O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

APPENDICE Á SESSÃO DE 12 DE AGOSTO DE 1890 1826-A

O sr. Manuel de Arriaga: - Sr. presidente, saí hontem d'esta casa, pelo que n'ella presenceei, mal do corpo e do espirito! Não regresso aqui hoje em melhores condições! A importancia do assumpto que se discute, trazido ao debate á ultima hora, quando todos suppõem e desejam que seja findo este periodo de sessão parlamentar, envolvendo ao mesmo tempo materia tão grave para a administração do estado, e baseado em uma critica tão severa a um partido que ha pouco deixou o poder, vindo arrancar a esta casa auctorisações tão amplas, quando até agora quem as pede não tratou de as merecer pela confiança que inspirasse ao paiz: o conjuncto de todas estas circumstancias levantou no meu espirito uma reacção tão energica, sincera e forte, que eu cheguei a dar-me, por assim dizer, por satisfeito ao ver que ella era partilhada, por aquelles que mais interessados deviam ser n'este debate, a opposição progressista.

Tal foi o que eu imaginei e o que as apparencias de opposição dentro e fóra do parlamento pareciam justificar.

Este projecto baseia-se, na verdade, em uma exautoração completa de quasi todas as medidas financeiras, da ultima administração progressista.

A exautoração é franca, audaz e clara, sem rodeios! A luva tinha sido atirada por um ministro da corôa ao partido contrario e eu via com certo orgulho que da parte deste ao menos lá fóra borbulhava uma irritabilidade natural contra o projecto e contra o ministro que fazia com que eu me reservasse para fallar mais tarde, porque o combate entre os dois partidos havia de ser renhido, e só ouvindo as rasões de um e de outro lado, poderia ver para onde se inclinava a justiça. Em taes condições ser-me-hia penoso que este debate se fechasse sem eu intervir n'elle. Em que altura porém devia eu pois intervir?

Manifestamente, só depois de ouvir as vozes auctorisadas do partido progressista, que chamado a campo, tinha o brio de acudir pela sua causa, os fóros historicos da sua administração publica aqui empenhados, e eu queria saber quem tinha rasão, para tambem emittir o meu parecer com aquella imparcialidade, que me parece não me ter deixado até hoje. Tudo me levava a crer que os primeiros a fazerem-se inscrever seriam pois os chefes do partido denunciado e aggredido.

O dia de hontem, foi, porém mais um desengano formal para o meu espirito, começando pela maioria e acabando no modo por que se inscreveram da parte da opposição!...

O que hontem se passou a este respeito é mais uma vergonha a juntar a outras muitas de que tenho sido infelizmente testemunha ocular!

Se entrei doente, mais doente sai d'esta casa!...

Não me pesa, não me magôa o ver os solavancos já desconjunctados em que esta chorrião das velhas instituições monarchicas se vae arrastando por ahi, até cair de vez! Não me entristece o assistir ao desmanchar de uma engrenagem, quasi todos os dias partida e substituida, nas suas peças principaes por outras cada vez peiores, até que de todo desappareça!

Sinto até orgulho intimo em ver que homens de talento venham á ultima hora substituir, não uma peça já gasta da velha engrenagem que se esphacela, mas quasi todas ellas, como succede na actual legislatura, e substituindo-as por outras que a opinião quasi unanime considera, desde já, muito peiores.

A crise mortal que as instituições atravessam, já se não cura com meros expedientes, e no emtanto, de um e outro lado da camara já não apparecem de ha muito outros remedios!

Eu vejo o enfermo gemebundo, nas ultimas agonias, pedindo que lhe acendam; vejo, porém, apenas os aventureiros politicos a mudarem-lhe as almofadas, e a agonia a prolongar-se!

Não são dos remedios trazidos a esta camara que lhe ha de vir, já não direi a regeneração que essa já não é possivel, mas ao menos a prolongação da vida por mais aldum tempo embora curto. Se estava mal peior ha de ficar a breve trecho, até ao momento supremo...

Que seja rapida a morte, que a agonia se não prolongue, é o que eu desejo em meu nome e em nome do povo que represento, em nome de nós todos.

Entremos, porém, na materia e vamos ao facto, que me inspirou estas amargas palavras.

Quando hontem quiz tomar a palavra cautelosamente na devida altura para ter antes de mim, como disse, a voz auctorisada de qualquer chefe da opposição progressista, paia que depois de a ouvir podesse formar juizo no pleito travado entre uns e outros, não me foi possivel conseguil-o! E, no emtanto, era manifesto que na altura em que vae a sessão, na ancia de que todos partilham, que se feche quanto antes esta casa, só os primeiros oradores inscriptos seriam os unicos que teriam a esperança de usar da palavra. Não queria por isso ser o primeiro, esperava que avançasse da opposição alguem a defender a causa do seu partido tão franca e abertamente denunciada e combatida pelo actual ministro da fazenda. Com extraordinaria surpreza minha, contra toda a espectativa, esperei algum tempo em vão, e arriscar-me-ia a não usar d'ella, se não accude a tempo de salvar o meu direito!...

Ainda não acreditando no que se passava, dirigi-me hontem mesmo aos principaes membros do partido progressista, para ceder-lhes a ordem da palavra comtanto que me ficasse garantido o direito de usar d'ella, mas pela maneira porque os oradores foram inscriptos, ou antes se deixaram inscrever, nenhum dos mais importantes do partido se empenhava pelo debate! A guerra que moviam ás medidas do governo deixou subitamente de ser sincera! Parece-me que já estão agora todos de accordo!

Cedendo da palavra obedecia á disciplina das minhas doutrinas e á proposta que ha tempo tive a honra de mandar para a mesa, e que hoje mais do que nunca se tornava urgentissima que tivesse sido convertida em preceito parlamentar para evitar conluios e fraudes...

Mas o meu espanto de não ver antes de mim empenharem-se n'este debate os chefes do partido progressista, subiu de ponto quando em certa altura da inscripção, depois inscriptos os oradores que provavelmente manteriam o debate, vi caír em fileira cerrada os oradores mais auctorisados do lado esquerdo da camara a pedir a palavra quando já tinham a inteira certeza de que não podiam usar d'ella!

Uma verdadeira farça parlamentar o que ali se passou e para que não tenho disposição nem feitio!

Tão profundamente me magoou, por mim e pelo systema parlamentar que abraço, que me deixou alem de triste, doente, podem crel-o!

A comedia parlamentar, porém, não foi só d'aquelle lado da camara, diga-se a verdade, começou pela maioria, destacando-se d'ella um dos que até hoje lhe têem dado apoio a fingir que iniciava um debate que não existia para quem vê no fundo das cousas!...

O sr. Francisco Machado: - Apoiado.

O Orador: - Este projecto envolve uma auctorisação ampla ao governo, despojando o parlamento das suas prerogativas!

Que o actual parlamento é digno de similhante exautoração dizem-no vergonhosamente aquellas longas filas de cadeiras, abandonadas pelos representantes da nação!...

Desde que o projecto entrou era discussão quasi todas as cadeiras da maioria ficaram desoccupadas! Já nem tratam de dar as rasões por que declinam da sua soberania! Aquellas cadeiras assim vasias se são aos meus olhos uma como abdicação criminosa do mandato popular, aos olhos do governo são uma como antecipada e apetecida confirmação de que elle impera na maioria d'esta casa, e quem sabe se alem d'ella; e que a sua vontade, solidaria com a do chefe do estado d'onde emanou por graça regia, já não encontra aqui impugnação possivel!

103 *