O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

;(89)

m a rã lhe fez. — A's Commis&Ões de Administração Publica e Ecclesiastica.

(Destas Emendas se dará conta, guando as Com-miasões derem sobre ellas o seu Parecer.)

Outro: — Devolvendo o Projecto , tendente a augmentar o salário dos homens th-trabalho da Companhia de carga e descarga de cereaès no Terreiro Publico, ao qual aquelU Camará não pôde dar o seu consentimento. — A Camará ficou inteirada.

Uma Representação: — Da Camará Municipal de Sandornil , apresentada pelo, Sr. António Dias de Azevedo, pedindo que a Cabeça de Comarca , que se acha em Gouvêa, passe para Cêa. — ^T Cotnmis-são de Estatística.

Outra:—Da Camará -do Ervedal, apresentada pelo mesmo Sr- Deputado, sobre o mesmo objecto.

— ^ mesma Commissão.

Outra: — Da Camará de Loriga , apresentada pelo mesmo Sr. Deputado, sobre o mesmo objecto.

— A' mesma Commissão.

Outra:—'Da Camará de Penalva d'Alva, apresentada pelo mesmo Sr. Deputado, sobre o mesmo objecto. — A' mesma Commissão.

Outra: — Dos Habitantes do Bairro d'Ei>ôd, apr<_-sentada p='p' mesma='mesma' a='a' sobre='sobre' mesmo='mesmo' commissão.='commissão.' objocto.='objocto.' pelo='pelo' mesrno='mesrno' deputado='deputado' sr.='sr.' o='o'>

Outra:—Da Camará do Concelho deSenhorim, apresentada pelo mesmo Sr. Deputado , sobre ornes-mo objecto. — A* mesma Commissão.

Outra r— Apresentada pelo Sr. Oliveira Borges, de alguns Negociantes e Commercianles da Cidade do Porto, sobre Fallencias. '-— jf Commissãu de f}ommercio e Artes,

Outra: — Apresentada pelo mesmo Sr. Deputado , de alguns Negociantes e Commercianles da Cidade de Lisboa, sobre o mesrno objecto. —^ »/í' mês-ma Commissão.

TPVP -egtinda leitura o seguinte. . • R EQURRIMENTO.-^-Requeiro que, durante o resto desta Sessão . se dispense o Regimento, na parte que determina que ás quintas feiras sejam deslina-"das para trabalhos de Commissôes. —- Xavier da Silva.

Foi approvad" sem discussão.

O Sr. (,'ezvr de Pasconcellos: — ,Mando para a Mesa o Diploma do Sr. Deputado eleito pela Província de Angola, António Manoel de Noronha: peço que seja reíneltido-á Com missão de Verefica-cão de Poderes.

Igualmente mando para a Mesa urna Representação da Camará Municipal do Cadaval, pedindo a upprovaçâo do Projecto do Sr. Beirijo , para a creação de uma Companhia de vinhos na Província da Extremadura.

O Sr. José Alexandre de. Campos:—Sr. Presidente, mando para a Mesa um Requerimento dos Egressos, que frequentam os estudos superiores, pedindo, que, em attençâo a serem módicas as suas prestações, sejam aliviados do pagamento das Matriculas e Cartas.

Peço a V. Ex.a que mande este Requerimento á Cominissão de Instrucção Publica com urgência.

O Sr. Fieira de Magalhães: — Sr. Presidente, tenho ;n honra'de enviar para a Mesa uma Representação da Camará Municipal do Porio,' em que esta Corporação pede se conceda ao Negociante e súbdito Inglez, José' James Forrester, a garantia VOL. ô.'° —MAIO —1843.

da propriedade dos seus excellentes Mappas sobre o paiz vinhateiro do Alto Douro, que este digno estrangeiro com muito louvor emprehendeu , e conseguiu levar ao cabo, e que ora mandou gravar em Inglaterra; está Representação, Sr. Presidente, será seguida de outras-tnuita* do differentes outras Corporações (segundo sou informado), porque não e' de uma prétençâo particular, ou de obséquio a um indivíduo, que aqui se tracta — ó um trabalho' primoroso, e perfeitamente acnbado, rico pela abundância -de informação. original , pela exactidão e belleza de execução, que se pretende, para assim dizer, nacionalisar: e' um trabalho da mais transcendente utilidade para este Paiz, que se pretende ver acolhido e recompensado de uma maneira digna desta Nação, por isso que custou a seu Auctor muitas só mm as, muitas fadigas, e muitos annos de estudo e observação. Muitas Camarás Mnnicipaes do Norte do Reino, Corporações respeitáveis tem todas exprimido ao Auctor daquelles Mappas a sua sincera gratidão por um trabalho tão importante , e de tão reconhecida utilidade ; muitas destas Corporações offereceram mesmo ao Aurtor a sua cooperação e concorrência na satisfação das avultadas despezas, qne a publicação deste trabalho deve de importar cotnsigo: oferecimento que o Auctor não acceitou. Não é pois de esperar que esta Gamara seja menos generosa do que o tem sido tantas e tão respeitáveis Corporações do Paiz.

O Sr. F. Manoel da Costa; — Sr. Presidente, mando para a Mesa um Requerimento pedindo que aos Egressos que tiverem mais de 60 annos, se lhes pague em dia as suas prestações;

(Leu-o, edelle se dará conta, quando tiver segunda leitura).

O Sr. Idlves Martins: — Sr. Presidente, eu assi-gnei esse Requerimento, e por isso peco qu-e seja re-mettido ao Governo, para dar as providencias necessárias sobre este objecto.

Agora lembro a V. Ex.a que eu tinha a palavra, já ha muito tempo, para quando estivesse presente o Sr. Ministro da Fazenda, para chamar a sua at-tenção sobre o estado dos pagamentos, em quê se acham os-Egressos, que frequentam a Universidade.

O Sr. Presidente : —- As interpellações só tem lo-gar na ultima hora, por isso não pôde ter agora logar.. • ~

O Sr. Mousinko d'Albuquerque: — Ainda que ò Requerimento relativo ao Mappa do Douro não está efn discussão, o rneu fim é simplesmente dizer que um Requerimento dessa niesma espécie foi dirigido ao Governo; e que na Secretária do Reino existem algumas informações sobre esse objecto; e se a Camará res.olver que este negocio vá á Commissão, será conveniente enviarem-se-lhe âquelles esclareci-tos, porque a questão é de bastante diíficuldade: tracta-se de garantir a propriedade de uma obra feita ern Paiz Estrangeiro, que o seu Auctor entendeu que não podia gravar em Portugal.

- O Sr. Ministro do Reino: — Não ha dúvida que estes papeis existem no Ministério do Reino; e' em virtude de uma decisão tornada por aquelle Ministério, negando o privilegio que se pede, que'se vem hoje representar á Camará, pedindo que, por me-dida-Legislativa, seshaja de decretar o que se pede. -Não tenho duvida em mandar esses esclarecimentos.

- O Sr. Presidente:— Este negocio não está em