O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 18. Sessão de 27 de Maio. 1853

PRESIDENCIA DO SR. SILVA SANCHES.

Chamada. — Presentes 81 srs. deputados.

Abertura: — Ao meio dia e um quarto.

Acta; — Approvada.

CORRESPONDENCIA.

Declarações: — 1.ª Do sr. secretario Rebello de Carvalho, participando que o sr. Avila, por haver hoje conselho de estado administrativo, não pode comparecer na sessão ou virá mais tarde. — Inteirada.

2.ª Do sr Castro e Lemos, participando que o sr. D. Antonio José de Mello não póde comparecer, por continuar o seu incommodo de saude. — Inteirada.

3.ª Do sr. S. J. da Luz, participando que por motivo de molestia não póde comparecer á sessão de quarta-feira. — Inteirada.

Officios: — 1.º Do sr. Resende, participando que por motivo justificado não póde comparecer á sessão de hoje — Inteirada.

2.º Do sr. Silva Cordeiro, acompanhando uma certidão, pela qual mostra que o seu máo estado de saude não lhe permitte comparecer na camara — Inteirada.

Uma representação de 91 possuidores de papel moeda, pedindo que na presente sessão legislativa se tome alguma providencia que melhore a sorte dos requerentes. — Á commissão de fazenda.

Um officio de alguns signatarios da representação supra, enviando 150 exemplares impressos da mesma representação, afim de serem distribuidos pelos srs. deputados. — Mandaram-se distribuir.

Segundas leituras.

Requerimento: — Requeiro que se peça no governo que pelo ministerio da marinha envie com urgencia a esta camara uma nota dos navios da armada, que precisando fabrico para poderem saír a barra, o governo tenciona mandar fabricar até ao fim do anno economico de 1853 a 1854. Qual o minimo da despeza que lerá de fazer-se em cada um desses navios para os levar ao estado de poderem saír a liana, distinguindo o que pertence a material do que se refere a jornaes e mais despezas de pessoal.

Que igualmente se declare se até ao fim do anno economico de 1853 a 1851 alguns dos navios do estado que precisam o merecem concerto, para funccionarem como barcaças, receberão um tal fabrico.

No caso affirmativo que se declare qual o navio que tem de receber esse fabrico, e que despeza fará, tanto em material como em pessoal.

Quaes os navio que o governo se propõe mandar demolir, e quaes os que se destinam para serem vendidos até ao fim do mesmo anno economico. — Arrobas.

Foi remettido no governo.

O sr. -Darão de Almeirim; — Alando para a mesa o seguinte requerimento. (Leu)

Não sei se alguns destes documentos que eu peço, estão já na camara a pedido de algum sr. deputado,