O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 136 )

pedir licença para fazer uso dos remédios, que são indispensáveis ao restabelecimento da aninha saúde.

Mando para a Mesa o meu Requrimento, que é' o seguinte :'

REQUERIMENTO: —Kequeiro que o Governo otficie a todos os Sr?. Deputados, que ainda não tomaram assento na Camará^ para que immediata-mente venham torna-lo, e quando assim o não façam no praso que lhe for marcado, á Camará declare os seus legares vagos, e se mande proceder a' novas eleiçõe^. — O Deputado , Mascarenhas.

O Sr. Cardoso Castel-Branco :—Sr. Presidente, eu não me opponho a que se conceda licença aos Deputados, quando elles a pedem, por legitima causa ; mas desejava que também a Camará tornasse alguma providencia a respeito daquelles Deputados, que tendo sido eleito», ou nunca compareceram nesta Camará, -ou se compareceram por algum tempo, depois a abandonaram : eu pretendia fazer a este respeito uma moção, e por isso pedia a V. Ex.a , ou*» fuesse tirar da Secretaria desta Camará uma relação de todos os Deputados, que nunca compareceram, ou que sé compareceram, hoje nào frequen-Um a Camará, declarando os motivos da sua ausência ; porque sobre estas informações pretendo fa-íGf urna moção.

O Sr. Derramado: — Sr. Presidente, *>u applico a mu» próprio o que disse o Sr. Deputado Seabrade si ; porque eu nào posso continuar a eitar em Lisboa por mais tempo, senão até ao fim do mez ; porque o meu estado de sonde mo não permitia.

O Sr. Coelho: — Poço a V. fi)x.a consulte a Ca-' mar,i se ette incidente está 'discutido.

,lnlgou-se discutido, e foi concedida a licença pedida pelo Sr. Deputado. ' ' Conttnuou a leitura da Correspondência.

Miuntcrio da Fazenda — Um Orneio accompa-nhando as copias aulhenticas das Portarias, queau-tlíorisnram osdescontos feitos pela Direcção do Banco de Lisboa aos Militares, b

O Sr. Presidente'. — Tem a pnlaviu o Sr. Joaquim António de Magalhães, porque a tinha pedido porá depois da leitura Ha'Atta.

U Sr. .7. /L rie Mai>: qnf juigo urgente. " ^< :

B' o seguinte

REQUERIMENTO.— Requciroque se .peçam ao <_.-oprro que='que' com='com' de='de' l.='l.' rnez='rnez' urgência='urgência' confiança='confiança' uma='uma' do='do' companhia='companhia' adoptados='adoptados' por='por' ácamaracorrr='ácamaracorrr' maior='maior' _2.8='_2.8' meios='meios' fritos='fritos' próximo='próximo' serviram='serviram' o.uiçamenlo='o.uiçamenlo' ee='ee' a='a' _.contractoi='_.contractoi' duni='duni' d='d' _4-om='_4-om' acompanhados='acompanhados' passado.='passado.' c2='c2' p='p' florentes='florentes' eilntisticos='eilntisticos' osdahos='osdahos' emdaia='emdaia' _-d='_-d' áspropostas='áspropostas' trazidas='trazidas' copia='copia' todos='todos' base='base'>

Mappá demonstrativo,dos rendimentos, que lhe-foram aflfectados para pagamento, e doestado da cobrança dos mesmos:

3.° Um Mappa demonstrativo (como cumplemen-lo do antecedèflle) dos rendimentos, atrazados que ficaram livres para o Governo, sua natureza, e estado de cobrança.

4.° Urna relação da natureza, eestado detodos os outros meios indicados pelo Governo, epelaCom-missuo Externa como próprios para sefvirem de dotação á Caixa d'amorlisação.

5.° Um Mappa esuecial da existência actual de Bens Nacionaes com indicação de sua anterior des-tincção. Sala das Sessões 12 d'Agoslo de 1841 — ./. À. de Magalhães.

Agora não quero abusar da palavra, q,ue se me deu com o titulo de urgente; porque tenho aqui algumas Representações para mandar para a Mesa ; mas peço a V. Ex.a que me inscreva ,no logar competente.

C) Sr. Presidente: — Vou consultar a Camará se julga urgente o Ilequerimenlo do Sr. Deputado.

ifulgou-se urgente^ e seguidamente foi approvado sem discussão. -

O Sr. GawJo:—Sr. Presidente, eu desejava saber o destino que teve um Requerimento que foi umndado para a Mesa pelo meu nobre amigo o Sr. João Elias sobre os Projectos do Sr. Baião de Lei» ria, que me parece foi á Commissão de Legislação para apieséntar um Parecer, não só sobre o, sentido que o Sr. Deputado teve em vista no seu Requerimento; mas sobre se sim ou não deviam ser le-mettidos para a Commissão Especial de Fazenda; desejava saber isto, Sr. Piesidente, porque os Pio-jectos do meu nobre amigo o Sr. Barão de Leina coiiiêern gran,des economias, enão ^ei. s>e a Commissão de Fazenda tem ou não a apresentar brevemente alguns trabalhos a este respeito; mas eu declaro francamente que sejam quaes forem os trabalhos da illustre Commissão, eu não voto tributos, sem que estejam decretadas as economias, e sobie economia^ é que versam os trabalhos do Sr. 3a'U(> de Leiria.

O Sr. Meneie* Ptt<_:_ de='de' aos='aos' branco='branco' do='do' achoqtie='achoqtie' tia='tia' impie='so?' dar='dar' o-qqizesse='o-qqizesse' ordem='ordem' um='um' ex.1='ex.1' dja='dja' relativo='relativo' io='io' visto='visto' commiásão='commiásão' ca.stello='ca.stello' de-admm-atiação='de-admm-atiação' neuti='neuti' sr.='sr.' padecer='padecer' sobre='sobre' sabbaos='sabbaos' está='está' seja-='seja-' que='que' foi='foi' impresso='impresso' tag1:jáestá='presidente:jáestá' ainda='ainda' tag0:_='orador:_' para='para' mesa='mesa' dimueão='dimueão' impiimir.='impiimir.' não='não' taiti-bem='taiti-bem' pastos='pastos' _='_' publica='publica' a='a' cumtuissões.='cumtuissões.' e='e' é='é' l='l' destinado='destinado' o='o' p='p' necessaiio='necessaiio' peíjia='peíjia' pareceis='pareceis' v.='v.' manda='manda' ervagens='ervagens' dia='dia' xmlns:tag0='urn:x-prefix:orador' xmlns:tag1='urn:x-prefix:presidente'>

'O Sr. 'Agostinho ,/a/to.: — Pedi a,palavra paia DIandar para a Mesa uma Representação dos ligres-sos da EvffSJSi,' em que se queYxam de se lhes. não terem ai4lda»*pa^o os primeiro1» J l mezes depois qu^ foiam e.xtmcías as oídens religio!?as, e pedem pio-virlencias íi este 'respeito: r •

Mando também rpara a Mesa a seguinte, declaração para sei Innçada rui 'Acia. ,

DECLARAÇÃO. — Declaro, que não.ieoebi o subsidio dt> Deputado , em quanto estive ausente dçs,ta Camaia desde os fins de'Setembro do próximo passado nuno, aié ao fim dessa Sessão, li se algum di-leito lelaiivo a tal respeito tenho, cedo delle em beneficio d-o E-sttido. • -