O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 20

SESSÃO DE 20 DE MAIO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Antonio Tiburcio Pinto Carneiro

Chamada ­ presentes 55 srs. deputados.

Entraram depois do meio dia ­ os srs. Alves Martins, Sá Nogueira, Dias de Azevedo, Antonio Emilio, Barros e Sá, Lousada, Arrobas, Marreca, Pinto de Albuquerque, Pinto Carneiro, Faria Maia, Xavier da Silva, Dias e Sousa, Barão das Lages, Abranches, Pinto Coelho, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Rebello de Carvalho, Silva Cunha, Palha, Faustino da Gama, Frederico de Mello, Bivar, Francisco Carvalho, Costa Lobo, Polido, Gaspar Pereira, Carvalho de Abreu, Palma, Gomes de Castro, Amorim, Costa Xavier, Simas, Pinto de Magalhães, Lobo d'Avila, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Reis e Vasconcellos, Luz, Frazão, Estrella, Mendes Leal Junior, Rebello da Silva, Camara Leme, Luiz de Castro, Browne, Pinto Martins, Campilho e Thomás de Carvalho.

Não compareceram Â— os srs. Alexandre de S. Thomás, Ferreira de Lima, Vidal, Heredia, Seabra, Rodrigues Sampaio, Couceiro, Telles de Vasconcellos, Barão de Almeirim, Garcez, B. C. do Amaral, Silva Carneiro, Seixas e Vasconcellos, Conde de Valle de Reis, Custodio de Faria, Barroso, Alves Vicente, Chamiço, Castro e Lemos, Pinto Tavares, Faria Junior, Senna Fernandes, Guilhermino de Barros, J. J. de Mello, Cabral de Barros, Santos Silva, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Ferreira de Mello, Judice, Alvares de Oliveira, Barbosa e Silva, Silveira e Menezes, Oliveira Baptista, Silvestre Ribeiro, Julio Ferreira, Justino Pinto Basto, Almeida Junior, Julio Guerra, Paes de Figueiredo/Xavier Osorio, Paulo Romeiro, Balthasar de Campos, D. Rodrigo de Menezes, Nogueira Soares, Fernandes Thomás, Ferrer, Visconde da Carreira (Luiz), Visconde de Portocarrero e Visconde de Porto Covo de Bandeira.

Abertura ­ meia hora depois do meio dia.

Acta ­ approvada.

DECLARAÇÕES

1.ª ­ Do sr. Ribeiro de Faria Junior, de que por motivos urgentes, que demandaram a sua presença no Porto, não póde comparecer Ã¡s tres ultimas sessões da camara.

A camara ficou inteirada.

2.ª ­ Do sr. Castro e Lemos, de que por justos motivos não póde comparecer Ã¡ sessão de hoje.

A camara ficou inteirada.

3.ª ­ Do sr. Miguel Osorio, de que o sr. Silveira Menezes não póde comparecer hoje por justo motivo.

A camara ficou inteirada.

OFFICIO

Do ministerio das obras publicas, acompanhando cento e cincoenta exemplares do boletim n.° 2 d'este anno, d'este ministerio.

Mandaram­se distribuir.

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA REQUERIMENTOS

1. Â°Â— Requeiro que se para ao governo, pelo ministerio dos negocios do reino, uma copia do relatorio que sobre segurança publica da Beira tive a honra de dirigir­lhe em março do anno passado; e tambem de um projecto sobre medidas para a repressão dos crimes na Beira, offerecido em julho ultimo. Â— Henriques Secco.

2. Â° Â— A commissão do ultramar precisa que o governo, pela secretaria dos negocios estrangeiros, remetta com urgencia a esta camara: 1.° copia das instrucções dadas ao ultimo negociador do tratado sobre Timor; 2.º a copia das actas das conferencias entre os dois negociadores.

Que remetta igualmente pela secretariado ultramar quaesquer instrucções que sobre o mesmo assumpto se tiverem dado, e copia do parecer do conselho ultramarino que versa sobre os tratados de Timor, ou sobre a convenção provisoria, caso exista, sobre estes assumptos.

Sala da commissão do ultramar, 19 de maio de 1859. = O secretario da commissão ultramarina, A. Vias de Azevedo.

Foram remettidos ao governo.

SEGUNDA LEITURA

PROPOSTA

Proponho que a mesa fique auctorisada a melhorar os vencimentos dos dois actuaes praticantes de tachygraphia de primeira classe, conforme as provas de adiantamento que tiverem dado, e segundo o exigirem as necessidades do serviço. = Rebello da Silva Mousinho de Albuquerque = S. J. de Carvalho.

Foi admittida.

Vol. VII— ­ Maio ­ 18S9