O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1775

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO DE 12 DE JULHO

PRESIDENCIA DO SR. CUSTODIO REBELLO DE CARVALHO

Secretarios os srs.

Miguel Osorio Cabral

Claudio José Nunes

Chamada — Presentes 70 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs. Affonso Botelho, Alvares da Silva, Soares de Moraes, A. B. Ferreira, Carlos Maia, Quaresma, Ferreira Pontes, Mazziotti, Pinto de Albuquerque, Lopes Branco, Antonio de Serpa, Vicente Peixoto, Palmeirim, Xavier da Silva, Zeferino Rodrigues, Barão do Santos, Barão da Torre, Bento de Freitas, Oliveira e Castro, Almeida e Azevedo, Ferreri, Cyrillo Machado, Claudio Nunes, Rebello de Carvalho, Cypriano da Costa, Domingos de Barros, Celorico Drago, Barroso, Amaral, Diogo de Sá, Fernandes Costa, Ignacio Lopes, Borges Fernandes, Gomes, F. M. da Costa, Guilhermino de Barros, Mártens Ferrão, Fonseca Coutinho, J. J. de Azevedo, Almeida Pessanha, Macedo, Calça e Pina, Noronha e Menezes, Ferreira de Mello, Matos Correia, Neutel, Ortigão, Infante Pessanha, Alves Chaves, Feijó, D. José de Alarcão, J. M. de Abreu, Costa e Silva, Frazão, Pinto de Almeida, Gonçalves Correia, Oliveira Baptista, José Paes, Batalhoz, Camara Falcão, Murta, Pereira Dias, Pinto de Araujo, Miguel Osorio, Modesto Borges, Monteiro Castello Branco, Placido de Abreu, Charters, Thomás Ribeiro, Ferrer e Visconde de Pindella.

Entraram durante a sessão — Os srs. Moraes Carvalho, Braamcamp, Sá Nogueira, Correia Caldeira, Brandão, Gonçalves de Freitas, A. Pinto de Magalhães, Arrobas, Fontes, David, A. Peixoto, Xavier da Silva, Barão do Rio Zezere, Garcez, Abranches, Carlos Bento, Cesario, Conde da Torre, Poças Falcão, Faustino da Gama, Fernando de Magalhães, Fortunato de Mello, Bivar, Izidoro Vianna, Bicudo Correia, Pulido, Chamiço, Gaspar Pereira, Magalhães e Lacerda, Pereira de Carvalho e Abreu, H. de Castro, Blanc, Gomes de Castro, João Chrisostomo, Roboredo, Aragão, Sepulveda Teixeira, Torres e Almeida, J. Coelho de Carvalho, Simas, J. Pinto de Magalhães, Faria Guimarães, Lobo d'Avila, J. A. Maia, Ferreira da Veiga, José Estevão, Luciano de Castro, Sieuve de Menezes, Mendes Leal Junior, Julio do Carvalhal, Franco, Alves Guerra, Rocha Peixoto, Sousa Junior, Pitta, Moraes Soares e Teixeira Pinto.

Não compareceram — Os srs. Ayres de Gouveia, Dias da Silva, Gouveia Osorio, Seabra, Pequito, Aristides, Basilio Cabral, Pinto Coelho, Conde da Azambuja, Conde de Valle de Reis, Abranches Homem, Mendes de Carvalho, Sousa Machado, J. A. Gama, Galvão, Silva Cabral, José Guedes, Figueiredo Faria, Alvares da Guerra, Rojão, Silveira e Menezes, Camara Leme, Mendes de Vasconcellos, Affonseca, Almeida Maia, Vaz Preto, Ricardo Guimarães, Sebastião Coelho de Carvalho, Simão de Almeida, Velloso de Horta e Visconde de Portocarrero.

Abertura — Á meia hora da tarde.

Acta — Approvada.

Foi introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento o sr. Joaquim Januario de Sousa Torres e Almeida.

O sr. Presidente: — A grande deputação, que ha de apresentar a Sua Magestade a resposta ao discurso da corôa, será composta, alem dos membros da mesa, dos

Srs. Antonio Augusto Soares de Moraes

Antonio Ayres de Gouveia

Antonio Cabral de Sá Nogueira

Eusebio Dias

Poças Falcão

João Chrisostomo de Abreu e Sousa

Joaquim Thomás Lobo d'Avila

José Paes de Faria Pereira

Pedro Augusto Monteiro Castello Branco

Rodrigo de Castro Menezes Pitta

Sebastião José Coelho de Carvalho.

Pedir-se ha dia e hora para a deputação ser recebida.

Foram enviadas para a mesa, e mandadas lançar na acta as seguintes

DECLARAÇÕES DE VOTO

1.ª Declarâmos que na sessão de hontem, 11 de julho, votámos contra o additamento que o sr. deputado Mendes Leal poz ao ultimo paragrapho da resposta ao discurso da corôa. = José Luiz Alves Feijó, deputado pelo circulo do Mogadouro. = Francisco José Borges Fernandes, deputado por Villa Pouca de Aguiar.

2.ª Declaro que se estivera presente na sessão de hontem teria votado pelo additamento do sr. José Estevão ao projecto de resposta ao discurso da corôa, e pelo do sr. Mendes Leal relativamente aos negocios da Italia, e igualmente teria votado para que todas as votações fossem nominaes.

Em 12 de julho de 1861. = Ortigão.

3.ª Declaro que na sessão de hontem votei a favor de todas as propostas que se fizeram para que as votações fossem nominaes, e contra todos os additamentos ao ultimo paragrapho da resposta ao discurso do throno.

Sala das sessões, 12 de julho de 1861. = O deputado, Francisco Manuel da Costa.

Fazemos a mesma declaração. = Os deputados, Murta = Barão da Torre = Visconde de Pindella.

4.ª Declarâmos que, na sessão de hontem e na resposta ao discurso da corôa, votámos:

I Em favor do additamento proposto pelo sr. Mendes Leal, retirado pelo mesmo, mas adoptado pelo sr. Antonio de Serpa, na parte respectiva á acclamação parlamentar do reino da Italia;