O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 15.

SESSÃO DE 19 DE MAIO DE 1855.

PRESIDENCIA do Sr. JULIO GOMES DA SILVA SANCHES.

SECRETARIOS os Srs.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Carlos Cyrillo Machado.

Chamada — presentes 52 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Abilio Costa, Alves Martins, Archer, Cesar de Vasconcellos, Lousada, Sousa e Menezes, Pinheiro Osorio, Santos Monteiro, Castro Guedes, Barão d'Aguiar, Forjaz, Faustino da Gama, Francisco Damásio, Leão Cabreira, Pegado, Teixeira de Sampayo, Pessanha (João), Soares d'Albergaria, Joaquim Guedes, Honorato Ferreira, Celestino Soares, Lobo d'Avila, Eça, Magalhães Coutinho, José Estevão, J. J. da Cunha, Luciano de Castro, Collaço, Latino Coelho, Sousa Cabral, Menezes e Vasconcellos, Almeida Macedo, Paredes, Passos, e Nogueira Soares.

Faltaram com causa justificada—os srs. Vasconcellos e Sá, Fonseca Coutinho, Mello e Carvalho, Quelhas, Emilio Brandão, A. J. d'Avila, Henriques Secco, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Brayner, Barão d'Almeirim, Dias e Sousa, Carlos Bento, Silva Maya, Cesar Ribeiro, C. M. Gomes, Rebello de Carvalho, D. Diogo de Sousa, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Pinto Bastos (Eugenio), D. Francisco d'Almeida, Nazareth, Chamiço, Silva Pereira (Frederico), Pereira Carneiro, Soares d'Azevedo, Gomes Lima, Pessanha (José), Pestana, Ferreira de Castro, Silva Pereira (José), Casal Ribeiro, Tavares de Macedo, Julio Pimentel, L. J. Moniz, Cunha e Abreu, Moraes Soares, Paiva Barreto, Northon, Novaes, Visconde de Castro e Silva, e Visconde da Junqueira.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Calheiros, Barros e Sá, Themudo, Lopes de Mendonça, Bento de Castro, Fonseca Moniz, Conde de Saldanha, Bivar, Francisco Carvalho, Abreu Castello Branco, Ortigão, Baldy, Emauz, e Rocha.

Abertura. — á meia hora depois do meio dia. Acta — approvada.

O sr. Presidente: — A grande deputação encarregada de assistir ao beijamão de despedida de Sua Magestade El-Rei o Senhor D. Pedro V. e de Sua Alteza o Serenissimo Senhor Infante Duque do Porto, dirigiu por esta occasião a Sua Magestade El-Rei Regente a allocução que passo a ler.

«Senhor: — Muito sensivel é, sem duvida, a Vossa Magestade a proxima partida de Seus Augustos Filhos, que extremosamente preza; e é a segunda vez que Vossa Magestade se resigna a tão pungente dor, porque não quer que nada lhes falte de quanto ainda possa concorrer para o mais cabal complemento da sua muito superior illustração.

É pois ainda á publica utilidade que Vossa Magestade novamente faz tamanho sacrificio; e é por isso, que a camara dos deputados se apressa a agradece-lo a Vossa Magestade, e a tributar-lhe o maior e o mais devido reconhecimento.

E de quanta saudade não é tambem para os portuguezes a ausencia que vae seguir-se!

A que elles sentiram durante a primeira viagem de El-Rei o Senhor D. Pedro V. e de Sua Alteza o Senhor Infante Duque do Porto, é certo que mitigada foi, já quando se recebia a muito satisfatoria noticia de que em toda a parte se fazia inteira justiça á elevação e eminentes qualidades de Sua Magestade e Alteza; já quando se sabia das muito distinctas provas de alta consideração e estima que lhes davam os soberanos, os principes, e os grandes dos paizes em que viajavam; já quando se lia com vivo interesse a descripção dos triumphos com que eram recebidos pelos povos, por onde transitavam; sómente, porém, se extinguiu ao saber-se da sua chegada ao Tejo, e quando todos poderam correr a saudar o seu Rei, que amam com extrema dedicação, e o seu principe, que affectuosamente veneram.

Assim acontecerá, assim não podia deixar de acontecer agora.

E tambem agora, como em 26 de maio do anno passado, dia então designado para fim igual ao de hoje, a camara dos deputados, renovando a Vossa Magestade os seus protestos de amor e lealdade, faz ardentes votos pela prospera viagem de El-Rei o Senhor D. Pedro V. e de Sua Alteza o Senhor * Infante Duque do Porto, para que voltem, constantemente protegidos pela Divina Providencia, aos braços de seu Extremoso Pae, e ao seio da nação, que sinceramente os respeita e ama. »

Sua Magestade El-Rei Regente dignou-se responder da maneira seguinte:

«De novo exprimo a camara dos srs. deputados da nação portugueza os meus sentimentos de gratidão n'este dia da despedida de meus caros filhos, El-Rei o Senhor D. Pedro V. e Sua Alteza o Senhor Infante Duque do Porto.

A sua ausencia, que certamente me é penosa, a considero um sacrificio necessario, porque espero d'ella felizes resultados á nossa patria.

Esta é tambem a persuasão de meus Augustos Filhos; e folgo de considerar que é igualmente a da camara dos srs. deputados, e por conseguinte a da nação, que ella representa, por cuja prosperidade me interesso, como devo.»

O sr. Presidente: — Os srs. deputados que são de voto, que, consignando-se na acta a allocução, e a resposta se declare que a resposta foi ouvida com a maior satisfação e reconhecimento, tenham a bondade de levantar-se.

Foi approvado unanimemente.

CORRESPONDENCIA.

Declaração.

Do sr. Jeremias-Mascarenhas, de que não assistiu á sessão de 16 do corrente, por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.

Vol. V — Maio — 1855.

15