativas, o Sanc-cionado por Mim, o Acto Addicional, qu«, na conformidade da Cartn, fica sendo pai te da Lei Fundamental do Listado dou hoje cumprimento ao preceito do artigo 7Í).° da mesma Carla, trazendo ao seio da Represcíntaçào Nacional o Príncipe Herdeiro Prc-surnplivo da Coióa, Meu sobre todos muito amado e prosado Filho, a prestar juramento á Constituirão Política da Nação Portugueza.

KU-aqui o Príncipe; testimunbai o stui Juiamonlo do Manter a Religião Calholica Apostólica Romana, de observar a Constituição, as Leis, t- de ser fiel ao Rei.

Imolou certa d»; quo Mu u Filho guardará i l leso o seu Juramento; c Espero qu« a Nação Portuguesa V( rá sempre Nello um Sustentador das Instiluiçòns pátrias, e da dignidade c independência da Nação. 11