O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 220 —

Castello Branco, Miguel do Canto, Placido d'Abreu, Rodrigo de Menezes (D.), Nogueira Soares, Paiva Barreto, Thomaz Northon, Torquato Maximo de Almeida, Vicente Ferreira de Novaes, Visconde da Junqueira.

Rejeito — Os srs. Vasconcellos e Sá, Corrêa Caldeira, Cunha Sotto-Maior, Avila, Louzada, Basilio Alberto, Garcia Peres, Eugenio Ferreira Pinto Bastos, Bivar, Costa e Silva, Maia (Francisco), Castro e Lemos, José de Almeida Pessanha, Ferreira de Castro, Silvestre Ribeiro, Tavares de Macedo, José Xavier de Moraes Pinto, Cunha Paredes, Simão da Luz, e Visconde de Castro e Silva.

Ficou portanto approvado o projecto na sua generalidade por 67 votos contra 20.

O sr. Pinto d'Almeida — Mando para a mesa o seguinte

Requerimento. — Requeiro que se lance no Diario do Governo os nomes dos deputados que estando á primeira chamada não assistiram á votação. — Pinto d'Almeida.

(Continuando) É consequencia de uma deliberação que a camara já tomou em virtude d'uma proposta minha.

O sr. Rebello de Carvalho (Secretario): — A resolução da Camara foi para quando não houvesse numero para se poder votar; como agora o houve, parece-me que não tem logar. (Apoiados)

O sr. Presidente: — Não sei se o sr. deputado quer depois da explicação que acabou de dar o sr. secretario, que sujeite á decisão da camara o seu requerimento.

O sr. Pinto d'Almeida: — De certo, quando o mandei para mesa, foi para ser submettido á resolução da camara. É necessario que os srs. deputados não saiam pela porta fóra quando se tracta de votar;, porque o resultado é depois não haver numero.

Leu-se novamente o requerimento.

O sr. José Estevão: — Isso não é possivel. E pie-ciso respeitar a liberdade dos deputados (Apoiados) e deixar á sancção moral o facto de não votarem. (Apoiados)

Não foi admittido á discussão.

O sr. Presidente: — A hora está a dar. A ordem do dia para a sessão seguinte é o projecto n.º 32 na especialidade, e se houver tempo dividir-se a camara em commissões. Está levantada a sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O 1.º REDACTOR

J. B. GASTÃO

N.º 15. SESSÃO DE 25 DE MAIO. 1855.

PRESIDEM DO SR. SILVA SANCHES.

Sendo uma hora da tarde disse:

O sr. Presidente — A hora está muito adiantada; não ha numero legal, nem ha esperanças de concorrerem mais srs. deputados, em consequencia do máo dia que está. Por isso convido os senhores presentes a irem trabalhar em commissões; e ainda que é irregular, não havendo sessão, dar ordem do dia, com tudo declaro que ámanhã se discutirá com preferencia o projecto n.º 34 sobre a fixação da fôrça armada.

O REDACTOR

José de Castro Freire de Macedo

N.º 16 SESSÃO DE 24 DE MAIO 1855.

PRESIDENCIA DO Sr. SILVA SANCHES.

Chamada: — presentes 79 srs. deputados. Abertura: — Ao meio dia. Acta: — Approvada.

CORRESPONDENCIA

Declarações. — 1. Do sr. Palma, participando que o sr. Vasconcellos e Sá não comparecia á sessão por justo motivo. — Inteirada

2.ª Do sr. Lages participando que o sr. Rezende não comparecia á sessão por motivo de molestia. — Inteirada.

3.ª Do sr. Pegado participando que o sr. Julio Pimentel, por causa imprevista não comparecia á sessão. — Inteirada.

4.ª Do sr. Bivar, participando que não compareceu á sessão de hontem por incommodo de saude. — Inteirada.»

Officios. — 1.º Do sr. Jacinto Tavares, participando que por incommodo de saude não póde assistir á sessão de hoje e a mais algumas. — Inteirada.

2. Do sr. Cezar de Vasconcellos, participando que por incommodo de saude não póde assistir á sessão de hoje — Inteirada.

3. Do sr. Carlos Bento, participando que por incommodo desande não póde assistir á sessão de hoje. — Inteirada.

4. Do ministerio da guerra, devolvendo com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento de D. Maria do Carmo de Barros e Vasconcellos, vima. do coronel graduado, João Cypriano de Barros e Vasconcellos. — A commissão de fazenda,

5.º Do ministerio da fazenda dando os esclareci, mentos, que lhe foram pedidos, ácerca do desenvolvimento da verba de 136:300$000 réis do artigo 14.º do capitulo 3. do orçamento do ministerio da fazenda para 1853 — 1354. — A commissão de fazendo.

6. Do ministerio dos negocios estrangeiros, acompanhando cinco copias das relações nominaes dos empregados daquella secretaria, das commissões mixtas, e outros dependentes daquelle ministerio. — Á commissão de fazenda.

7. Do ministerio da marinha e ultramar, acompanhando a cópia da portatil de 27 de setembro de 1841, em virtude da qual se tem feito até hoje o des-